Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Blog Action Day

15/10/2007 as 08:00

Blog Action DayO que aconteceria se todos publicassem um texto relacionado ao assunto de “meio ambiente” no mesmo dia? Pois é exatamente essa a proposta do Blog Action Day, marcado para o dia de hoje (15 de Outubro).


A preservação do meio ambiente não pode depender de um só grupo, mas de todos nós. Afinal de contas, todos não vivemos no mesmo planeta? Bernard Bailey já disse uma vez que “quando descobrirem o centro do universo, muitas pessoas ficarão desapontadas em descobrir que não são elas mesmas”. Nesse caso, a coletividade é de interesse de todos nós.A preocupação de muitos países com o assunto é evidente. Quem já ouviu falar no Protocolo de Kyoto? E no Live Earth? A questão, no entanto, não é ser político, mas sim ter a noção de coletividade que muitos preferem achar que é apenas Marketing Social.Falando no ramo que atuo (cumprindo a proposta do Blog Action Day), venero as empresas de tecnologia que se preocupam com isso. Não posso começar de forma diferente do que citar o Google, que mantém uma fundação, chamada Google Foundation (Google.org) que trabalha em diversas áreas sociais, inclusive a de meio ambiente. Empresas como o Google têm um gasto muito grande para suprir a demanda dos seus serviços. O Google Solar Project foi uma das soluções tomadas e se trata de um imenso painel solar para aliementar sua centena de computadores.

Google Solar Project

Prédios do Google (Califórnia ,EUA) cobertos com painéis solares

Alguns levantaram a idéia de que se o site do Google tivesse o fundo preto, muita energia seria salva. Esse é o propósito do Blaclke, que utiliza a interface de busca do Google, mas com as cores em preto. Mas as coisas não são tão simples assim: uma pesquisa do próprio Google notou que em monitores do tipo LCD (75% do mercado atual) a cor preta pode chegar a trazer um gasto ainda maior.

Outras empresas como a Apple (ok, depois de um empurrãozinho do Greenpeace) também têm aderido ao movimento depois de uma pesquisa que revelou que seus produtos era um dos que mais possuiasm substâncias altamente nocidas para o meio ambiente. No caso de ser a empresa que vendeu mais de 1 milhão de iPods por todo o mundo, isso é um problema considerável. Para tentar amenizar, eles prometeram reduzir consideravelmente a utilização de produtos em suas linhas de produção.

Todas essas ações contribuem para o meio ambiente e ajudam a diminuir o aquecimento global. Ker Than escreveu um artigo científico que só o título já nos faz temer: “A Terra vai sobreviver ao aquecimento global, mas nós iremos?” que deixa bem claro que, mesmo que a Terra vire uma rocha incandecente, ela sobreviverá. O foco deve ser salvar o planeta para salvar a nós mesmos.

Temperatura do ar estimada

Mudança na temperatura do ar estimada para 2050 com base nos dados de 1971 a 2000

 Se a Hipótese de Gaia estiver correta, nosso futuro não será muito longo porque a própria Terra pode querer nos eliminar. Nossos filhos e netos poderão sofrer conseqüências irremediáveis por culpa nossa (e dos nossos ancestrais) pelo mal aproveitamento dos recursos do planeta.

Se você possui uma empresa, tente promover um evento sobre o assunto para concientizar as pessoas. Você também pode fazer com que o seu computador gerencie melhor a energia. Se você utiliza o Windows XP, a Microsoft ensina como nesse endereço (em inglês). Desligue seu monitor e feche a torneira. Pense que você será um dos responsáveis pelo futuro de todos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WfO8mGjXoe8[/youtube]

Vídeo de proposta para o Blog Action Day 2007

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

2 comentários

  1. [...] no mesmo dia, a situação poderia mudar? Não se sabe ao certo, mas no último ano, o rodflash.com publicou um texto sobre o aquecimento global. Como parte da iniciativa do Blog Action Day, esse ano o tema é pobreza e um pouco de boa vontade [...]

  2. 2trackbacks disse:

    1volition…

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar