Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de março, 2007

Sincronize!

Sem categoria

18/03/2007 as 16:17

Usar mais de um computador é uma realidade de quem trabalha com informática o tempo todo. Do Desktop de casa para o computador do trabalho. Do trabalho para o Notebook. Do Notebook para o Pendrive. Mas como manter isso tudo sincronizado?

Achei que já tinha resolvido esse problema com o Windows Vista depois que vi que ele vem com um recurso que chama SyncCenter. Você centraliza as pastas que deseja sincronizar e o próprio programa se encarrega de descobrir quais arquivos foram modificados, inclusive em celulares e PDAs. No entanto, fiquei muito desapontado em descobrir que essa função é apenas uma atualização do Microsoft ActiveSync, que só faz a sincronização entre esses aparelhos com o Outlook e outros arquivos. Aí você se pergunta: “Desapontado?”. Sim, por que só o que eu queria fazer era manter uma pasta do meu computador sincronizada entre meu Pendrive e o Desktop.

O SyncCenter do Windows Vista consegue sincronizar arquivos, desde que o dispositivo seja compatível com essa função. No entanto, duvido que algum pendrive que possuo seja compatível com isso . Para resolver essa pendência eu voltei alguns meses no tempo e lembrei de um programa que utilizava no meu WIndows XP que fazia exatamente isso. Trata-se do SyncToy, que faz parte dos PowerToys para o Windows XP. Fique muito feliz em ver que o programa ganhou uma atualização para o Windows Vista. E o download continua sendo gratuito!

Para configurar o SyncToy, você informa um par de pastas (pode até ser uma pasta de rede). As duas pastas são sincronizadas automaticamente. Se o programa estiver em dúvida (no caso dos dois arquivos terem sido modificados), ele pergunta qual ação deve tomar. Você ainda pode pré-visualizar o que o programa vai fazer antes da ação em si (criar pastas, copiar arquivos, exlcuir, renomear…). Depois de configurado, você pode manter várias pastas sincronizadas com um só clique no programa.

Ainda bem que a Microsoft manteve o SyncToy para a nova versão do Windows. Só espero que num futuro próximo, eles integrem essa função no prórpio SyncCenter. Isso facilitaria a vida de várias pessoas como eu que utiliza vários computadores e um Pendrive entre eles. 

Leia mais...

,
2 Comentários »

2007 recheado de lançamentos

Sem categoria

06/03/2007 as 20:48

O ano de 2007 promete muito mais lançamentos do que o Windows Vista e o Office 2007, que foram apresentados em Janeiro deste ano.

Em Abril, teremos o Delphi for PHP, uma ferramenta de desenvolvimento voltada exclusivamente para PHP, mas com toda a facilidade da interface do tão consagrado programa da Borland.

Para o mesmo mês a Adobe pretende sacudir mais uma vez o mercado com o lançamento do Adobe Creative Studio, onde estima-se incluir o Dreamweaver CS3 (substituto do Adobe GoLive) e o Fireworks CS3 (Substituto do Image Ready). O que mais vai vim no Studio? Essa é exatamente a campanha publicitária da Adobe, no super-bem-feito site http://www.whatisinthebox.co.uk/ .

Hoje mesmo, o Google lançou (em mais um estágio beta) a nova versão do Google Desktop que, além de indexar o seu computador, traz atualização dos Gadgets, com a interface mais parecido com o estilo Vista (claro, com um toque de MacOS).

Sem esquecer a Apple, o líder de inovações, teremos ainda nesse ano a nova versão do MacOS, o Leopard. No entanto, o que promete ser o centro das atenções desse ano é o tão esperado iPhone, oriundo do sucesso do iPod que deve desembarcar no mundo em Junho. O tão sonhado aparelhinho foi apresentado no início do ano no Mac World e já tem despertado interesse de muitos fãs no mundo, principalmente depois do seu comercial em escala mundial ao vivo, no intervalo do Oscar.

Faça suas apostas! 2007 promete ser um ano recheado de novidades!

Leia mais...


Nenhum comentário »