Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de abril, 2007

Desfragmentação rápida

Sem categoria

13/04/2007 as 11:21

 Quando você está utilizando seu computador, centenas de arquivos são gravados no disco rígido. No entanto, as partes de arquivos (fragmentos) são copiadas em áreas diferentes. Quando seu sistema operacional precisa recuperar esse arquivo para leitura, é necessário procurar pelo arquivo nas diversas áreas do HD. Isso leva tempo. A desfragmentação de disco é essencial para manter o sistema em uma velocidade aceitável. O processo consiste basicamente em mover os fragmentos em uma área contínua, ou seja, todos juntos. Quando o sistema operacional precisar ler o arquivo, ele vai encontrar todas as partes juntas e o acesso será mais rápido.

O próprio Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, que inclusive é programada para ser executada de tempos em tempos. No entanto, esse processo é um tanto quanto desgastante: ele leva muito tempo para concluir (quando a quantidade de arquivos é grande) e não permite que você trabalhe enquanto está realizando a desfragmentação. Esse processo pode levar até um dia inteiro!

Mas existem alternativas para o processo, funcionais e gratuitas. Apresento o Disk Defrag, da Auslogics. Ele é leve e funciona no Windows 2000, 2003, XP e Vista.

O programa só possui vantagens:

  • É fácil de usar: você escolhe qual é o disco que deseja desfragmentar e clica em “Next”. Assista seu HD sendo desfragmentado em um gráfico atualizado em tempo real.
  • Use seu computador: você está livre para usar sem computador enquanto disco está sendo desfragmentado. Embora não recomendável, já que os arquivos em uso não serão desfragmentados, o seu computador não ficara 100% inutilizado enquanto você utiliza o programa.
  • Conclua o processo em menos tempo: a desfragmentação leva menos tempo para concluir. Em alguns testes realizados, um HD de 60GB (com mais de 40GB ocupados) ele levou menos de 2 horas para concluir.

A ferramenta é gratuita e pode ser baixada no site da Auslogics:

Auslogics Disk Defrag

Leia mais...


5 Comentários »

Google compra DoubleClick

Sem categoria

as 08:00

Há alguns dias atrás era apenas mais um rumor, mas agora está confirmado: o Google anunciou a compra da rede de anúncios DoubleClick.

Para quem não conhece, a DoubleClick é uma empresa bem antiga que gerencia os anúncios e anunciantes de diversos portais mundo a fora. A aquisição é importante para garantir o crescimento do produto de anúncios do Google. A compra pode ser uma resposta à entrada no mercado do Yahoo! e da Microsoft (através do MSN).

Claro, os clientes só têm a ganhar, já que a aquisição aumenta bastante a rede dos programas de publicidade do Google.

A DoubleClick foi vendida por 3,1 bilhões de dólares (contra os 1,65 bilhões do YouTube).

Leia mais...


8 Comentários »

De olho no preço

Sem categoria

05/04/2007 as 22:29

A Páscoa está aí e mais uma vez começa a compra de quilos e mais quilos de chocolate. De supermercados a lojas de departamento, é muito comum encontrar grandes variações de preços nas marcas (nesse ano eu economizei mais de 40 reais de chocolate só pesquisando ). Na Internet, isso não é diferente. Quando vamos pesquisar por ovos de Páscoa ou Pen Drives, vemos diferenças gritantes nos preços.

Não seria maravilhoso poder pesquisar o preço de qualquer coisa e descobrir qual é a loja que possui o menos preço? Pois é: isso é possível, pelo menos na Internet.

Existem sites especializados em busca de preços e produtos na Internet. Vou citar alguns:

Froogle

Que tal fazer uma busca Google em produtos para comprar? Pois é exatamente isso que esse site faz. Ele é do próprio Google e já existe há alguns anos. Os usuários e as lojas podem incluir produtos na busca para que os clientes encontrem o produto mais desejado. Ele é integrado com o Google Base, que permite que os usuários enviem vários tipos de links, produtos e informações para a busca. O único problema é que o serviço está inglês, o que fatalmente faz com que os produtos encontrados estejam a venda apenas nos Estados Unidos.

Buscapé

Você busca por nome e categoria e pode ordenar por preço. Você pode realizar a busca pelo celular, o que possibilita, por exemplo, você realizar a busca até mesmo estando em uma loja física. O site conta com classificação do produto e das lojas, onde os usuários dizem o que há de melhor e de pior em cada um deles. É possível ainda fazer uma comparação avançada de produtos, lado a lado com recursos. Dependendo do produto, você pode refinar sua busca de forma diferente. Em câmeras digitais, por exemplo, você pode buscar pela quantidade de Megapixels. Já em celulares, você pesquisa por função.

Bondfaro

Ele também permite pesquisar por produtos e fazer comparação de itens de configuração entre outros produtos. O mais interessante é que o próprio site já marca para você qual é a melhor compra, ou seja, o produto com maior custo-benefício.

Terra Shopping

O site, além da busca de produtos por preço, conta com diversas lojas renomadas e uma descrição completa sobre as especificações. Há também a comparação lado a lado de produtos para verificar funcionalidades entre eles.

eBit

O eBit utiliza o sistema do Buscapé para listar os produtos. No entanto, o site tem um diferencial onde você realiza o cadastro e recebe ofertas exclusivas e pontos para serem apostados em sorteios de produtos no próprio site. O eBit também conta com uma espécie de rede de confiança que dá um selo para todas as lojas certificadas pelo eBit como sendo uma loja confiável para comprar.


Espero que com os sites que passei acima você economize tempo e dinheiro quando for comprar alguma coisa. Espero também que as lojas físicas entre nesse esquema de buscas on-line para possibilitar aos clientes que encontre suas lojas sem precisar correr de uma lado para o outro. Todos só teriam a ganhar e nós consumidores, agradeceríamos.

Leia mais...

, ,
4 Comentários »