Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de outubro, 2007

Porque as ações do Google ultrapassaram o valor de 700 dólares

Sem categoria

31/10/2007 as 14:42

Google Logo No início do mês de Outubro deste ano, as ações do Google chegaram a um record de 600 dólares. Hoje, as ações da empresa ultrapassaram a marca de 700 dólares.

Só para se ter uma idéia de proporção, as ações da Coca-Cola hoje ficaram em uma média 60 dólares, da Microsoft em 40 dólares e da Apple em 190 dólares.

A variação do mercado costuma seguir tendências de novos produtos ou rumores. No caso do novo record do Google atingido no dia de hoje não foi nenhum produto novo, mas apenas 2 rumores.

O primeiro rumor gira em torno de uma história já difundida desde a época do lançamento do iPhone o que seria o Google Phone. O rumor da vez foi por conta de uma matéria do Wall Street Journal que afirma que a empresa estaria desenvolvendo na verdade softwares (para ser mais específico, um Sistema Operacional) para celulares. Segundo a matéria, o Google já havia feito contato com grandes operadoras americanas, como a Verizon, e com diversos fabricantes de celulares, como a Nokia. O tal Sistema Operacional para celulares do Google teria a vantagem de suportar as APIs tornando o sistema aberto e extensível.

O segundo rumor do dia gira em torno do boato de que amanhã o Google lançará uma API chamada OpenSocial, que permitirá que os desenvolvedores unifiquem as redes sociais já existentes (incluindo o Orkut, MySpace e Facebook) em suas aplicações. A nova API permitiria que informações sejam unificadas entre as redes, como dados pessoas e lista de amigos e a API seria escrita em JavaScript, sendo aplicada da forma mais simples possível. A criação de uma facilidade para as redes sociais seria uma resposta do Google (evidentemente planejada há algum tempo) da compra que a Microsoft fez na última semana de 1,6% do Facebook por 240 milhões de dólares.

Se os rumores forem concretizados, o Google mais uma vez passará na frente dos seus concorrentes utilizando sua criatividade de criar produtos simples. A questão agora é que o lado financeiro da empresa está ficando cada vez melhor.

Leia mais...

,
Nenhum comentário »

Blog Action Day

Tecnologia

15/10/2007 as 08:00

Blog Action DayO que aconteceria se todos publicassem um texto relacionado ao assunto de “meio ambiente” no mesmo dia? Pois é exatamente essa a proposta do Blog Action Day, marcado para o dia de hoje (15 de Outubro).


A preservação do meio ambiente não pode depender de um só grupo, mas de todos nós. Afinal de contas, todos não vivemos no mesmo planeta? Bernard Bailey já disse uma vez que “quando descobrirem o centro do universo, muitas pessoas ficarão desapontadas em descobrir que não são elas mesmas”. Nesse caso, a coletividade é de interesse de todos nós.A preocupação de muitos países com o assunto é evidente. Quem já ouviu falar no Protocolo de Kyoto? E no Live Earth? A questão, no entanto, não é ser político, mas sim ter a noção de coletividade que muitos preferem achar que é apenas Marketing Social.Falando no ramo que atuo (cumprindo a proposta do Blog Action Day), venero as empresas de tecnologia que se preocupam com isso. Não posso começar de forma diferente do que citar o Google, que mantém uma fundação, chamada Google Foundation (Google.org) que trabalha em diversas áreas sociais, inclusive a de meio ambiente. Empresas como o Google têm um gasto muito grande para suprir a demanda dos seus serviços. O Google Solar Project foi uma das soluções tomadas e se trata de um imenso painel solar para aliementar sua centena de computadores.

Google Solar Project

Prédios do Google (Califórnia ,EUA) cobertos com painéis solares

Alguns levantaram a idéia de que se o site do Google tivesse o fundo preto, muita energia seria salva. Esse é o propósito do Blaclke, que utiliza a interface de busca do Google, mas com as cores em preto. Mas as coisas não são tão simples assim: uma pesquisa do próprio Google notou que em monitores do tipo LCD (75% do mercado atual) a cor preta pode chegar a trazer um gasto ainda maior.

Outras empresas como a Apple (ok, depois de um empurrãozinho do Greenpeace) também têm aderido ao movimento depois de uma pesquisa que revelou que seus produtos era um dos que mais possuiasm substâncias altamente nocidas para o meio ambiente. No caso de ser a empresa que vendeu mais de 1 milhão de iPods por todo o mundo, isso é um problema considerável. Para tentar amenizar, eles prometeram reduzir consideravelmente a utilização de produtos em suas linhas de produção.

Todas essas ações contribuem para o meio ambiente e ajudam a diminuir o aquecimento global. Ker Than escreveu um artigo científico que só o título já nos faz temer: “A Terra vai sobreviver ao aquecimento global, mas nós iremos?” que deixa bem claro que, mesmo que a Terra vire uma rocha incandecente, ela sobreviverá. O foco deve ser salvar o planeta para salvar a nós mesmos.

Temperatura do ar estimada

Mudança na temperatura do ar estimada para 2050 com base nos dados de 1971 a 2000

 Se a Hipótese de Gaia estiver correta, nosso futuro não será muito longo porque a própria Terra pode querer nos eliminar. Nossos filhos e netos poderão sofrer conseqüências irremediáveis por culpa nossa (e dos nossos ancestrais) pelo mal aproveitamento dos recursos do planeta.

Se você possui uma empresa, tente promover um evento sobre o assunto para concientizar as pessoas. Você também pode fazer com que o seu computador gerencie melhor a energia. Se você utiliza o Windows XP, a Microsoft ensina como nesse endereço (em inglês). Desligue seu monitor e feche a torneira. Pense que você será um dos responsáveis pelo futuro de todos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WfO8mGjXoe8[/youtube]

Vídeo de proposta para o Blog Action Day 2007

Leia mais...


2 Comentários »

Mais espaço no Gmail

Sem categoria

12/10/2007 as 21:27

Gmail LogoPara quem já chegou ao limite de cota do Gmail, aí vai uma novidade: o Google anunciou hoje que aumentou a velocidade do contador de espaço. Isso quer dizer que a cada dia os usuários ganharão ainda mais espaço do que antes (os contadores estão bem próximos de chegar a 3GB). Além disso, usuários do Google Apps também seguirão a contagem do Gmail.

Há alguns dias, o Google também anunciou que os usuários do Google Apps Premium (50 dólares por ano) ganham incríveis 25 GB por conta, além de uma função que salva e-mails apagados em qualquer conta nos últimos 90 dias. Os assinantes da versão Premium também ganham os serviços de segurança da Postini, uma empresa recém comprada pelo Google. Os serviços incluem opções de aprimoramento do filtro anti-spam além de novas opções que tornam mais flexíveis o gerenciamento de acordo com as normas da empresa (como assinatura padrão e tipos de arquivos anexados).

Leia mais...


1 Comentário »

Várias idéias do Google em leilão de espectro

Sem categoria

01/10/2007 as 15:41

Google Wifi

O que você faria se tivesse 4,6 bilhões de dólares livres, se tornasse uma empresa de comunicação e quisesse investir para ampliar seus negócios? Compraria um espectro, é claro!

Na verdade, o Google anunciou em Julho que entraria em um leilão para a aquisição do espectro de uma freqüência de 700 MHz nos EUA e estaria disposto a pagar até 4,6 bilhões de dólares. Falando em linguagem clara, a empresa terá permissão de uso de uma freqüência de rádio para a transmissão de dados (sem fio).

As exigências feitas para o governo visam garantir o uso de plataforma aberta de forma que os usuários possam utilizar e fazer download do que desejarem. Aparentemente, o Google deseja prover acesso a banda larga nessa freqüência, mas os objetivos não estão tão claros.

Esse leilão garante a utilização dessa freqüência para a transferência de dados, mas sabemos que no mundo digital, podemos converter o que quiser em dados: som, vídeo, texto… Isso garante uma gama de possibilidades para o Google, que não deve ter entrado na disputa sem um plano concreto de negócio. Mas eu posso citar algumas opiniões pessoais:

  • Internet gratuita: o Google poderia oferecer internet gratuita (como já faz em algumas cidades dos EUA). Esse serviço requer que os usuários se cadastrem (gratuitamente) para uma conta Google para utilizar o serviço, o que garantiria mais usuários para sua rede.
  • Economia de rede: o uso de uma nova banda própria diminuiria os gastos com tráfego de rede da empresa no caso de saídas externas para serviços locais, o que garantiria economia. A busca do Google é um dos sites mais acessados na Web e os gastos de rede não devem ser muito pequenos o que justificaria os 4,6 bilhões como um investimento, não um gasto.
  • Novos serviços: o Google sempre foi inovador nos seus serviços. Uma rede sem fio pode garantir serviços como pagamento de comprar por essa rede ou mesmo uma rede para expandir o programa de publicidade do Google em diversas mídias.
  • Uma rede de telefonia celular: o Google é uma empresa de mídia. Ela se baseia em buscas, e-mail, vídeo (YouTube) e notícias. Talvez fosse a hora de expandir para uma rede de telefonia celular. Essa idéia é justificada pelos rumores da criação do “Google Phone“, a resposta do Google para o iPhone da Apple.

O leilão de espectros não é uma coisa de outro mundo. Aqui no Brasil isso também acontece, mas por ser algo muito caro, apenas grandes empresas com real interesse podem fazê-lo. O último aconteceu na semana passada e envolveu as operadores de telefonia celular que querem aumentar sua rede em todo o país.

Mais uma vez, só nos resta aguardar pela novidade que o todo poderoso Google guarda para os usuário e a esperança de que isso também apareça aqui na terra Tupiniquim.

Leia mais...


1 Comentário »