Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de março, 2008

Por que desbloquear seu iPod Touch?

Tecnologia

15/03/2008 as 12:49

Para debloqueio da versão 3.0, siga essas instruções.

iPod Touch on Jail O iPod Touch é sem dúvida um aparelho incrível, com um hardware plausível e potente que chega a fazer inveja até a alguns PCs mais antigos. No entanto, a Apple parece estar subestimando seus usuários em favor dos lucros do seu irmão iPhone.

Desde a Macworld de 2007 em que Steve Jobs mostrou pela primeira vez o iPhone confesso que fiquei pasmo. Também queria um (leia “Campo de Distorção da Realidade“). As novidades no entanto foram ruins para o Brasil porque parece que o iPhone ainda vai demorar muito mesmo para chegar aqui pelas vias oficiais (por problemas a serem discutidos depois). Foi então que a Apple apresentou o iPod Touch (o chamado iPhone sem o phone).

Prefiro esperar que os produtos cheguem oficialmente no país, sem necessidade de importação. Assim temos garantia de troca e suporte, mesmo sabendo que o aparelho viria por um preço bem salgado e domaria para ser aprovado pela Anatel (por conta do seu Wi-fi).

Pois bem: o aparelho chegou bem a tempo do Natal de 2007 e era exatamente o prometido. Só faltava mesmo as funções de foto, telefone e bluetooth para virar o iPhone. A tela multi-touch era incrível, seu navegador embutido também. Mas onde estão os aplicativos do irmão iPhone?

Em janeiro, na Macworld 2008, a Apple atualizou o software do iPod Touch com os aplicativos que o iPhone tem (Google Maps, Mail, Notes, etc), mas custou a 20 dólares para os usuários (esses já vieram com o iPhone de forma gratuita). Nós no Brasil não podemos comprar essa atualização porque… Bem… Estamos no Brasil, ora! Aqui não tem iTunes Store nem com um cartão de crédito internacional.

Usuários conseguiram destravá-lo por conta de uma vulnerabilidade que foi corrigida posteriormente pela Apple. Em contra partida a Apple anunciou o SDK para iPhone e iPod Touch para fevereiro de 200, o que me fez acreditar que finalmente teríamos os aplicativos (ou similares) de forma gratuita. Estava mais uma vez enganado.

O SDK foi anunciado em meados de março e custaria aos desenvolvedores o preço de 99 dólares (299 dólares para empresas) para que seja divulgado no iTunes Store (que não existe no Brasil!). Os usuários poderiam comprar ou baixar gratuitamente os aplicativos a partir de junho. A Apple lançará então uma atualização para os aparelhos para permitir esse download. Essa atualização será gratuita para o iPhone e paga para o iPod Touch.

Foi aí que decidi desbloquear meu iPod Touch, que comprei no lançamento aqui no Brasil por quase 1.500 reais (em suaves prestações :) ) e que, nem se eu quiser pagar, poderei ter os aplicativos da Apple.

Desbloquear o iPod Touch é um processo trabalhoso, demorado e que viola a tão visada (para mim) garantia do aparelho. No entanto, me senti obrigado a fazê-lo pelo descaso que a Apple teve com seus usuários do Brasil.

No caso de você que está lendo esse texto possuir um iPod Touch, em breve irei postar os inúmeros links que utilizei para desbloquear meu iPod (com passo-a-passo e tudo). Agora com todas as funções que meu iPod “ganhou”, valeu a pena cada real gasto por ser um early adopter.

Leia mais...


97 Comentários »