Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de julho, 2008

Greve dos Correios e o apagão da Internet

Tecnologia

20/07/2008 as 21:12

Você que convive com tecnologia o dia todo, envia e-mails, conversa com outras pessoas na Internet já parou para pensar o que aconteceria se a Internet parasse por um dia? E se os Correios também não fizessem mais entregas de correspondências? Pois bem, isso aconteceu e os maiores prejudicados somos nós, os consumidores que temos que ficar de olho nos bastidores.

No início desse mês (1 de julho) os Correios entraram em greve. Mas quem manda cartas nos tempos dos e-mails? O que isso te afeta? Hoje, 20 dias depois do seu início, você já deve ter resposta a essa pergunta. O fato é que a greve ainda não terminou e os Correios estão com milhares de correspondências pendentes de entrega. Além das cartas, ainda existem contas, boletos de pagamento, encomendas nacionais e internacionais e algumas revistas. Lojas da Internet costuma entregar seus produtos pelos serviços dos Correios, como o Sedex, e as entregas de lojas virtuais internacionais costumam utilizar o serviço postal do governo porque é mais barato. No caso das contas, o Procon informa que as empresas que dão outra alternativa para a emissão de boletos (como emissão pela Internet) têm o direito de cobrar juros de atraso. Talvez por isso os empresários não tenham feito tanta pressão no governo para o fim da greve…

Opa, espera aí! Mas e se não temos Internet para emitir esses boletos? Foi exatamente o que aconteceu logo no dia 3 desse mês em São Paulo, a maior cidade do país. Uma falha no backbone da Speedy deixa mais de 50% da cidade sem Internet, inclusive serviços do governo como o Detran (isso não aconteceu aqui em Brasília porque aqui o serviço é provido pela BrasilTelecom que tem ligações com o “chefe”).

O caso da Speedy, os usuários seão ressarcidos pelo acesso, no caso dos Correios, também existem algumas coisas que se pode fazer (consulte o Procon da sua cidade). Mas a paralização desses serviços só nos faz pensar o quanto somos escravos dos serviços que a tão sonhada modernização nos trouxe. Os bancos essa semana estavam extremamente cheios de pessoas solicitando segunda via de contas, pagando cartões e afins. Para completar o caos, só faltava os bancos entrarem em greve, mas isso eu vou deixar para comentar por volta do mês de Outubro quando os bancos costumam fazer a sua greve agendada

Leia mais...


4 Comentários »

Google cheio de novidades: Flash, Talk, Precipitate, Media Server

Tecnologia

03/07/2008 as 21:55

Nas últimas semanas o Google apresentou várias novidades para echer os olhos do seu público.

Primeiro foi o lançamento do Google Media Server, um plug-in para o Google Desktop que permite transmitir os arquivos indexados no seu computador para qualquer dispositivo com suporte a UPnP (como vídeo games). O plugin só está disponível para Windows.

Outra novidade anunciada é que em um com trabalho árduo junto com a Adobe e o Yahoo!, agora o sistema de busca consegue indexar arquivos Flash. Isso é uma questão de usabilidade antiga e que sempre costuma gerar uma enorme discussão entre os SEOs na definição de um projeto. Esse é um passo importante para a Adobe, que tem um bom trabalho na abertura dos seus padrões (como o PDF e o próprio Flash, adquirido da Macromedia). Na prática, a busca agora também procurará pela maioria dos textos e botões dos arquivos de Flash. O Google já havia feito um passo grande anteriormente conseguindo interpretar alguns comandos em JavaScript.

Já no mundo móvel, essa semana o Google anunciou que o Google Talk está disponível para o iPhone e o iPod Touch. Basta acessar o www.google.com/talk do aparelho e pronto. Com certeza esse é um aplicativo Web que estava faltando para completar a mobilidade com acesso Wi-fi.

Já no mundo Mac, o Google tem feito alguns experimentos interessantes. O próprio Google Mac Developer Playground já traz novidades pouco conhecidas pelos próprios usuários do Mac. Mas a novidade anunciada nessa semana fica por conta do Precipitate, um plugin que se instala no Mac e indexa no Google Desktop e Spotlight os documentos do Google Docs e os favoritos do Google Bookmarks.

É sempre bom ficar de olho no que o grande Google apronta por aí!

Leia mais...


1 Comentário »