Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Archive for June, 2006

Documentos On-line para pesquisa

Uncategorized

Tuesday June 20th, 2006 at 11:57 PM

Publicado em 20 de junho de 2006, no caderno Viva! do Jornal de Brasília

Que a Internet avançou bastante nos últimos anos, ninguém pode negar. A quantidade de informação disponibilizada na rede mundial é muito maior do que qualquer biblioteca física existente no mundo. Segundo informações do Google, a quantidade de páginas que sua ferramenta de busca conseguiu indexar ultrapassa a casa dos 8 bilhões. No entanto, isso não significa que todas as informações na Internet sejam relevantes.

Quando uma pesquisa científica é realizada, deve-se tomar cuidado com a origem da informação. Dependendo do autor e da fonte, não é recomendável confiar no material como base científica. A Internet ainda é vista como uma fonte duvidosa, mas esse estigma já está com seus dias contados.

A busca de informações na Internet para pesquisa científica pode enriquecer muito um trabalho, desde que utilizada na mesma proporção dos tradicionais livros. É preciso ponderar as fontes e saber buscar a sua informação em locais confiáveis. Na prática, as pessoas se limitam a realizar a sua pesquisa nos sites de busca e o primeiro texto que vem com a informação é colocado como referência.

Um bom exemplo de site que contém conteúdo que deve ser utilizado com cautela é a Wikipedia (www.wikipedia.org). A Wikipedia é uma enciclopédia on-line, onde o autor do conteúdo é o próprio internauta. A enciclopédia já é considerada uma das maiores fontes de informação do planeta e consegue reunir milhares de informações dos mais diversos assuntos e em vários idiomas. Por ser uma fonte aberta, usuários mal-intencionados podem escrever no conteúdo informações incorretas, prejudicando a pesquisa de quem está lendo o material.

Uma boa fonte de pesquisas é o Google Books (http://books.google.com), uma ferramenta audaciosa do Google que permite pesquisar dentro do conteúdo dos livros. Algumas obras possuem apenas algumas páginas disponíveis para leitura. Outras possuem seu conteúdo completo na Internet. O serviço é gratuito e autorizado pelo próprio autor do livro.

Para facilitar a busca da Internet você ainda pode utilizar o Google Notebook (www.google.com/notebook), uma ferramenta do Google que armazena trechos de busca da sua pesquisa. Você selecione o texto pesquisado nos sites e a ferramenta agrupa no site do Google Notebook. A sua pesquisa fica guardada no Google e você pode acessá-la a partir de qualquer computador ligado à Internet. Ainda é possível tornar a sua pesquisa pública, disponibilizando o material para todo o mundo.

A busca de documentos na Internet pode enriquecer bastante uma pesquisa, desde que utilizada moderadamente. Não devemos esquecer, é claro, dos livros que, embora a informação deles não esteja a um clique de distância, é sempre essencial para qualquer pesquisa. Ao realizar uma busca de informações, tenha sempre em mente que é preciso aprender muito sobre o assunto, independente do meio. Por isso, faça uma busca em diversas bibliotecas, baseie-se em diversos autores, mas não esqueça de dar sempre uma olhada na Internet.

Read more...


No Comments »