Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Archive for August, 2008

Captcha não! Mas assim, sim.

Technology

Wednesday August 27th, 2008 at 10:17 AM

Nos primórdios da Internet era muito simples fazer um cadastro: bastava preencher um formulário e pronto. No entanto, alguns desocupados espertinhos resolveram criar uma forma de fazer envio automático de formulários. Pronto, estava feito o mal. Ok, mas o que isso tem de mal, além de alguns formulários duplicados?

Imagina os serviços de e-mail. Agora imagina o formulário de cadastro de uma nova conta. Simples, não é? A partir desse ponto, imagine um programa de computador que preencha automaticamente esses formulários para criar centenas de contas por minuto. Pense então nessas centenas de contas enviando SPAM para milhões de e-mails sem ter a preocupação se a conta vai ou não ser cancelada (uma vez que é uma conta aleatória). Por isso criaram os captchas, aquele campo de formulário ridículo irritante que ajuda a resolver o problema de envio, porque você é obrigado a provar que é ser humano uma vez que consegue diferenciar e resolver algumas questões que o computador não consegue.

Exemplo de captcha

Outro problema seria esses sites de votação (e.g. Big Brother) que precisa garantir que o voto foi gerado por uma pessoa, não um computador. No entanto, existem captchas que nem nós conseguimos decifrar e isso é um grave problema. Normas de usabilidade ditam que é melhor investir em um sistema anti-spam para “não colocar a culpa no usuário por uma incompetencia sua de não conseguir se prevenir desse problema”. Pois bem, concordo, mesmo sabendo que não é uma tarefa fácil.

É aí que surgiu um serviço bastante interessante: você cria um um campo de captcha para o seu site de forma simples (vários plugins e APIs são disponibilizados) e de forma gratuita. O captcha ainda tem a opção de ler o texto (acessibilidade). Ok, nada de novo. A novidade no entanto é que a imagem exibida é uma parte de um livro que passou pelo processo de OCR mas o software não conseguiu identificar toda a palavra. Quem já utilizou softwares de OCR sabe que isso é comum, mas o que isso ajuda em captchas? Simples: o software não consegue preencher o formulário, mas você sim. E a melhor parte: digitando o captcha você ainda ajuda a corrigir o OCR do livro digitalizado.

O serviço é simples de usar e se chama reCAPTCHA. Achei a idéia tão boa, tão criativa, tão com fins de “organizar toda a informação do mundo” que até podia ser do Google.

Read more...

2 Comments »

Inaugurada a Apple Shop de Brasília

Technology

Saturday August 9th, 2008 at 06:00 PM

Depois que a Apple descobriu que o Brasil existe, ela parece ter descoberto que as pessoas aqui ganham dinheiro e querem gastá-lo com seus produtos. Como um projeto diferente do que acontece em outros países, aqui a Apple tem ampliado sua linha de revenda e escolheu um deles, a rede Fnac, para ser sua loja mais qualificada.

Inaugurada inicialmente em março de 2008, a primeira Apple Shop na Fnac do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, vendeu nos primeiros quatro meses três vezes mais produtos e os visitantes das lojas dobraram, segundo informações do Terra.

Seguindo a mesma linha, as lojas Fnac de São Paulo, Curitiba e Brasília também receberam suas Apple Shops nessa última sexta-feira, 8 de agosto. Aqui em Brasília, a loja foi aberta desde a última semana (eu já tiha visitado “acidentalmente” no dia 2 de agosto). Aconteceu um coquetel de abertura, com direito a uma fita cortada simbolicamente.

Estavam presentes no evento o gerente da Fnac Brasília, e representantes da Cetelem (operadora do cartão Aura, utilizado na Fnac). O coquetel seguiu o padrão das noites do associado Fnac com garçons, champanhe, suco natural, refrigerante, água… Houve também a distribuição de chocolates com a marca da Fnac (veja a foto a seguir). Muitos esperavam o sorteio de brindes como camisetas, canetas, iPods ou mesmo MacBooks, coisa que não aconteceu. A cerimônia de abertura em si foi rápida.

Brindes Apple Shop Brasília

A inauguração contou com a distribuição de chocolates personalizados da Fnac, além do tradicional coquetel.

Mas não viemos aqui para falar de comes e bebes e sim da loja. Pois bem: pode tirar da mente as lojas do estilo da Apple Store de Nova Iorque. As Apple Shops são apenas um espaço reservado dentro da Fnac. A minha impressão desde a primeira vez que fui até o dia da inauguração foi que os produtos foram apenas colocados em cima de mesas bonitas (próximo de maçãs iluminadas ao fundo). Não posso negar que o esforço foi proveitoso e uma grande evolução, mas foi decepcionante.

Os iPods, ao menos por enquanto, ainda estão longe da Apple Shop (estão expostos apenas na área de Imagem & Som) e os iMacs e MacBooks são os mesmos que já existiam. A única coisa que vi de novo em relação a produtos foi a existência de adaptadores, cabos e docks, antigamente muito difíceis de encontrar por aqui.

Agora parece que o funcionário responsável pela Apple ficará sempre lá (eles ficavam algumas vezes, outras não. Eu comprei o meu com um vendedor comum…). Outra mudança é que os produtos em exposição pode ser tocado, mexido, manipulado, sem aquelas irritantes esquifes de acrílico.

Espero que a abertura da Apple Shop, o aumento de distribuidores de produtos Apple (eu vi um MacBook Air sendo vendido no Carrefour) e a inauguração da iTunes Store Brasil seja uma estratégia da Apple para melhorar sua distribuição do iPhone 3G e deixar para trás o karma de deixar o Brasil ter o iPod mais caro do mundo. Enquanto isso, vamos esperar que a empresa descubra que no Brasil também se compra música digital.

Read more...


8 Comments »

Momento nostalgia: 3 anos de blog

Technology

Thursday August 7th, 2008 at 08:39 PM

Sem muito alarde ou logomarca alterada, mas iniciando um pequeno “momento nostalgia”, lembro que hoje este site completa 3 anos de vida. Ainda em fase de engatinhar, posso dizer que muita coisa mudou, mas não vem ao caso. Já diz o ditado popular que “quem vive de passado é museu”, então vamos ao futuro.

Ainda existem novidades por vir. Vou adiantar apenas algumas que estão em fase de implantação:

  • Novo layout! É bom variar com o tempo. Mais suave, mais prático e mais leve.
  • Novo idioma! Welcome friends! Em breve esse site será bilíngue!
  • Nova seção! Porque o mundo da tecnologia não é só teórico e muito menos monótono.
  • Software! Sim, softwares. Você já deve ter reparado o link de software (e Google Gadgets) ali em cima. Ainda há mais coisa em desenvolvimento.
  • Camisetas! rodflash.com também tem bom gosto

Só posso adiantar que as novidades estão disponíveis quando estiverem prontas. Sem data, sem pressão. Fique de olho (assine nosso RSS para facilitar).

Agradeço aos amigos por terem participado do almoço de comemoração (cortesia do rodflash.com!) e espero que esse evento se torne ainda maior nos próximos anos com a ajuda dos nossos patrocinadores e investimento dos acionistas.

Faltou alguma coisa? Tem algo a dizer? Algum agradecimento? Pode comentar aí em baixo.

Read more...


2 Comments »