Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Technology

Interoperabilidade na convergência das mídias

Tuesday January 31st, 2006 at 08:00 AM

Publicado em 31 de janeiro de 2006, no caderno Informática & Tecnologia do Jornal de Brasília
A chamada convergência das mídias já está acontecendo e talvez você nem tenha notado. A necessidade de informação da era atual exige que você esteja sempre atualizado com o que acontece no mundo. Não é a toa que o governo esteja discutindo a era da televisão digital no Brasil. A nova tecnologia permite que você tenha mais do que um programa sendo exibido: a televisão agora mostra notícias e produtos relacionados e até transporta informações para o celular ou para o e-mail. No entanto, para que toda essa parafernália tecnológica funcione da forma que nós vemos nos filmes, não basta investir em equipamentos e tecnologia. É aí que a interoperabilidade entra.

O termo “interoperabilidade” descreve a capacidade de diferentes equipamentos ou programas de computador, os softwares, de se comunicarem. No caso de softwares, a informação deve ser trocada através da mesma regra de negócio, no mesmo formato de arquivo e utilizando o mesmo protocolo de comunicação. A falta de interoperabilidade indica que o equipamento não foi criado sobre nenhum padrão.

A interoperabilidade, no entanto, é mais uma questão de organização do que uma questão técnica. Primeiramente, é preciso saber se os usuários do equipamento ou do software estão prontos para sua utilização ou se precisarão de um treinamento prévio. Em segundo lugar, é necessário checar se há interesse dos clientes no compartilhamento das informações. E, finalmente, ter certeza se a empresa está preparada para prover um serviço de qualidade, não de quantidade, com equipamentos e módulos interoperáveis.

A convergência das mídias traz conseqüências interessantes no mercado. A TIM, operadora de telefonia celular, já dispõe de conteúdo de programas de televisão (Globo, “Cartoon Network”, “Snoopy”, etc) na tela do celular. Já o Google está iniciando o serviço de pay-per-view pela Web, onde será possível adquirir programas de televisão pela Internet. Entre os canais disponíveis, estão a NBA, com a transmissão de jogos de basquete, e a CBS, que adicionará séries de televisão (como “CSI”, “I Love Lucy” e alguns Reality Shows), além de filmes como “Star Trek” e “MacGyver”. Na área da informática, a Microsoft e o Yahoo! prometem que seus respectivos Messengers sejam interoperáveis, ou seja, os usuários podem se comunicar nas duas redes, inclusive via celular.
A transmissão de informações multimídia no celular não é novidade. Em 2005, os Podcasts fizeram um enorme sucesso. As agências de notícia publicam seu conteúdo no formato MP3 e os programas de Podcast automaticamente fazem o download e enviam para o iPod ou para o celular, de forma que o usuário possa ouvir as notícias no caminho do trabalho. Já no Japão, é possível fazer o download de toques e ringtones para o celular, bastando apontá-lo para o aparelho de som que está reproduzindo a música.

As tecnologias sem fio têm cooperado ainda mais na interoperabilidade de equipamentos. O Bluetooth, por exemplo, pode ser usado para muitas funcionalidades, além do fone de ouvido sem fio para celular. É possível transferir músicas, fazer conexão com a Internet sem fio entre computadores ou mesmo ligar uma rede pessoal. A tecnologia Bluetooth ainda consome pouca energia, o que favorece seu uso no aparelho celular. A Nokia prevê o aumento de 65% de aparelhos equipados com Bluetooth. Já a Motorola está lançando um óculos de sol, batizado de “O ROCKR”, que recebe músicas ou ligações telefônicas, tudo via Bluetooth.

A convergência das mídias é um passo extraordinário para a evolução das tecnologias. A implantação de serviços de comunicação vai iniciar importantes segmentos no mercado de mídia interativa. As empresas que criam equipamentos e softwares devem estar atentas aos padrões e fazer as parcerias necessárias para que, ao invés de dificultarem, possam facilitar a comunicação entre as pessoas, onde quer que elas estejam.

Found something wrong? Please contact us!

3 comments

  1. [...] na sua vida real? Na verdade, essa separação de real e virtual já não existe mais e a convergência das mídias já aconteceu há algum tempo. Vamos ao banco, fazemos compras, conversamos e sabemos da vida de [...]

  2. Rita Barbosa says:

    Na verdade estou querendo aprender mais sobre convergência das mídias para desenvolver um projeto no setor de tecnologias que trabalho. Não tem mais sentido estarmos falando na escola só de TV, computador, Rádio de forma isolada. As mídias tem uma linguagem específica mas convergí-las num trabalho pedagógico acompanha o que os jovens já fazem na realidade

Leave a comment

Feel free to write your comments, but remember: if it's not in accordance with the site contents or have offensive text it will be deleted.

Share/Salvar