Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Uncategorized

Blog: mais que um diário

Tuesday February 6th, 2007 at 08:52 AM

A Internet trouxe diversas modas para o dia-a-dia das pessoas e o blog foi uma delas. O nome “blog” veio em 1994 a partir da palavra “Web log” que significa escrever acontecimentos do cotidiano e publicar na Internet. Inicialmente, essa prática nada mais era do que um diário pessoal onde as pessoas descreviam acontecimentos da vida como o que fez, o que comeu ou o que sentia. A diferença é que não precisava esconder da mãe, mas sim mostrar para todo o mundo. Os blogs foram logo incrementados com fotos (Photolog), vídeos (Vlog) e áudio (Podcast).

Em junho de 2005, a revista Veja publicou a matéria “Blog é coisa séria” que descrevia a proporção que o diário virtual tomou na Internet. A matéria levanta o fato de que as pessoas já não utilizam os blogs apenas para expor a sua vida, mas sim escrever matérias e artigos sobre fatos da vida real ou mesmo notícias e textos de opiniões políticas. Os blogs já são considerados por muitos publicações, assim como o jornal e a revista, com a diferença da participação do leitor para opinar ou deixar seu comentário na matéria sem burocracia.

Hoje diversas empresas criam blogs como forma de divulgar alguma novidade ou até blogs de um produto específico, comentando mudanças e aperfeiçoamentos, tudo de uma maneira informal e descontraída. Com isso, eles podem ter um retorno rápido do cliente, que já deixa seu comentário bem ali. Segundo o serviço de busca especializado em blogs Technorati, os “diários” já somam mais de 66 milhões espalhados pela Internet em vários países.

O jornalismo informal dos blogs trouxe muita polêmica quando alguns “blogueiros” famosos na rede foram contratados para escreverem em sites de grandes portais. Há algumas semanas, por exemplo, a Bruna Surfistinha e o MrManson , dois blogueiros conhecidos pela polêmica nos textos que publicam em seus blogs, foram contratados para cobrir de uma forma cômica a edição de 2007 do São Paulo Fashion Week pelo portal de notícias da Rede Globo, o G1. O mesmo aconteceu com um grupo de garotas que foram contratadas pela Melissa para comentar o evento de moda mais badalado do Brasil.

O fenômeno dos blogs não veio apenas da necessidade de expor uma idéia ou a própria vida na Internet, mas também da facilidade na criação e publicação de novos artigos (ou posts) na página. Os sites que hospedam blogs contam com modelos prontos e personalizáveis para o site. A publicação pode ser feita com apenas um clique e adicionar referências a sites, fotos e vídeos em outros sites na Internet é tão fácil quanto digitar um texto. A configuração de comentários também é feita sem nenhuma dificuldade e para os visitantes, os blogs já contam por padrão com os arquivos RSS para serem avisados quando o conteúdo for atualizado.

Está curioso para saber como é ter seu pensamento publicado em toda a internet? Começar é simples rápido e gratuito. Basta se cadastrar em um dos sites abaixo e deixar a imaginação fluir:

Publicado em 06 de Fevereiro de 2007, no caderno Viva! do Jornal de Brasília

Found something wrong? Please contact us!

2 comments

  1. Julia says:

    Super divertido eu procurei procurei na internet e achei isso e muito divertido legal

Leave a comment

Feel free to write your comments, but remember: if it's not in accordance with the site contents or have offensive text it will be deleted.

Share/Salvar