Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Uncategorized

A era da Publicidade Viral

Wednesday August 8th, 2007 at 11:01 AM

Publicidade ViralGastar rios de dinheiro em uma campanha publicitária hoje não faz sentido se ela não incluir uma Publicidade Viral junto.

O nome “Viral” nesse tipo de publicidade não vem de distribuir nenhum tipo de vírus, mas sim de espalhar a campanha como se fosse um. Na verdade, os próprios usuários seriam os responsáveis por fazer a divulgação da sua campanha, sem que o anunciante pague nada por isso.

As campanhas criadas para ser Publicidade Viral devem ser criativas ou engraçadas para fazer com que o usuário se sinta motivado a espalhá-la. Esse tipo de marketing pode ser considerado como um complemento para o marketing feito para a Internet, uma vez que pode ser um vídeo, um jogo em Flash, uma piada publicitária ou mesmo um rumor de um novo produto.

O segredo para esse tipo de publicidade é a comunidade. Facilitar a difusão da campanha é um pré-requisito. Você já reparou quantos e-mails você já recebeu com a mensagem de “Olha que vídeo legal!” junto? Essas mensagem costuma vir com o vídeo em anexo ou o link para o YouTube e, em geral, são vídeos curtos de propagandas criadas por empresas.

Ao iniciar uma nova campanha, pense nesse novo tipo de publicidade e utilize-a como complemento para elas. Como um teste, assista o vídeo abaixo (que foi espalhado como Publicidade Viral por e-mail) e repare na marca que aparece no final. Por curiosidade, ao final, clique no vídeo e confira a quantidade de vezes que ele foi assistido. Os números não mentem.

,

Found something wrong? Please contact us!

9 comments

  1. Renata says:

    Olá,

    Vi seu comentário no site tableless.com.br, no qual dizia dar aulas sobre o assunto em Brasília. Moro em BSB e busco cursos nessa área. Onde vc dá aulas? Aguardo seu contato.
    Grata,
    Renata Neira

  2. Sinceramente é ridiculo falar de antiguidades como se fossem invenções de Star Trek… a propósito… já assistiu a série… é fantástica… cheia de novos conceitos em Ficção Científica… a tendencia veio para ficar :-D

  3. rodflash says:

    Já havia respondido à Renata por e-mail, mas caso alguém mais se interesse, ministro aulas atualmente no UnICESP (http://www.unicesp.edu.br)

    E ao meu chará Rodrigo:
    Exatamente, não é nada muito novo. Na verdade, a Publicidade Viral já é uma técnica utilizada há muito tempo em empresas de publicidade e especialistas na área de marketing, mas a utilização dessa técnica é muito recente no mundo da Internet.

    Há alguns anos na Internet, o mais próximo que chegávamos da Publicidade Viral hoje se tornou o tão odiado SPAM. A novidade agora (atrelado aos preceitos da conferência da Web 2.0) é a participação dos usuários (clientes) diretamente sem muita intervenção da empresa.

  4. Eduardo Dantas says:

    Oi Primo!!! é bem verdade isso que você colocou,e tem mais,é uma forma de manipulação do pensamento(hospedeiro do vírus) no intúito de propagar a “novodade’ pra outros!Assim um reação em cadeia de consumo,virus e claro,DINHEIRO!!
    Um braço!

  5. [...] google_ad_height = 250; Sem publicidade, sem negócio próspero. Em especial se a publicidade é do tipo viral. Só que, em alguns casos, ela pode ser perigosa.Foi o que aconteceu com a campanha que a Ubisoft [...]

Leave a comment

Feel free to write your comments, but remember: if it's not in accordance with the site contents or have offensive text it will be deleted.

Share/Salvar