Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Uncategorized

Escrita de texto na Web

Monday November 26th, 2007 at 08:08 PM

Escrita na Web

Um texto denso é caracterizado por um grande bloco de conteúdo que costuma afastar pessoas da leitura. Mesmo que a área reservada para o texto contenha instruções importantes para o usuário é preciso estar ciente que apenas um pequeno percentual de pessoas irá lê-lo efetivamente.

Geralmente, usuários tendem a ler grandes instruções somente após diversas tentativas fracassadas de aprender sozinhos. Ao visualizar uma página com muito texto o usuário tem a impressão de que terá um trabalho intenso para recuperar a informação que ele precisa.

O grande segredo para a escrita na Web é a omissão de palavras desnecessárias, incluindo o tão comum texto introdutório ou de boas vindas, encontrados em diversos sites da Internet. Esse trabalho não deve ser realizado pelo designer, mas por um profissional de lingüística. Se o conteúdo for mal escrito e desorganizado, os usuários terão dificuldade para completar o vieram realizar no site. Um site visualmente elegante deve atrair a curiosidade para o conteúdo. Se este não for bem elaborado, irá repelir as pessoas ao invés de atrair.

“O texto deve ser breve, escaneável e acessível. Em geral, você deve utilizar metade das palavras para a Web do que utilizaria para mídias impressas” afirma Nielsen. O conteúdo para a Web deve ser claro e conciso, mas, ao contrário da redação impressa, deve-se iniciar o texto com a conclusão.

Na parte de apresentação, o ideal para um texto é que ele tenha uma fonte com dez ou mais pontos em um fundo branco ou, caso não seja possível o fundo totalmente branco, devem-se evitar os fundos visualmente poluídos. Diminuir a fonte para acrescentar mais texto não é solução por significar menos leitura por parte dos usuários.

Textos gráficos também devem ser evitados por afetar diretamente a acessibilidade e não permitir que o usuário altere a fonte para o tamanho desejado no navegador. Deve-se ainda extinguir o uso de texto em movimento, por dificultar a leitura contínua do usuário e frases com todas as letras em maiúsculo por dar a impressão que o texto está sendo gritado ao usuário.

Artigo escrito com base no tópico “Escrita de texto na Web” da minha pesquisa atual “Utilização de técnicas de usabilidade para Sistemas Web” para conclusão do curso de especialização.

Contém idéias de Jakob Nielsen e Steve Krug.

Found something wrong? Please contact us!

One comment

  1. Valdir says:

    Texto curto mas esclareceu muitas dúvidas. Sobraram outras, com certeza, mas vou procurar esclarecê-las também.

Leave a comment

Feel free to write your comments, but remember: if it's not in accordance with the site contents or have offensive text it will be deleted.

Share/Salvar