Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Technology

Uma década de Google!

Saturday September 27th, 2008 at 07:09 PM

Para quem usa a Internet, o Google parece estar aqui há muito tempo, mas é uma empresa relativamente nova. Esse mês, o Google comemora sua primeira década (não possui um dia exato, mas sim “quando estiverem sentindo vontade de cortar um bolo“) e podemos dizer em grande estilo: sua marca é a mais poderosa do mundo, seu site é de longe o mais acessado da Internet, seus produtos são largamente difundidos entre os usuários e com tão pouco tempo de vida, a empresa foi capaz de desbancar a hegemonia da Microsoft, até então líder do mercado de software. Hoje no blog oficial do Google, parece ter sido o grande dia de comemoração da primeira década de sucesso.

Em todo o mês, o Google divulgou diversos produtos, com destaque o seu primeiro navegador da web, o Google Chrome e publicou diversos artigos exemplificando quais são as projeções para seus próximos 10 anos.

Para saber tudo o que se passou pela empresa que saiu de uma pesquisa de dois alunos de uma universidade para uma das marcas mais influentes do mundo, consulte a linha do tempo dos 10 anos criada especialmente para essa comemoração.

Ainda em comemoração, o Google lançou um projeto humanitário o Projeto 10^100 (10 elevado a 100) que dará 10 milhões de dólares para implementar a melhor idéia de projeto que ajude mais pessoas no mundo.

Nesses 10 anos, o Google tem se mostrado uma empresa criativa, sempre mostrando ao mundo como lucrar sem ter que ser cruel. É comum, por exemplo, que a grande maioria dos projetos do Google tenham seu código fonte aberto (OpenSource) ou que tenha conexões para que outros produtos utilizem a infraestrutura do Google para se beneficiar da tecnologia criada por eles.

Eles também são bem claros com suas ações empresariais. Sim, o Google é uma empresa que visa lucros, mas costuma respeitar seus clientes e até seus concorrentes. Um exemplo é o site especialmente criado para explicar como será a parceria com o Yahoo! para propagandas. Claro, simples e sem esmagar o concorrente sem chances de resposta.

Espero que os próximos 10 anos continuem sendo brilhantes para o Google e que eles continuem trabalhando para melhorar a experiência de todos na Internet e no dia-a-dia em geral. Espero também que eles sirvam de exemplo para empresas como a Microsoft, que sempre teve uma visão mais monopolista (lembram-se da primeira guerra dos Browsers?). Parabéns, Google!

Found something wrong? Please contact us!

Leave a comment

Feel free to write your comments, but remember: if it's not in accordance with the site contents or have offensive text it will be deleted.

Share/Salvar