Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Sem categoria

PHP+MySQL: the secret is unleashed

11/08/2005 as 18:00

Tomando como base o tempo que estive concluindo meu curso de graduação, praticamente todos tinha dúvidas na instalação do PHP e MySQL no Windows, para fins de desenvolvimento. O PHP e o MySQL são gratuitos e não dependem de nenhuma plataforma específica para serem executados. Porém, a instalação do PHP e do MySQL no Windows nem sempre é uma prática tão simples. Por experiência própria, posso explicar como fazer uma instalação básica do PHP e do MySQL.

Atenção: o objetivo deste passo-a-passo não é explicar o funcionamento ou mesmo ir a fundo na configuração de nenhum software, e sim deixá-los funcionando em conjunto para viabilizar o desenvolvimento na linguagem PHP e SQL.

Para continuar o passo-a-passo, é preciso frizar alguns pontos:

  1. Suponho que você tenha já feito pelo menos a instalação padrão do MySQL (lembre-se da senha colocada) e do servidor Web.
  2. O PHP funciona perfeitamente no Apache, no IIS ou mesmo no PWS.
  3. Embora não recomendável, você pode rodar o servidor Web/BD num Windows 98, utilizando o Apache ou mesmo o PWS.

O PHP 5 para Windows é distribuído na forma de instalador (.EXE) ou compactado (.ZIP). A diferença é que o instalador pode (embora não funcione sempre) configurar o servidor Web automaticamente. Já para fazer com que as extensões do PHP funcione, (MySQL, SQL Server ou outras), é preciso fazer o download da versão compactada. Recomenda-se descompactar o conteúdo do arquivo em C:\PHP.

Passo 1 – Configurar o PHP

 Para deixar o PHP funcionando, copie o arquivo "C:\PHP\php.ini-dist" para a pasta raíz do sistema (C:\Windows). Renomeie-o para "php.ini". Dentro deste arquivo, localize a linha "extension_dir" e defina para a pasta onde estão as DLLs das extensões (geralmente, "C:\PHP\ext\", com aspas e a barra final). Para permitir que o PHP "veja" o MySQL, é preciso ativar a extensão do MySQL. Localize a seção do arquivo onde tem o texto ";extension=php_mysql.dll" e retire o ";" do início da linha.

Passo 2 – Configurar o Servidor Web

Apache 2: para os que estejam utilizando o Apache, localize o arquivo "httpd.conf" dentro da pasta"conf" no local onde o Apache 2 foi instalado. Adicione as seguintes linhas no final do arquivo: LoadModule php5_module "c:/php/php5apache2.dll" AddType application/x-httpd-php .php Se quiser programar o Apache para carregar as páginas "index.php" como padrão, altere a diretiva DirectoryIndex e adicione o texto "index.php" antes de todas as outras. Para evitar problemas com o MySQL, copie o arquivo "libmysql.dll", localizado na pasta "bin" dentro da pasta de instalação do MySQL para a pasta "bin", localizado dentro da pasta de instalação do Apache (no mesmo local onde está o Apache.exe). IIS: Nas configurações do IIS, acesse as propriedade do site (pode ser o padrão). Na aba "Diretório Base", clique no botão "Configuração". Na aba que aparece, clique em adicionar e aponte para o arquivo C:\PHP\php-cgi.exe. Adicione a extensão .PHP (todos os verbos ou métodos, GET e POST!). Marque a caixa "Mecanismo de script". É só dar OK. PS: A instalação do PHP no PWS é similar à do IIS, porém, requer que seja alterada uma chave no registro. Recomendo que consulte o arquivo "install.txt", localizado na pasta de instalação do PHP para mais informações desse e de outros servidores Web.

Passo 3 – Rodar uma aplicação de teste

Inicie o MySQL e o Apache. Se nenhuma mensagem de erro for exibida, a instalação foi feita corretamente. Crie um arquivo .PHP e coloque dentro da pasta "htdocs" do Apache ou do C:\inetpub\wwwroot, do IIS. O arquivo deve ser salvo com a extensão .PHP e conter a seguinte linha (dentro das tags especiais do PHP:

php_info();

Acesse-o através do navegador e verifique se as configurações do PHP foram mostradas corretamente. Verifique também se o módulo do MySQL (e outros) aparecem no fim do documento.   Espero que não tenha resumido tanto a instalação e que esse rápido passo-a-passo tenha ajudado alguém.

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar