Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Todos estão odiando a Microsoft?

03/09/2005 as 12:04

O mercado atual está fervendo. Aparentemente, todos querem se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo, a Microsoft. Um dos casos mais interessantes observados é a Guerra do Browser. Anteriormente, a Microsoft entrou numa enorme briga contra a Netscape e consegui devastar o Navigator do mercado.

O Internet Explorer 4 (única versão que poderia competir à altura com o Navigator) venceu a batalha e ganhou uns processos. Revoltados com o Sistema Operacional da Microsoft, tivemos o lançamento do Linux (e suas variações). Claro, o Linux também tem seu prórpio navegador de internet. Com a derrota do seu navegador, a Netscape abriu o código-fonte do seu navegador, dando origem ao projeto Geeko. A Mozilla Fundation adotou o projeto e criou seu prórpio navegador.

Devido ao estouro de vírus, spywares e senhas de banco roubadas por aí, a Mozilla lançou um navegador mais simples de usar para bater de frento com o Internet Explorer. Daí, surgiu o Firefox, com o slogan de "Pegue a Web de volta". Por trás, continuamos com o Opera, um navegador que têm resistido todas as turbulências (hoje ele tenta se levantar como "O navegador que o Firefox quer ser").

O futuro ainda é promissor, mas o Firefox balançou a Microsoft: a versão 7 do Internet Explorer virá com suporte a RSS, melhor suporte aos padrões CSS, melhorias na segurança e navegação em abas, funcionalidades vistas no Firefox desde seu princípio. Aos espectadores dessa guerra, podem baixar também o Foxie e deixar seu Internet Explorer com cara e funcionalidade do Firefox., desde barras de navegação até segurança e anti-spyware. Passando por essa guerra de Browser, outra empresa que tem deixado a Microsoft preocupada é o Google (Nasdaq:GOOG). Líder no mercado de busca, a empresa já lançou vários serviços (além da busca, o Blogger, o Desktop Search, o Google Maps e mesmo o Picasa) e logo a Microsoft lançou seus similares. Porém, a guerra que ainda promete esquentar é a dos comunicadores. Com o lançamento do Google Talk na última semana, a imprensa não fala em outra coisa: o Google quer ser a nova Microsoft. O software foi lançado para fazer ligações pela internet, tornando-se um concorrente direto do Skype, software que faz ligações inclusive pela Internet. Ainda possui versões e add-ons para todas as plataformas (Windows, Linux e MacOS). Em contrapartida, a Microsoft lançou (diga-se de passagem) no mesmo dia a nova versão do Messenger com a facilidade de conversa por voz ("Mensagem de voz").

Embora inicialmente o Google Talk parece muito simplório, ele ainda vai evoluir. Ele utiliza o protocolo XMPP (utilizado e criado pelo Jabber), que suporta todas as parafernalhas que o messenger possui e mais SIP (suporte à telefonia fora da internet). Agora, só temos que esperar e ver onde essa guerra vai terminar. Enquanto o Google Talk promete muito, o novo Internet Explorer não mostra nenhuma novidade que não exista ainda. A nova versão do Firefox também chega em meados de 2006. Só nos resta esperar. É bom a Microsoft se cuidar.

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar