Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Sem categoria

Faça seu próprio Gmail (com Google + Java)

17/05/2006 as 01:59

O Gmail, serviço de e-mail do Google, sem dúvida nenhuma revolucionou a forma que os serviços Web são apresentados hoje em dia.

A técnica utilizada, o AJAX, é a grande responsável disso. Unindo a flexibilidade dos navegadores Web com técnicas de cliente-servidor, é possível prover uma interface semelhante com a interface dos sistemas convencionais.

Sempre fui maravilhado com o Gmail em questão de desenvolvimento. Como ele foi projetado? Qual a linguagem o Google usa? Como será a técnica de desenvolvimento modular que eles usam?
Felizmente, o Google acaba de responder algumas dessas perguntas.

O Google acaba de lançar o Google Web Toolkit, um Framework para desenvolvimento em AJAX utilizando Java. O Framework é compatível com com vários navegadores e já vem com vários componentes já vistos em serviços do Google. Ele é compatível com aplicações em Java e, segundo o Google, você pouparia 90% do tempo com teste para multi-plataforma, “por experiência própria”.

O site do Framework contém vários exemplos (para download gratuito) e ele já até tem um Blog para acompanhar o desenvolvimento.

E, como não podia deixar de ser, o download do Framework também é gratuito e beta. Mais um sinal que o Google, mesmo distribuindo a chave do sucesso dos seus produtos ainda tem o quesito originalidade.

Espero que eles lancem um Framework para PHP também. ;)

Mais uma vez, parabéns ao Google.

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar