Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Fim dos problemas com o horário de verão

25/02/2007 as 11:23

É sempre a mesma coisa: inicia ou termina o horário de verão e o relógio do Windows parece nunca interpretar a data certa para o término ou início do horário de verão. Também pudera, já que o governo nunca determina um padrão para isso (no último ano, a data foi mudada por causa das eleições).

Com a maioria dos celulares (pelo menos os GSM), isso não é um problema, já que por padrão, ele recupera a hora certa da própria operadora. Essa função é configurável, no mesmo menu onde se arruma a hora na maioria dos celulares.

No Windows, a única solução seria desabilitar a opção de ajuste automático e fazer a alteração à mão. Mas isso é da era passada!

O que muitos não sabem é que desde o Windows 2000 (e isso inclui o XP, o 2003 e o Vista) você pode configurá-lo para recuperar a hora da Internet. Essa opção já vem habilitada, mas parece nunca funcionar. Vamos colocar a mão na massa então:

  1. Clique duas vezes no relógio do Windows. Isso deve abrir uma janela com o calendário e a hora em um relógio analógico;
  2. Aguarde alguns segundos. Lá no topo da janela, aparecerá uma aba chamada “Hora na Internet”. Caso não apareça, é só você se conectar à Internet e aguardar alguns instantes;
  3. Clique nessa aba. Você verá que nela há um servidor de hora, geralmente é o “time.windows.com”;
  4. Altere o valor para “br.pool.ntp.org”. Clique em “Atualizar agora” e de OK.

Em poucos instantes, seu relógio será atualizado com a hora certa no Brasil, sem dores de cabeça. Essa atualização é realizada periodicamente, então, não é preciso se preocupar mais com o horário de verão ou com eventuais ajustes de hora.

Esse endereço (br.pool.ntp.org) é um servidor de hora dedicado ao horário brasileiro. O serviço é gratuito.

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

7 comentários

  1. Lu disse:

    Esse serviço é perfeito.
    A atualização do horário de verão é muito chata.
    Aprovado!! =)
    Valeu!

  2. Mislene disse:

    Quando irá começaro o horario de verão este ano de 2007?

  3. Vagner disse:

    Utilizo o servidor “br.pool.ntp.org” faz algum tempo. Para atualizar o horário ele funciona perfeitamente. Mas o horário de verão iniciou do dia 13 para o dia 14 deste mês, mas ele não corrigiu para uma hora a mais. Agora são 12:16 e ele marca 11:16, mesmo eu forçando a atualização (em 15 10 2007 às 10:55). O que ocorre, interrogação. Não quero instalar o hotfix da microsoft.

  4. jose disse:

    O burocrata que determina o dia em que começa o horário de verão ainda não conseguiu padronizar o evento nesses anos todos. Espero que esse burocrata não trabalhe em outros departamentos federais ou estaduais.

  5. rodflash disse:

    Esse ano o horário de verão iniciou em uma data diferente dos anos anteriores. Conforme o Jose disse anteriormente, creio que não exista um padrão definido (lembro que no ano passado a data foi alterada por conta das eleições).
    Estou procurando uma forma de entrar em contato com os responsáveis pela NTP.org para solicitar a correção.

  6. Juliano disse:

    Não funcionou! 1º/11/07.

  7. 2manipulate disse:

    3deafening…

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar