Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Sem categoria

Desfragmentação rápida

13/04/2007 as 11:21

 Quando você está utilizando seu computador, centenas de arquivos são gravados no disco rígido. No entanto, as partes de arquivos (fragmentos) são copiadas em áreas diferentes. Quando seu sistema operacional precisa recuperar esse arquivo para leitura, é necessário procurar pelo arquivo nas diversas áreas do HD. Isso leva tempo. A desfragmentação de disco é essencial para manter o sistema em uma velocidade aceitável. O processo consiste basicamente em mover os fragmentos em uma área contínua, ou seja, todos juntos. Quando o sistema operacional precisar ler o arquivo, ele vai encontrar todas as partes juntas e o acesso será mais rápido.

O próprio Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, que inclusive é programada para ser executada de tempos em tempos. No entanto, esse processo é um tanto quanto desgastante: ele leva muito tempo para concluir (quando a quantidade de arquivos é grande) e não permite que você trabalhe enquanto está realizando a desfragmentação. Esse processo pode levar até um dia inteiro!

Mas existem alternativas para o processo, funcionais e gratuitas. Apresento o Disk Defrag, da Auslogics. Ele é leve e funciona no Windows 2000, 2003, XP e Vista.

O programa só possui vantagens:

  • É fácil de usar: você escolhe qual é o disco que deseja desfragmentar e clica em “Next”. Assista seu HD sendo desfragmentado em um gráfico atualizado em tempo real.
  • Use seu computador: você está livre para usar sem computador enquanto disco está sendo desfragmentado. Embora não recomendável, já que os arquivos em uso não serão desfragmentados, o seu computador não ficara 100% inutilizado enquanto você utiliza o programa.
  • Conclua o processo em menos tempo: a desfragmentação leva menos tempo para concluir. Em alguns testes realizados, um HD de 60GB (com mais de 40GB ocupados) ele levou menos de 2 horas para concluir.

A ferramenta é gratuita e pode ser baixada no site da Auslogics:

Auslogics Disk Defrag

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

2 comentários

  1. José Aparecido disse:

    Muito legal esta matéria, é muito chato ficar esperando terminar a desfragmentação para poder usar o computador.Com este programa você não precisa esquecer que tem computador durante a desfragmentação…Parabéns pela matéria, o site é muito legal e traz dicas muito úteis. E o melhor, o site está sempre trazendo novidades.
    José Aparecido

  2. 1insolvent disse:

    2precipitation…

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar