Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Sem categoria

Várias idéias do Google em leilão de espectro

01/10/2007 as 15:41

Google Wifi

O que você faria se tivesse 4,6 bilhões de dólares livres, se tornasse uma empresa de comunicação e quisesse investir para ampliar seus negócios? Compraria um espectro, é claro!

Na verdade, o Google anunciou em Julho que entraria em um leilão para a aquisição do espectro de uma freqüência de 700 MHz nos EUA e estaria disposto a pagar até 4,6 bilhões de dólares. Falando em linguagem clara, a empresa terá permissão de uso de uma freqüência de rádio para a transmissão de dados (sem fio).

As exigências feitas para o governo visam garantir o uso de plataforma aberta de forma que os usuários possam utilizar e fazer download do que desejarem. Aparentemente, o Google deseja prover acesso a banda larga nessa freqüência, mas os objetivos não estão tão claros.

Esse leilão garante a utilização dessa freqüência para a transferência de dados, mas sabemos que no mundo digital, podemos converter o que quiser em dados: som, vídeo, texto… Isso garante uma gama de possibilidades para o Google, que não deve ter entrado na disputa sem um plano concreto de negócio. Mas eu posso citar algumas opiniões pessoais:

  • Internet gratuita: o Google poderia oferecer internet gratuita (como já faz em algumas cidades dos EUA). Esse serviço requer que os usuários se cadastrem (gratuitamente) para uma conta Google para utilizar o serviço, o que garantiria mais usuários para sua rede.
  • Economia de rede: o uso de uma nova banda própria diminuiria os gastos com tráfego de rede da empresa no caso de saídas externas para serviços locais, o que garantiria economia. A busca do Google é um dos sites mais acessados na Web e os gastos de rede não devem ser muito pequenos o que justificaria os 4,6 bilhões como um investimento, não um gasto.
  • Novos serviços: o Google sempre foi inovador nos seus serviços. Uma rede sem fio pode garantir serviços como pagamento de comprar por essa rede ou mesmo uma rede para expandir o programa de publicidade do Google em diversas mídias.
  • Uma rede de telefonia celular: o Google é uma empresa de mídia. Ela se baseia em buscas, e-mail, vídeo (YouTube) e notícias. Talvez fosse a hora de expandir para uma rede de telefonia celular. Essa idéia é justificada pelos rumores da criação do “Google Phone“, a resposta do Google para o iPhone da Apple.

O leilão de espectros não é uma coisa de outro mundo. Aqui no Brasil isso também acontece, mas por ser algo muito caro, apenas grandes empresas com real interesse podem fazê-lo. O último aconteceu na semana passada e envolveu as operadores de telefonia celular que querem aumentar sua rede em todo o país.

Mais uma vez, só nos resta aguardar pela novidade que o todo poderoso Google guarda para os usuário e a esperança de que isso também apareça aqui na terra Tupiniquim.

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Um comentário

  1. [...] gira em torno de uma história já difundida desde a época do lançamento do iPhone o que seria o Google Phone. O rumor da vez foi por conta de uma matéria do Wall Street Journal que afirma que a empresa [...]

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar