Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Torne livre o seu iPod Touch

28/04/2008 as 22:29


Aviso! Esse método só funciona nos firmwares 1.x do iPod Touch. Para a versão 2.x, procure pelo software Quickpwn. Para a versão 3.0, siga essas instruções.

Free iPod Touchexpliquei meus motivos para desbloquear o meu iPod Touch. Disse também que era um processo complicado e trabalhoso. Quando eu fiz, de fato era. Mas a comunidade parece estar evoluindo mais do que o SDK da Apple e resolveu tornar as coisas mais fáceis. Agora o desbloqueio pode ser feito com o download de um simples programa, em menos de 5 minutos e com apenas um clique. Siga o passo-a-passo a seguir.

Antes de iniciar, vale a pena lembrar que não posso ajudar muito nesse processo, uma vez que só tenho a experiência de ter feito no meu iPod. Não tive problema algum… Outro fato para deixar bem claro é que esse processo viola os termos de garantia do aparelho! Caso dê algum problema, a Apple não cobre isso na garantia!

Já que você continuou lendo, já está ciente. Tenha certeza que seu iPod Touch está com a bateria cheia. Mesmo estando plugado na USB, não é bom arriscar por interrupções.

1- Atualize seu iTunes e seu iPod Touch para a versão mais recente

Atualize seu iPod Touch para versão 1.1.4 (até a presente data, é a versão mais recente). A atualização é bem simples e deve ser feita pelo próprio iTunes clicando no botão “Atualizar” que aparece assim que você pluga o iPod.

Dica: é interessante que você faça o download do firmware nesse link para caso queira restaurar. O download tem quase 160 MB é não é prático ficar baixando toda vez. Para aplicar o firmware dessa forma, no entanto, é preciso clicar no botão “Restaurar” segurando a tecla Shift. Quando o iTunes solicitar, abra o arquivo que você baixo. Atenção: clicar no botão “Restaurar” irá aplicar o firmware, mas também irá apagar todo o conteúdo do seu iPod! Tenha certeza de ter um backup de tudo! Você também pode utilizar esse processo para caso seu iPod tenha “morrido” durante o processo.

Ao concluir a atualização, feche o iTunes.

2- Desbloquear!

Após atualizar, vamos de fato desbloqueá-lo. Faça o download do Ziphone. Esse software foi feito inicialmente para o iPhone, mas funciona para o iPod Touch também. Existe a versão para Mac e para Windows. Ao executar o Ziphone, clique no botão “Jailbreak” e aguarde.

Seu iPod irá reiniciar no modo de recuperação e você verá uma tela de terminal (parecida com aquela do DOS) com o fundo preto e letras brancas. Não fique com medo, apenas aguarde! O iPod deve reiniciar umas 3 ou 4 vezes. Não interrompa o processo. Segundo a ajuda do Ziphone, se o processo demorar mais que 4 minutos, há alguma coisa errada. Interrompa e restaure o iPod pelo iTunes.

Caso queira saber como é, nesse vídeo há uma demonstração com o iPhone. O processo é similar.

Ao concluir o processo de reinicialização seu iPod já está desbloqueado e pronto para ter suas músicas copiadas de volta e tudo mais.

Você verá 2 novos ícones: um do blog do Ziphone (é possível apagar) e o Installer, o aplicativo que vai instalar outros aplicativos para você. Nota: é preciso ter conexão Wi-fi configurada no iPod para instalar aplicativos.

Os passos daqui para frente são opcionais, mas são bastante interessantes que você tenha.

3- O poder da comunidade

Os softwares disponíveis no installer são todos feitos pela comunidade. Vamos então incrementar essa lista. Abra o Installer enquanto estiver conectado. Caso ele peça para atualizar o aplicativo do Installer, faça-o. Ele vai baixar e instalar automaticamente (provavelmente quando concluir, voltará para a página inicial).

Vamos adicionar agora uma biblioteca de novas fontes de software. Acesse a opção “Install”, selecione “Sources”, clique em “Community Sources”. Clique então em “Install” e novamente em “Install”. Aguarde o download e a instalação.

4- BSD System

Vamos instalar agora o BSD System. Em termos técnicos, o iPod Touch e o iPhone possuem um sistema operacional comum. O BSD System habilita os serviços de acesso via linha de comando no sistema operacional, além de ferramentas de rede. Ele é necessário para a instalação de diversos aplicativos para o iPod.

Antes de iniciar a instalação feche o iTunes!

Vá no Installer, selecione All Packages, localize e instale o BSD System. Ao concluir a instalação reinicie o iPod Touch (desligue e ligue de novo). Isso é obrigatório para que o sistema inicie os serviços de rede.

5- Alguns extras antes de continuar…

Após reiniciar, você poderá acessar seu iPod por SFTP! O usuário é “root” e a senha é “alpine”. Só é possível acessar os aplicativos e as pastas de sistema. Nada de músicas, Ok?

Nesse momento você pode ir lá no Installer e procurar pelo Boss Tool e pelo Boss Prefs. O Boss Tool permite que você mova os arquivos de aplicativos do iPod para a outra partição. Sim, você leu direito: seu iPod Touch tem 2 partições, uma com o sistema (uns 300 MB) e a outra com as músicas. Use a opção do Boss Tool para mover os aplicativos para a partição maior e evitar mensagens de disco cheio quando estiver instalando novos itens. Já o Boss Prefs permite você adicionar preferências de aplicativos baixados. Uma opção que eu recomendo, por exemplo, é parar o serviço SSH do iPod quando não estiver em uso. Primeiro por segurança e segundo para poupar bateria.

6 – Adicionando repositórios no Installer

Você pode ainda baixar qualquer aplicativo ou jogo (inclusive que usam o acelerômetro do iPod). Alguns têm até os aplicativos do iPhone para seu iPod Touch. Para isso, faça o seguinte: vá ao Installer e selecione Sources. Selecione Edit e depois Add. Adicione algum endereço que contenha aplicativos. Esse site tem uma boa lista:

http://hacktheiphoneitouch.blogspot.com/2008/01/iphone-going-corporate-january-21st.html

Em seguida, volte a lista do installer e adicione os aplicativos que quiser. Lembre-se que também é simples desinstalar, basta ir até a opção uninstall.

7 – Aplicativos interessantes: emuladores de vídeo-game

Existem aplicativos interessantes para certificar que o hardware do iPod é muito bom como os emuladores de vídeo-game. Primeiro, é preciso adicionar nos Sources o seguinte endereço:

http://zodttd.com/repo/

Em seguida localize na lista os aplicativos do ZodTTD e instale os disponíveis. Atualmente existe emulador para NES, SNES (Super Nintendo), Genesis (Mega Drive), Game Boy Advance e Playstation I.

Os ROMs devem ser copiados para o iPod Touch utilizando SFTP (explicado no passo 4).

Espero que todo os que compraram o iPod Touch e nem sequer podem ter os aplicativos oficiais da Apple por não existir o iTunes Store Brasil fiquei mais contentes depois disso. Boa sorte!

,

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

24 comentários

  1. [...] rodflash wrote an interesting post today on Torne livre o seu iPod TouchHere’s a quick excerptAlguns têm até os aplicativos do iPhone para seu iPod Touch….Caso queira saber como é, nesse vídeo há uma demonstração com o iPhone. O processo é similar….Em termos técnicos, o iPod Touch e o iPhone possuem um sistema operacional comum….Esse software foi feito inicialmente para o iPhone, mas funciona para o iPod Touch também… [...]

  2. [...] rodflash wrote an interesting post today on Torne livre o seu iPod TouchHere’s a quick excerpt … irá apagar todo o conteúdo do seu iPod! Tenha certeza de ter um backup de tudo!… … tenho a experiência de ter feito no meu iPod…. … uma tela de terminal (parecida com aquela do DOS) com o fundo preto e letras brancas. Não fique com medo, apenas aguarde! O iPod deve reiniciar umas 3 ou 4 vezes. Não interrompa o processo….“Atualizar” que aparece assim que você pluga o iPod…. [...]

  3. carol disse:

    depois que eu faço todo esse processo, itunes não reconhece o ipod.
    o que eu faço ?

  4. rodflash disse:

    Como eu disse, não posso ajudar muito porque só conheço o processo que funcionou no meu iPod. Sugiro que você restaure seu iPod (veja o passo 1 aí em cima na parte “Dica” para saber como fazer).

  5. marcelo disse:

    desinstale o itunes,reinstale o itunes,abra o itunes.conecte o ipod touch no seu pc.segure o botao home+hold ate ele desligar.segure de novo os mesmos botoes por 20 segundos(exatos)ate ele ligar,depois solte o botao hold e deixe o botao home pressionado ate o itunes reconhecer seu ipod touch.

  6. vitor disse:

    Marcelo essa dica salvou minha vida!!!
    valeuuuu!!!

  7. Ludmila disse:

    Eu comprei um itouch nos Eua de 16 gb agora em fevereiro e queria mt desbloquea-lo … a versão é 2.2.1. O procedimento é o mesmo ??tentei baixar o ziphone mas pelo seu link é pago , tem algum link gratis ??Sou meio alienada em programação ..internet etc … se puder me dar um ajuda , agradeço , valeu

  8. Suzy M. G.de Oliveira disse:

    Oi, talvez vc possa me ajudar.

    Tõ aqui na França e comprei um ipod touch, vc acha que se eu me inscrever aqui com o meu endereço do Brasil eu consigo comprar os aplicativos na apple store e utiliza-los no Brasil quando eu chegar das minhas férias????

    ou eu tõ ferrada?
    su

  9. jefferson sobral disse:

    eu fiz o jailbreak, porém não consigo instalar o bsd system e também não consigo instalar vários outros… Meu ipod está na versão 1.1.5

    Gostaria de colocar jogos de corrida, mas não sei como encontrá-los…
    se alguém puder me ajudar eu agradeço

    Um abraço do Brasil a todos!!!!

  10. rodflash disse:

    Ludmila: atualize para a versão 3.0 e siga as instruções deste endereço: http://www.rodflash.com/tecnologia/2009/07/como-desbloquear-iphone-ou-ipod-touch-versao-3-0

    Suzy: o que diferencia a disponibilidade dos aplicativos é a loja que você se cadastrou do iTunes, não o local onde o aparelho foi comprado. Verifique em qual país sua conta foi criada. Se você colocou seu endereço/cartão de crédito do Brasil, pode se assegurar que a conta foi brasileira. Mas se colocou seu endereço da França, sua conta é francesa. Tenha em mente que mesmo do Brasil, pode continuar comprando usando sua conta da França (claro, desde que você ainda possua o cartão de crédito endereçado para lá).

    Jefferson: os aplicativos só estão disponíveis para a versão 2.x ou superior. Recomendo atualizar logo para a versão 3.0 (mais informações aqui: http://www.rodflash.com/tecnologia/2009/07/como-desbloquear-iphone-ou-ipod-touch-versao-3-0). Quanto aos jogos, apenas alguns estão disponíveis na loja do Brasil. Acesse a iTunes Store e verifique.

  11. pitt disse:

    ola amigos, gostaria de saber qual é o preço do ITOUCH na França e se é vendido em dólares ou euro para turista. Espero urgente respostas! Obrigado

  12. Satel disse:

    Olha cara, gostei das dicas todas. Mais no meu Ipod mesmo com as sources adicionadas ela da erros ao instalar os aplicatvos, vem uma mensagen dizendo: Package download Failed..
    Quem tiver uma dica como posso instalar os aplicatvos sem esse raio de mensage por favor manda-me

  13. japa disse:

    caro colega,
    por favor, como faço para q meu ipod touch leia arquivos PDF? obrigado!!!

  14. fabio disse:

    como faço pra saber a versao do meu ipod touch? Tenho a versao do soft que eh 3.2.1 com essa versao posso fazer a esse processe de desbloqueio??

    grato.

  15. rodflash disse:

    - Japa: por padrão o iPod Touch lê PDFs quando eles são anexados no e-mail. Para colocar qualquer PDF e ler tipo e-book, baixe aplicativos como o QuickOffice, AirSharing ou ezShare.
    - Fabio: Somente a terceira geração ainda não foi desbloqueada. Voce pode conferir qual é o seu modelo nesse site http://support.apple.com/kb/HT1353 e baixar o software de debloqueio nesse outro http://www.blackra1n.com

  16. kiko disse:

    Qual a finalidade do desbloqueio do ipod touch? O que posso fazer com ele desbloqueado??? desdulpem as peguntas de burro e que sou meio leigo !!!!

  17. rodflash disse:

    @kiko: com o desbloqueio você pode instalar aplicativos que não foram aprovados pela Apple para o iTunes além de instalar outros que adicionam funcionalidades ao iPod Touch. Tem temas, funcionalidade nova aos botões, software para uso de modem, multimidia players… Além disso você tem controle ao sistema de arquivos do dispositivo podem copiar arquivos para backup manual, por exemplo.

  18. caio disse:

    po q raiva do ipod no concigo fazer nada nele
    a unica coisa q eu concigo fazer e colocar musica …
    tudo q vou fazer começa a fazer uma especie de formatação ….no concigo colocar nem um aplicativo sem apagar todos os arquivos existentes ….
    alguem pode me ajudar … me manda um emael ai galera

    caioalves1111@hotmail.com
    caiorhagme@hotmail.com

  19. caio disse:

    se desbloquear meu ipod toch voupoder colocar videos comuns tip formato 3gp
    sem precisasr usar o itunes?

  20. rodflash disse:

    @caio: não, você ainda precisará convertê-los para o formato do iPod. Tenha como base para audio e vídeo que o iPod nada mais é do que a biblioteca portátil do iTunes, ou seja, o que está lá está no iPod.
    Para converter os vídeos para o formato do iPod (inclusive com legenda), leia mais aqui: http://goo.gl/ihAv
    Quanto ao iPod apagando os aplicativos, certifique-se que seu iTunes possui a sua conta da App Store válida com os aplicativos baixados nela e que os aplicativos estejam marcados na aba Aplicativos do iPod antes de fazer a sincronização.

  21. caio disse:

    ai ai agora complicou td
    tentei desbloquear mais fiquei com medo e cancelei tudo
    eu ganhei esse ipod meu irmão trouxe dos estados unidos
    jat em trez meses mais a conta ainda esta ativa pq eu conceguir colocar alguns jogos gratis tipo (shift) mais foi pela conexão WI FI
    mais agora eu comprei alguns pelo meu Pc em casa e não concigo colocalos no ipod sem sincronizar e apagar todos os outros entende…?
    e como eu faço pra colocar videos do youtub ?eu ja fiz dauloands mais o ipod diz que não aceita o formato (não e compativel)

  22. caio disse:

    como eu faço pra converter os videos ?
    qual programa ?

  23. gustavo disse:

    eu consigo meter todos os jogos que eu quizer sem meter aplicaçoes ao fim de desbloquear o meu ipod touch

  24. gustavo disse:

    gostaria que me dessem uma resposta rapida sefasfavor

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar