Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Greve dos Correios e o apagão da Internet

20/07/2008 as 21:12

Você que convive com tecnologia o dia todo, envia e-mails, conversa com outras pessoas na Internet já parou para pensar o que aconteceria se a Internet parasse por um dia? E se os Correios também não fizessem mais entregas de correspondências? Pois bem, isso aconteceu e os maiores prejudicados somos nós, os consumidores que temos que ficar de olho nos bastidores.

No início desse mês (1 de julho) os Correios entraram em greve. Mas quem manda cartas nos tempos dos e-mails? O que isso te afeta? Hoje, 20 dias depois do seu início, você já deve ter resposta a essa pergunta. O fato é que a greve ainda não terminou e os Correios estão com milhares de correspondências pendentes de entrega. Além das cartas, ainda existem contas, boletos de pagamento, encomendas nacionais e internacionais e algumas revistas. Lojas da Internet costuma entregar seus produtos pelos serviços dos Correios, como o Sedex, e as entregas de lojas virtuais internacionais costumam utilizar o serviço postal do governo porque é mais barato. No caso das contas, o Procon informa que as empresas que dão outra alternativa para a emissão de boletos (como emissão pela Internet) têm o direito de cobrar juros de atraso. Talvez por isso os empresários não tenham feito tanta pressão no governo para o fim da greve…

Opa, espera aí! Mas e se não temos Internet para emitir esses boletos? Foi exatamente o que aconteceu logo no dia 3 desse mês em São Paulo, a maior cidade do país. Uma falha no backbone da Speedy deixa mais de 50% da cidade sem Internet, inclusive serviços do governo como o Detran (isso não aconteceu aqui em Brasília porque aqui o serviço é provido pela BrasilTelecom que tem ligações com o “chefe”).

O caso da Speedy, os usuários seão ressarcidos pelo acesso, no caso dos Correios, também existem algumas coisas que se pode fazer (consulte o Procon da sua cidade). Mas a paralização desses serviços só nos faz pensar o quanto somos escravos dos serviços que a tão sonhada modernização nos trouxe. Os bancos essa semana estavam extremamente cheios de pessoas solicitando segunda via de contas, pagando cartões e afins. Para completar o caos, só faltava os bancos entrarem em greve, mas isso eu vou deixar para comentar por volta do mês de Outubro quando os bancos costumam fazer a sua greve agendada

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Um comentário

  1. 2involves disse:

    3thirty-four…

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar