Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

iPhone OS 3.0

19/03/2009 as 22:33

Apple Logo

A Apple marcou o evento dia 17 de março de 2009 em Cupertino, em um auditório na sede da empresa. Iniciado pontualmente as 14h (horário de Brasília) o público alvo deveria ser os desenvolvedores. Embora alguns estivessem presentes, o evento estava cheio de jornalistas e os olhos dos acionistas e dos concorrentes com certeza também estavam voltados para lá.

Após a lançamento do primeiro iPhone e o lançamento do iPhone 3G, os concorrentes e os usuários não ficaram para trás. Todos sabem o que mais querem no iPhone, mesmo que sejam funcionalidades que outros telefones possuem há décadas. A Apple não é perita em escutar o que os outros dizem, mas sim ser inovadora. Mas a crise parece ter mexido um pouco com a empresa. Como sempre, a Apple inicou o evento com números. Milhares de iPhones vendidos. Milhões de aplicativos comprados.

A maior novidade para os desenvolvedores foi que a Apple liberou mais de 1000 APIs novas para o iPhone. Se você está se perguntando o que isso significa é fácil responder: os aplicativos poderão ter mais acesso ao seu telefone do que tem hoje. Eles poderão, por exemplo, acessar a lista de música e o bluetooth, coisa que era impossível com a versão atual. A Apple avisou ainda que nativamente, a versão 3.0  possui mais de 100 novos recursos em relação a versão 2.x.

Veja as principais novidades apresentadas:

Recortar, copiar e colar

É possível selecionar um texto, copiar e colar um texto, uma frase ou um parágrafo inteiro. Será possível ainda copiar fotos no aplicativo de E-mail.

Compras “por parte”

O aplicativo poderá vender uma parte dele por partes, como novas fases de jogos, novos recursos ou conteúdo exclusivo.

Push Notification

Os aplicativos poderão gerar alertas sem ficar rodando e ocupando memória (e bateria) do telefone. O servidor centralizado da Apple se encarrega de receber os múltiplos alertas e dar o aviso. Algo parecido com o que o aplicativo de e-mail faz.

Mensagens

O aplicativo de SMS será mais rápido e será possível encaminhar mensagens e apagar mensagens individualmente. A maior novidade é que será possível enviar e receber mensagens MMS, incluindo fotos, contatos e mapas.

Peer2Peer

Dispositivos poderão se comunicar diretamente através de Bluetooth. Jogos, por exemplo, poderão ser jogados sem a necessidade de ter uma rede Wi-fi ou um servidor configurado. A Apple garantiu que a comunicação será feita pelo protocolo Bonjour (comunicação sem fio sem nenhuma configuração requerida). Isso quer dizer sem realizar nenhum tipo de pareamento complicado. Outros acessórios também poderão se comunicar via Bluetooth.

Notas de voz

Será disponibilizado um novo aplicativo para fazer notas em formato de voz (mesmo já existindo uma dezena deles na loja da Apple…).

Busca

Será possível buscar nos e-mails, músicas, vídeos, eventos, contatos… O Spotlight, já conhecido no Mac fará esse trabalho.

Campos de auto-completar no Safari

Campos salvos durante a navegação e nas informações de Wi-fi.

A2DP Stereo Bluetooth

Utilização de fone de ouvido Bluetooth para música e ligação (só era possível para ligações).

Google Maps

Outros aplicativos poderão utilizar o Google Maps e os serviços de localização (incluindo GPS). Foi liberado aplicativos com função turn-by-turn (aquele que os GPS possuem que ditam o caminho a ser seguido em uma rota). No entanto, não será permitido utilizar o Google Maps nos aplicativos turn-by-turn, segundo a Apple “por questões de licenciamento”.

Tethering

Modem 3G no seu iPhone 3G, via Bluetooth ou USB. Isso requer um bom plano de dados (algo que não vemos muito no Brasil), um contrato específico com a operadora. No entanto, essa função não foi citada como principal e pode ser removida da versão final (mesmo estando claramente presente na versão beta)

O que você não terá

Os iPod Touch não terão, claro, nenhum recurso de telefone ou câmera (já que não possuem hardware para isso). O iPhone de primeira geração não poderá utilizar A2DP Bluetooth (fone de ouvido sem fio para música) e MMS.

Embora especulado, também ainda não será agora que a Apple e a Adobe concluíram o Flash para o iPhone. Não foi permitido também que aplicativos rodassem em segundo plano. Isso seria útil para mensageiros instantâneos, por exemplo. A Apple alegou que a sua arquitetura não foi planejada para isso (mesmo sabendo que aparelhos mais simples e antigos possuem esse recurso). Talvez na versão 3.1…

Preço

Para os iPhones a atualização será gratuita. Para os iPod Touch, como sempre explorados pela Apple, custará $9,95 dólares. Ambos poderão ser baixados no iTunes.

Quando?

Para os desenvolvedores, a versão beta já está disponível através do SDK. Para todos os usuários, a versão será disponibilizada até o final do verão americano.

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

5 comentários

  1. Roberto disse:

    Quando é o verão Americano?

  2. rodflash disse:

    Tecnicamente falando, o solstício de verão no hemisfério sul (onde o Brasil está) tem início em 21 de dezembro e término em 20 de março. O verão americano, onde estão os EUA, por estar no hemisfério norte é o inverso: tem início em 21 de junho, que é o início do nosso inverno.

    É interessante reparar que os lançamentos de produtos e filmes americanos são baseados nas estações do ano porque eles acabam tendo um prazo maior de lançamento sem uma data fixa.

    Na prática, o verão americano termina somente no dia 21 de setembro o que dá prazo para a Apple lançar a versão 3.0 do iPhone OS entre junho e setembro, no tempo em que ela achar mais conveniente. ;)

  3. [...] o lançamento da versão 3.0 do sistema operacional do iPhone e do iPod Touch, a Apple lançou novos recursos que valem a pena a [...]

  4. LIN disse:

    ola,
    estou querendo fazer jailbreak no ipod touch 2geracao, mas tenho algumas duvidas.
    Fazendo o jailbreak e instalando o Cydia, como faco para passar musicas pro ipod se nao vou usar o itunes?

    Os aplicativos tambem sao pagos?

    ficaria grata com alguma resposta!
    =D

  5. 1ostensibly disse:

    2twenty-fifth…

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar