Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Case: Jornal Jurídico e a edição clica-e-arrasta

14/03/2011 as 18:01

O Jornal Jurídico é um portal de notícias jurídicas que existe há mais de um ano e pediu ao rodflash.com uma “mãozinha” para tornar a disponibilização de notícias mas agradável e dinâmica. A proposta do layout já veio quase pronta, precisava apenas de pequenos detalhes. A maior questão era a interface de gerenciamento de notícias.

O site já utilizava o Wordpress, mas este não oferecia todo o dinamismo que a rapidez de atualização do site exige. Há quem ache que o Wordpress ainda é apenas um mero gerenciador de blog, mas eis a novidade: o Wordpress é um excelente gerenciador de conteúdo (CMS), bastante flexível e perfeito para sites como o do Jornal Jurídico e por isso ele foi mantido lá, mas não do mesmo jeito.

O layout entregue foi adaptado para um tema próprio, desenvolvido do nada para chegar ao nível que o site exigia. Mas o segredo ficou na definição de destaques: foi criada, utilizando apenas as funções do Wordpress, uma interface que permite selecionar uma das notícias cadastradas e arrastá-la para o local desejado, direto da página inicial.

Essa funcionalidade é vista geralmente por softwares de edição impressa e pôde ser realizada nesse projeto 100% web de uma forma simples para que o diagramador e editor-chefe do site possam definir quais notícias tem um destaque maior e exatamente aonde elas devem ficar no site. Em geral, os sistemas web que tem este fim acabam por deixar os locais fixos e o trabalho de diagramar acaba sendo feito quase por imaginação de como ficará, nunca visualmente.

A execução deste projeto prova que facilitar a interface para o usuário torna tudo mais rápido, principalmente quando o foco é dar uma notícia. Além disso, provou o quão poderoso é o Wordpress com o PHP e mostra porque a linguagem PHP é a mais popular da internet hoje e porque a plataforma do Wordpress tem tido cada vez mais sucesso.

Não deixem de visitar: www.jornaljuridico.com.br

, ,

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Comentários fechados.

Compartilhar/Salvar