Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de novembro, 2005

Web 2.0: novas tendências para a Internet

Sem categoria

15/11/2005 as 08:00

Publicado em 15 de novembro de 2005, no caderno Informática & Tecnologia do Jornal de Brasília

No mês de outubro aconteceu em São Francisco, EUA, a Web 2.0, uma conferência que reuniu diversas empresas renomadas no ramo de tecnologia da informação com o objetivo de apresentar ao público seus novos produtos, baseados nas atuais tendências de mercado, tanto para comércio eletrônico quanto para serviços na Internet.

Um recurso bastante comentado e que está fazendo um grande sucesso é o Really Simple Syndication (RSS), um tipo de arquivo especialmente formatado com o objetivo de padronizar a divulgação de notícias pela Internet. Com esse novo tipo de arquivo é possível receber informações de notícias em tempo real, de forma prática e fácil, ou seja, você tem a autonomia de escolher qual é o canal de notícia que quer ver e ele será automaticamente atualizado. O navegador da Web Firefox já tem suporte ao RSS desde a primeira versão.

A Microsoft promete que tanto o Internet Explorer 7 como o Windows Vista, previsto para 2006, serão totalmente compatíveis com o formato. As empresas têm explorado cada vez mais o RSS, facilitado a distribuição de notícias. O Google, por exemplo, já lançou o Google Reader, um leitor de RSS on-line em inglês e a Página Inicial Personalizada, onde qualquer usuário pode cria sua própria página inicial com o conteúdo que desejar, em português. Indo pelo mesmo caminho, a Microsoft, além dos produtos a serem lançados em 2006, iniciou a fase de testes do Start, similar ao produto do Google.

Para tornar o RSS ainda mais atraente, o iPod, da Apple, um dos aparelhos multimídia mais bem sucedidos desse ano, também é capaz de distribuir notícias em tempo real com recursos multimídia através desse formato. Os Podcasts, com os quais é possível disponibilizar na Internet conteúdo integral de conferências e eventos, transmitindo-os para os aparelhos portáteis, também foram bastante discutidos na conferência, pois a cada dia que passa seu uso se torna mais disseminado na Internet, sendo largamente utilizados em Blogs de todo o mundo.

Outros recursos muito discutidos na Web 2.0 foram as tecnologias que mudam a forma pela qual os sites da Web funcionam, trazendo a informação mais rapidamente, entre eles a AJAX. Essa nova técnica implementada de maneira a disponibilizar para os usuários finais sites mais rápidos e dinâmicos, os quais possam ser acessados através de qualquer navegador da Web . A AJAX utiliza a Extensible Markup Language (XML) e o JavaScript, em versões totalmente compatíveis com os Browsers atuais. Diversas empresas têm explorado essa técnica, trazendo produtos mais acessíveis ao usuário, como o Gmail, do Google, e o Outlook Web Access, da Microsoft.

Como resultado da conferência, espera-se uma sensível melhoria na qualidade dos novos serviços disponibilizados na Web, trazendo mais praticidade e garantindo maior organização das informações recuperadas. Até a metade do 1° semestre de 2006 é esperado um crescimento na utilização das técnicas apresentadas na conferência Web 2.0, principalmente nas empresas que utilizam a plataforma Internet como padrão de execução. Isso certamente aumentará o número de usuários da Internet mais bem informados e satisfeitos com o vasto conteúdo que a ela provê.

Leia mais...


Nenhum comentário »