Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de março, 2006

Este e-mail será destruído em… 3…2…1…

Tecnologia

31/03/2006 as 13:53

Envie e-mails auto-destrutivos (que se apagam depois de um período de tempo) através do site www.willselfdestruct.com
Eles utilizam o recurso “recall” dos programas de e-mail (falsamente) para recuperar as mensagens.

A função recall só funciona dentro de redes locais e no caso de o usuário ainda não ter lido o e-mail.

No entanto, eles tbm utilizam um recurso que diz que “há uma mensagem esperando por você”. Se o usuário exceder o tempo limite, ele é automaticamente bloqueado.

Leia mais...


Nenhum comentário »

Teste a nova interface do Google

Sem categoria

26/03/2006 as 22:28

Novo GoogleO Google, há alguns meses, está testando uma interface um pouco diferenciada, com uma barra lateral à esquerda dos resultados, que mostra a quantidade de resultado em cada uma das buscas. A nova interface é similar a interface já conhecida no Google Groups.    Apenas algums usuários conseguem vê-la, porém, você pode ativar a interface deste modo:

  1. Acesse o http://www.google.com/
  2. Copie e cole este endereço na barra de endereços do navegador
  3. Acesse o http://www.google.com/ novamente
  4. Faça uma busca
Leia mais...


Nenhum comentário »

A Internet “já é”. Celular é a próxima.

Sem categoria

07/03/2006 as 08:00

Publicado em 7 de março de 2006, no caderno Informática & Tecnologia do Jornal de Brasília

Quando a Internet começou a ter o seu uso em larga escala, em 1994, era óbvio que as empresas tinham que ter sua presença virtual. Em apenas dois anos (1996), esse fato já era eminente: todos estavam eufóricos com o que a Internet e o computador podiam fazer com os seus lucros. No entanto, apenas mais dois anos serviram para mostrar para as mesmas empresas que a Internet não era exatamente uma forma fácil de ganhar dinheiro. Em 1998, muitas empresas virtuais faliram e outras tiveram um corte de verbas tão alto quanto o lucro que tinham obtido nos últimos tempos. Tal fato foi chamado de “A bolha da Internet”.

Passado tal incidente, todos viram que já era hora de tratar a Internet com um pouco mais de cautela. Estratégias de marketing começaram a surgir, mas de maneira diferente do convencional, já que se trata de um mundo virtual com lucros e perdas reais. Após dez anos do ápice da Internet comercial, chegamos a uma conclusão que a Internet não está para acontecer, a Internet “já é”.

Pessoas já fazem compras pela Internet, transações bancárias, pesquisa para trabalhos, ouvem músicas, comunicam-se, assistem filmes e programas de televisão, consultam serviços governamentais… Será que ainda tem alguma coisa nova que a Internet possa nos oferecer?

Os serviços que a Internet pode oferecer assemelham-se cada vez mais com os serviços já utilizados em outras mídias. Um exemplo claro é a publicidade on-line, que deixou de ser opcional para o sucesso de uma campanha. Só outdoors e comercias de televisão não são o bastante para contentar os novos clientes. Eles agora têm a necessidade de saber mais informações e tudo tem que estar num lugar só. A Internet atende perfeitamente esse requisito.

Os celulares foram os que mais evoluíram. Alguns modelos já até aglomeram funções de Palm, os computadores de mão. Mas não param por aí: eles também tiram foto, navegam pela Internet, checam e-mails e recebem notícias em tempo real. A Opera, desenvolvedora do navegador de nome homônimo, desenvolveu o ”Opera Mini” e o ”Opera Mobile”, dois navegadores voltados exclusivamente para aparelhos portáteis. Os navegadores conseguem acessar a Internet através do celular e os sites convencionais são adaptados para caber na tela do aparelho. A Motorola e a Sony Ericsson já incluíram o serviço de busca do Google nos novos aparelhos fabricados. A Sony Ericsson promete ir além: vai adicionar também um aplicativo de atualização de blogs (”Blogger”) nos novos aparelhos. O Google, uma das marcas mais importantes da Internet na atualidade, também oferece diversos serviços móveis que vão além da busca convencional de sites: busca de sites desenvolvidos apenas para celulares, acesso a notícias de diversos canais do mundo, página inicial personalizada, e-mail e envio de fotos e texto para o ”Blogger”.

A Internet já se mostra muito mais estável do que era há dez anos atrás, na época da “bolha”. As empresas já reconheceram sua importância e estão investindo cada vez mais no acesso à rede mundial. Nos próximos anos (ou até mesmo meses), estima-se que sejam instalados pontos de Internet sem fio nas cidades, para que as pessoas estejam sempre conectadas. A adoção desse novo modelo de acesso, já aplicado em cidades como Washington e São Francisco, é promissor e nós, consumidores finais, só temos a ganhar.

Leia mais...


Nenhum comentário »

Frameworks para PHP

Sem categoria

04/03/2006 as 20:05

Frameworks para PHP são páginas prontas para uso no seu código. Em outras linguagens podem também ser chamados de snippets ou Function Packs.

Aqui vai uma seleção de Frameworks interessantes (todos gratuitos):

  • Zend Framework: uma coleção de arquivos com várias funções de banco de dados, RSS, AJAX, E-mail, PDF e Busca. Foi desenvolvida pelos criadores do PHP e tem um excelente documentação sobre o assunto;
  • Magpie RSS: framework que permite que você carregue feeds RSS no site de maneira simples. Utiliza um esquema de leitura de dados similar ao de banco de dados. Simples e rápido de usar;
  • SAJAX: framework para trabalhar com AJAX na Web. Não existe documentação, mas possui um ótimo forum e alguns exemplos que permitem uma rápida implantação. Pode parecer difícil no princípio, mas é um dos mais fáceis de usar.

E se quiser utilizar uma boa ferramenta de edição PHP (também de graça :-)   ), tente o PHP Designer.

Leia mais...


1 Comentário »

Gmail – Abril/2006

Sem categoria

as 19:42

O aniverário de 2 anos do Gmail será comemorado no dia 1o de abril de 2006. No ano passado, os usuários receberam mais 1Gb de espaço (que aumenta a cada dia que passa).

Pare esse ano, os rumores são grandes. A integração do bate-papo e do RSS já acontece. Saiba o que mais pode vir:

  1. GDrive: alguns já testaram um software que permitia que arquivos fossem colocados no Gmail. O Google planeja lançar uma versão oficial, que permitira que os arquivos fossem salvos nos servidores do Google, aproveitando o armazenamento infinito do e-mail. Mais informações aqui.
  2. Google Calendar: para competir com a única função que o Hotmail tem e o Gmail não tem. O endereço http://calendar.google.com já existe, assim como uma página oculta de login
  3. Google Links: para personalizar ainda mais a sua página do Google, será possível que você diga quais serviços do Google devem aparecer no topo das página (Web, Imagens, Notícias, Gmail?). Vários screenchots do serviço já vazaram na Web. A suposta página de personalização estava neste endereço, que já tinha links para o Google Calendar.

Façam suas apostas!

Update – 08/03

Parece que o Google vai lançar realmente o calendário. Veja os Screenshots:

http://www.techcrunch.com/2006/03/08/exclusive-screenshots-google-calendar

Leia mais...


2 Comentários »