Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de dezembro, 2007

Ouvindo música no seu computador

Sem categoria

27/12/2007 as 16:12

Na série especial de música rodflash.com, você vai descobrir as funções mais importantes que facilitam o ato de ouvir músicas no seu próprio computador.


Existem diversos Media Players no mercado. Se você perguntar para o seus amigos qual eles utilizam, certamente você receberá as mais variadas respostas. Mas quais são os principais aspectos que você deve reparar na hora de escolher qual utilizar?Quando sua biblioteca de músicas começa a crescer, certamente a busca é um fator importante. Praticamente todos os playes do mercado tem suporte a essa função, mas alguns tem um grande diferencial, principalmente no que diz respeito manter a organização de forma que você consiga encontrar suas músicas. Para quem utiliza o sistema Mac ou um iPod, ambos da Apple, o iTunes é praticamente um padrão. Sua biblioteca ajuda a manter a organização das músicas. Caso você precise de uma função de organização a mais, pode utilizar diversos scripts para adicionar novas funções para esse trabalho.

iTunes

Se você utiliza o Windows, no entanto, vai descobrir que os scripts do iTunes não funcionam nele, somente no MacOS. O grande problema disso é que existem funções realmente úteis que o iTunes não possui suporte. Nessa caso, recomendo o uso do Winamp, que gerencia a biblioteca de músicas de uma forma simplificada e automática (consolidando, inclusive, as músicas que já foram apagadas do computador, coisa que o iTunes não faz sozinho). O Winamp também possui suporte nativo para iPod ou qualquer outro MP3 player (ou pendrive!).

Winamp

Outro quesito importante para ser analisado é o quanto que o player pesa na memória do computador, de forma que ele não deixe outros programas que estão executando ao mesmo tempo lentos. O próprio Winamp, quanto utilizado o Classic Skin (o tema clássico do Winamp) ocupa pouca quantidade de memória, mas não exibe algumas funcionalidades do player. Caso queira mais economia ainda de memória, vale a pena testar ainda o Foobar2000.
Com os mais variados tipos de arquivo de música hoje em dia, é preciso verificar ainda se o seu player consegue reproduzí-lo. O Winamp possui uma grande lista de formatos, que podem ser facilmente extendidos através de plug-ins. O Windows Media Player, já incluído no Windows também toma a vantagem de ser integrado ao sistema operacional e conseguir reproduzir todos os formatos cujo o sistema possui codec instalado (ou que o DirectX dê suporte). Outros players, além de músicas, também são especialistas em reproduzir os mais variados tipos de vídeo, até mesmo QuickTime (MOV), RealPlayer (RMVB) e DVDs. Para esse fim, recomendo o Media Player Classic, o VLC ou o GOM Player.

Outras funções

Cada player possui sua peculiaridade, mas existem funções facilitam muito a nossa vida. O Winamp e o Foobar2000, por exemplo, possuem uma grande biblioteca de plugins e temas que permite personalizar o player

O WInamp e o iTunes possuem funções como gravação de CDs e conversão de arquivos, inclusive MP4 (M4A), WMA (somenteWinamp) e claro, MP3 (disponível na versão paga do Winamp e gratuitamente no iTunes).

Outro plug-in interessante a ser adicionado no player é o que exibe a letra da música que está sendo tocada ou ainda exibir a letra sincronizada com a música (que inclusive faz download de arquivos LRC, compatíveis com diversos MP4 players do mercado).

Os players também possuem a opção de alterar o idioma da interface (nativo no iTunes ou com plugins, como no caso do Winamp que permite traduzí-lo para o português).

Leia mais...


11 Comentários »

Ouvindo músicas pela Internet legalmente – Playlist online

Sem categoria

08/12/2007 as 17:35

Continuando a série especial de música rodflash.com, aqui você vai descobrir como ouvir músicas pela Internet legalmente através de playlists online.

Playlist online

Uma das vantagens da música no computador é escolher quais deseja ouvir e criar sua lista personalizada. Essas chamadas playlists também pode ser criadas e armazenadas em sites da Internet sem que você tenha a música no seu computador. Tudo isso é disponibilizados gratuitamente (e de forma legal).

SeeqPodImagine se você pudesse digitar o nome de uma música e clicar em “Play” em uma lista de resultados similar a do Google, sem downloads e rápido. É exatamente assim que o SeeqPod funciona. Você simplesmente digita a música na caixa e, a partir de uma lista de resultados, clica em “Play” ou adiciona na sua playlist. Se você preencher todo o cadastro pode ainda salvar várias playlists e acessá-las a partir de qualquer computador. O mais interessante do SeeqPod é que ele funciona como um Google: ele localiza as músicas na própria Internet o que torna seus resultados bem completos.

O SeeqPod ainda possui versões alternativas para Wii, iPod e iPhone que adapta a interface para visualização desses dispositivos, que acessam a Internet Wi-fi.

Outro site que funciona com um sistema de busca é o Last.fm (que também possui uma versão brasileira). Ele é praticamente um Orkut para música, onde existem comunidades de artistas e usuários que gostam de determinado artista. É possível escutar e salvar playlists na Web.

Last.fm (Robbie Williams)

 

A CNet, criadora do antigo e famoso Download.com também mantém uma seção de música. Você pode pesquisar por artistas ou acessar a página de diversos artistas e adicionar a uma playlist (requer cadastro gratuito). Existem diversos artistas (inclusive brasileiros) que fazem o lançamento de singles ou remixes nesse site e vários deles estão disponíveis para download em MP3.

Se você gosta de conhecer artistas alternativos e de qualidade, independente do gênero musical, deve conhecer também o Jamendo. Esse site permite que os usuários enviem seus álbuns para o site para que outros descubram. É possível fazer o download de todas as músicas e ater se comunicar com o artista. Para os adeptos, é um ótimo local para descobrir bons DJs de música eletrônica. O site possui versão em português.

Para completar essa seleção de música on-line, existe ainda o eSnips que não é exatamente um site de músicas, mas um site de compartilhamento de arquivos que permite que os usuários crie suas comunidades e envie seus próprios arquivos. O interessante é que ele possui uma caixa de busca que permite pesquisar pelos arquivos enviados pelos usuários. Quando o arquivo é um arquivo de música, você pode adicioná-lo na playlist (requer cadastro) e escutar aonde quiser. Requer o Windows Media Player ou outro programa de streaming.

esnips

Não perca as próximas dicas do especial de música do rodflash.com. Ainda há muito o que ouvir!

Leia mais...


7 Comentários »

Ouvindo músicas pela Internet legalmente – Rádios online

Sem categoria

02/12/2007 as 23:28

Abrindo a série especial de música rodflash.com, aqui você vai descobrir como ouvir músicas pela Internet legalmente através de rádios online.

Um dos grandes desafios da indústria musical de hoje é a Internet, que permite que as músicas sejam distribuídas livremente sem nenhuma restrição. As gravadoras perdem muito dinheiro com isso e por conseqüência o artista também. Felizmente, para manter o relacionamento entre todos os lados vantajoso existem diversos sites que permitem ouvir músicas pela Internet sem nenhum custo e sem copiar nada para o seu computador.É importante deixar claro aqui que para ouvir músicas pela Internet é preciso ter uma conexão de alta velocidade ou será inviável.

Rádios online

Winamp - Rádio onlineAs rádios online são ótimas se você deseja escutar músicas sem escolher o nome do artista. Assim como nas rádios comuns você escolhe por gênero musical. No Brasil, o mas comum é você escolher uma rádio que você gostar e procurar o site oficial para ouvi-la. A Jovem Pan FM, por exemplo, possui transmissão ao vivo 24 horas por dia da programação no site da rádio e só requer o navegador e o Windows Media Player instalado.

Se você gosta de artistas internacionais, aí é mais fácil. Nos Estados Unidos a legislação do país permite a livre transmissão de músicas pela Internet sem ônus para o difusor, ou seja, qualquer um pode criar sua rádio online da forma que desejar, legalmente e sem gastar nada. Para ouvir essas rádios, basta procurar por links de rádio no seu player predileto. No Winamp, na lista do lado esquerdo há a opção Online Services>Shoutcast Radio que lista todas as rádios disponíveis no momento. No iTunes, há a opção abaixo da biblioteca de música chamada “Radio” que também exibe uma lista das rádios.

Outra opção de rádio online interessante é o .977 Music Portal que disponibiliza rádios para os mais variados gostos musicais. Há inclusive o “The Hitz”, um canal com os melhores sucessos da atualidade.

977

Há ainda um serviço que funciona como uma rádio interativa. O Musicovery permite que você ouça músicas novas e antigas seguindo diversos parâmetros como data, estilo da música e o seu humor. Será montada uma espécie de rede com os padrões pesquisados e suas músicas tocarão em seqüência.

 

Musicovery

Leia mais...


2 Comentários »