Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Ah, o Bluetooth…

24/02/2007 as 13:12

Lembro até hoje a primeira vez que tive contato com o Bluetooth. Foi quando comprei meu Nokia 8910i. Queria conectá-lo ao meu computador e não era tão fácil encontrar o cabo de conexão. Foi aí que comprei um adaptador USB para Bluetooth. A instalação inicial foi muito simples. O Windows XP (com SP2) já havia reconhecido o dispositivo e ativado, sem dificuldade alguma! O Nokia PC Suite (software para comunicação com o celular) também se conectou de uma forma simples e sem dor.

Comecei a entender o pareamento de dispositivos, a ativação da localização, e por aí vai.

Pouco tempo depois, comprei um notebook. Queria conectá-lo à Internet, mas não tinha um roteador Wi-fi disponível. Por que não o Bluetooth? Descobri que era possível, mas não foi uma tarefa fácil (depois eu explico isso com mais detalhes). Descobri que o driver Bluetooth embutido no XP SP2 era limitado e que instalar o driver original do aparelho (da Widcomm) era a melhor escolha, porque o driver do XP não permitia o compartilhamento de 1 conexão à Internet com 2 dispositivos Bluetooth.

Foi interessante acessar a Internet sem fio sem um hotspot Wi-fi, mas a conexão era muito lenta e o outro computador tinha que estar ligado para ser o "servidor de Internet" para meu notebook (certo, certo… Eu adquiri um roteador Wi-fi pouco tempo depois…).

Logo em seguida adquiri um celular Sony Ericsson W800i, que também tinha Bluetooth (disse tinha porque ele foi roubado ). Foi interessante transferir arquivos, músicas e etc. entre ele e o computador (ainda assim era lento. Com o cabo USB era mais rápido).

Recentemente, adquiri um Nintendo Wii que usa a tecnologia Bluetooth para conectar o controle ao console, sem fio. Ele também utiliza infra-vermelho para apontar para a tela, mas o Bluetooth é o responsável pela maioria da comunicação.

Fonte: Engadget.com
Movimentos do Wii Remote (o controle do Wii "movido" a Bluetooth). Fonte: Engadget.com

Tecnologicamente falando o Bluetooth utiliza um emissor de rádio para a comunicação entre dispositivos. A segurança dessa comunicação é feita através do pareamento, que utiliza uma chave de acesso nos dispositivos para que uma conexão possa ser estabelecida. Mas talvez o motivo de maior sucesso do Bluetooth seja o baixo consumo de energia: o emissor de rádio do Bluetooth não consome tanta energia das baterias (celulares e notebooks) ou pilhas (Wii) quanto o infra-vermelho.

Conheço o Bluetooth há mais de 2 anos e vejo que o mercado está crescendo aos poucos. Espero que ele substitua logo o infra-vermelho e ajude a cortar alguns cabos da sua estante. Mas aí vai uma dica: utilize-o apenas para a comunicação de poucos dados, já que para grandes volumes (e alta velocidade), temos o Wi-fi.

Para saber como está indo a evolução do Bluetooh, acesse o site oficial: www.bluetooth.com

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

51 comentários

  1. NILZA disse:

    Tenho um celular da motorola, e até dois dias atrás eu conseguia passar fotos dele para o meu pc. E aparece no celular serviço não suportado.Por que será,me ajudem por favor.

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar