Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Ah, o Bluetooth…

24/02/2007 as 13:12

Lembro até hoje a primeira vez que tive contato com o Bluetooth. Foi quando comprei meu Nokia 8910i. Queria conectá-lo ao meu computador e não era tão fácil encontrar o cabo de conexão. Foi aí que comprei um adaptador USB para Bluetooth. A instalação inicial foi muito simples. O Windows XP (com SP2) já havia reconhecido o dispositivo e ativado, sem dificuldade alguma! O Nokia PC Suite (software para comunicação com o celular) também se conectou de uma forma simples e sem dor.

Comecei a entender o pareamento de dispositivos, a ativação da localização, e por aí vai.

Pouco tempo depois, comprei um notebook. Queria conectá-lo à Internet, mas não tinha um roteador Wi-fi disponível. Por que não o Bluetooth? Descobri que era possível, mas não foi uma tarefa fácil (depois eu explico isso com mais detalhes). Descobri que o driver Bluetooth embutido no XP SP2 era limitado e que instalar o driver original do aparelho (da Widcomm) era a melhor escolha, porque o driver do XP não permitia o compartilhamento de 1 conexão à Internet com 2 dispositivos Bluetooth.

Foi interessante acessar a Internet sem fio sem um hotspot Wi-fi, mas a conexão era muito lenta e o outro computador tinha que estar ligado para ser o "servidor de Internet" para meu notebook (certo, certo… Eu adquiri um roteador Wi-fi pouco tempo depois…).

Logo em seguida adquiri um celular Sony Ericsson W800i, que também tinha Bluetooth (disse tinha porque ele foi roubado ). Foi interessante transferir arquivos, músicas e etc. entre ele e o computador (ainda assim era lento. Com o cabo USB era mais rápido).

Recentemente, adquiri um Nintendo Wii que usa a tecnologia Bluetooth para conectar o controle ao console, sem fio. Ele também utiliza infra-vermelho para apontar para a tela, mas o Bluetooth é o responsável pela maioria da comunicação.

Fonte: Engadget.com
Movimentos do Wii Remote (o controle do Wii "movido" a Bluetooth). Fonte: Engadget.com

Tecnologicamente falando o Bluetooth utiliza um emissor de rádio para a comunicação entre dispositivos. A segurança dessa comunicação é feita através do pareamento, que utiliza uma chave de acesso nos dispositivos para que uma conexão possa ser estabelecida. Mas talvez o motivo de maior sucesso do Bluetooth seja o baixo consumo de energia: o emissor de rádio do Bluetooth não consome tanta energia das baterias (celulares e notebooks) ou pilhas (Wii) quanto o infra-vermelho.

Conheço o Bluetooth há mais de 2 anos e vejo que o mercado está crescendo aos poucos. Espero que ele substitua logo o infra-vermelho e ajude a cortar alguns cabos da sua estante. Mas aí vai uma dica: utilize-o apenas para a comunicação de poucos dados, já que para grandes volumes (e alta velocidade), temos o Wi-fi.

Para saber como está indo a evolução do Bluetooh, acesse o site oficial: www.bluetooth.com

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

51 comentários

  1. SP4RK disse:

    Realmente o Bluetooth cresceu um bocado, agora sem dúvida é a melhor escolha para acessos rápidos, como o pré-citado e idolatrado wii

  2. Fernando disse:

    Olá, adquiri um celular w800. Mas não consigo um driver para conectar o bluetooth ao celular. Você teria algum driver desbloqueado de senhas para me passar?

    Se tiver algum, agradeço.

  3. rodflash disse:

    Olá Fernando!
    Quanto os drivers do w800 pra Bluetooth, tudo depende da forma que você quiser conectá-lo ao seu computador. Os novos notebooks, por exemplo, já vêm com suporte Bluetooth embutido. Os outros que não o tem, é preciso adquirir um adaptador USB Bluetooth, que já vem com os drivers apropriados.
    Caso você utilize o Windows XP (SP2) ou Vista, não é preciso instalar nenhum driver: basta plugar o adaptador USB que ele vai reconhecer. Após reonhecido pelo sistema operacional, é só fazer o pareamente dos dispositivos (consulte o manual do telefone, disponível também no site da Sony Ericsson).
    O envio e recebimento de arquivos deve ser feitos pelo gerenciador de arquivos de telefone (lá onde você vê as pastas de música e fotos) e o uso da função de controle remoto fica dentro do menu Diversão (se não me engano).
    Infelizmente não possuo mais meu telefone (foi roubado) para dar mais detalhes quanto a isso.
    Espero ter ajudado.

  4. Eduardo Dantas disse:

    OLHA EU ADOREI A PAGINA E A CONSULTORIA DO BLUETOOTH TÁ BEM ELABORADA E CLARA.VOU ACESSAR MAIS VEZES.
    DUDU

  5. Dexan disse:

    Prezados (as), boa tarde!
    Será que alguém sabe a solução para o meu problema? Creio ser algo relativo à incompatibilidade com o windows SP2…
    Adquiri um Palm TX e não consigo sincronizá-lo com o meu PC (com windows SP 2) através do cabo USB do Palm… O computador simplesmente reinicia!! Terei que baixar algum driver USB adaptador de bluetooth? Qualquer um serve?
    Desde já grato pela informação, senhores(as)!

    Abs a todos!

  6. josé ponciano disse:

    olá comprei um adaptador bluetooth bluesoleil perd o cd de instalação achei o driver na net mais é shareware funciona limitado onde posso axar um driver gratis. muito obrigado

  7. rodflash disse:

    Dexan,
    Sinceramente, nunca utilizei o bluetooth com um Palm, mas creio que qualquer adaptador USB a venda hoje no mercado seja compatível com a sincronização. Eu tenho 2 adaptadores e ambos funcionam para sincronizar informações da agenda do celular e o Outlook. Em geral, o Windows XP (SP2) já reconhece o dispositivo e instala o driver próprio da Microsoft, que possui algumas limitações, mas funciona bem para o que você quer.
    De qualquer forma, o dispositivo também vem com um CD de drivers cuja a instalação não é muito problemática.
    O segredo da conexão bluetooth com qualquer dispositivo e o computador é o pareamento correto. Consulte o manual do seu Palm para mais detalhes.

  8. rodflash disse:

    José Ponciano,
    Possuo dois dispositivos bluetooth e ambos vêm com o driver da Widcomm, cuja empresa não existe mais (foi comprada pela Broadcom). De qualquer forma, já tive alguns problemas com o driver da Widcomm e descobri o seguinte:
    cada CD de driver vem com uma licença para ser utilizada somente com aquela versão do driver. Se você tentar instalar o driver com outro dispositivo ou tentar uma versão mais nova do driver, não funcionará.
    Para conseguir instalar uma versão mais nova do driver, eu fiz o download de um pacote de instalação da Widcomm em redes P2P, cuja licença era “modificada” (colocar a licença original não funcionou). Não sei se isso é legal, mas foi a única forma de fazer o driver funcionar. Procure por uma versão mais nova nas redes P2P que é fácil de encontrar.

  9. josé ponciano disse:

    muito obrigado!!

  10. Cleber disse:

    Olá pessoal! Tenho um celular Nokia 6230 e gostaria de conectá-lo a internet ADSL através do meu PC via Bluetooth. Alguém teria os passos pra que eu possa realizar essa proesa?
    Meu adaptador bluetooth usb eh um encore enubt-c1 e o celular eh um NOKIA 6230 como já disse. Tenho um pc ligado a uma rede de 02 pc e um modem roteador d-link 500g (via hub, claro). Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato!

  11. Naime disse:

    Olá eu gostaria d pedir uma informação, eu to sem cabo USB ñ sei o pq mas de repente parou d funcionar, mas meu cel é Sony Ericsson Z53oi, ele tem bluetooth, mas qro passar minhas fotos através dessa tecnologia para meu pc,e meu pc diz q ñ tenho dispositivos ou drivers…já fiz d tudo e ñ consigo achar na versão windows vista nada para baixar! Me ajudem pois eu to perdida!O q eu faço?

  12. rodflash disse:

    Naime,
    O Windows XP (SP2) e o Windows Vista têm suporte nativo para Bluetooth, desde que seu computador possua hardware para isso. O Bluetooth só comum em notebooks mais recentes.
    Caso seu computador não tenha, recomendo que adquira um dispositivo USB que não é tão caro:
    http://compare.buscape.com.br/procura?id=4673&raiz=6420&kw=bluetooth+usb

    Como o Windows já dá suporte, não é preciso fazer nada para instalar. Basta plugar. Para saber como transferir arquivos entre o telefone e computador, recomendo que leia o manual do telefone que explica com detalhes o pareamento dos dispositivos.

  13. Naíme disse:

    Eu tenho o cabo usb meu pc é windows vista mas só q eu passava as fotos do meu cel z53oi para meu pc através do cabo usb acontece q agora parou d funcionar ou seja toda vez q conecto o cabo usb no meu pc o dispositivo ñ reconhece mais, aparece assim q ñ há driver ou dispositivo ñ reconhece no windows…já tbm baixei através do cd d intalação q veio com o cabo usb,e tbm já procurei na net para baixar + nunca consegui encontrar… o q está havendo e o q eu posso fazer? pois estou com necessidades d baixar minhas fotos! tenho mais necessidades com o cabo usb pq já tenho do q o bluetooth!
    Desde já agradeço!

  14. Naíme disse:

    Gostaria q pelo menos me enviasse suporte ou download d algum site compatível para saber pq o dispositivo ñ tá reconhecendo mais no wuindows vista antes eu baixava minhas fotos e agora ñ consigo mais!já fui no site do wuindos vista, e do aparelho cel e ñ consegui NADA!

  15. Naíme disse:

    Me ajudem a resolver este problema!

  16. rodflash disse:

    Naíme,
    Tente instalar a versão mais nova do Sony Ericsson PC Suite compatível com o Windows Vista. A versão para o seu celular está no site:
    http://www.sonyericsson.com/cws/support/products/softwaredownloads/z530i?cc=gb&lc=en

  17. caroline disse:

    Eu tenho um notebook com bluetooth e meu celular tbm tem,porem eu nao sei como passar os arquivos alguem pode me ajudar ????

  18. Ellen Marinho disse:

    Genteee me ajudemm comprei um bluetooth instalei no meu pc, so q ele deu problema e o programa foi desinstalado e o cd q acompanha o bluetooty eu perdi… e agora??
    Cmo faço pra instalar o programa de novo sem o cd??Comprar outro nao rola (98 reais aki na minha cidade um!!!)
    Obrigadaaaa
    =)
    é urgente!

  19. rodflash disse:

    Caroline: envie mais informações sobre seu notebook/celular. Já tentou ler o manual do aparelho ou baixar na Internet? Não é tão difícil aprender a mexer no Bluetooth

    Ellen: tente primeiro ir no site do fabricante do dispositivo USB. Localize o produto pelo número do modelo. Além disso, o Windows XP com SP ou superior tem suporte nativo para Bluetooth e não requer nenhum drive especial para isso. Em último caso, munida do número e do fabricante do aparelho, pode procurar o driver no site http://www.driverguide.com (em inglês, gratuito e requer cadastro).

  20. Ellen Marinho disse:

    Obrigadinha
    rodflash
    qulquer outra duvida volto aki de novo ok?
    (se bem q eu tenho mts outras sim…)
    =(
    =)

  21. José Luiz disse:

    Olá,
    Adquiri um Bluetooth USB Adapter, D-CELL, DT-BL 100, Class 1.
    O problema é que o CD com o software de instalação não abre.
    Uso o Win XP que aponta para o drive, acredito, BCM92035DGROM.
    Onde posso baixar este software de instalação, o driver e demais instruções?
    Alguém pode me ajudar, por favor?

  22. Ana Maria Q. Perini disse:

    Olá,
    Adquiri um bluetooth USB adapter, V2.0, ES388,Windows Vista, pois não sei instalar, e não vem com manual, como posso fazer para instalar?
    Desde já agradeço a atenção.

  23. lourival disse:

    Comprei um bluetooth usb adapter classe 2 mas pede senha de uma chave, meu celular nokia 5200 e nao consigo acessar por favor se alguem tiver algo parecido me ajude .
    grato

  24. rodflash disse:

    Lourival: essa chave é referente ao pareamento. Consulte o manual do celular sobre como funciona o pareamento de dispositivos bluetooth. Detalhe: alguns aparelhos celular só aceitam a chave do pareamento com números. Na dúvida, prefira definir a senha com números de até 4 dígitos.

  25. Lucas disse:

    bom… eu tenho um wii e um palm TX.
    o palm tem a tecnologia bluetooth, e o wii a usa para comunicar o console aos remotes.
    eu queria saber se alguem conhece alguma maneira de comunicar o palm e o wii diretamente através do bluetooth… eu tentei localizar o wii no palm, mas nada aparece.
    alguem sabe se isto é possivel?

  26. rodflash disse:

    Olá Lucas!
    Eu já consegui conectar o Wii Remote no computador (não o console em si).
    Para isso, segurei os botões 1 e 2 do Wii remote por alguns instantes (as 4 luzes então começam a piscar). Isso habilita o modo de descoberta. Logo em seguida coloquei o computador para procurar por dispositivos e conectei (não possui senha).
    Utilizei esse aplicativo para interagir com o Wii Remote:
    http://carl.kenner.googlepages.com/glovepie_download

    Ele reconhece o controle como um dispositivo de interação humana (HID), assim como um mouse ou teclado.
    Talvez isso ajude em alguma coisa.

  27. bluetooth disse:

    por favor como faço pra conectar meu celular com pc via bluetooth e passar arkivos e fotos do celular pra pc e vice versa??

  28. ana cristina disse:

    Olá, não consigo instalar o bluetooth class1 que comprei o cd de instalação não está reconhecendo.
    Alguém pode me ajudar.
    Desde já agradeço.

  29. ronaldo disse:

    eu também comprei um bluetooth, com cd de instalação mas não consigo faze-lo funcionar, ele fica pedindo um arquivo de licença mas no cd não tem?

  30. rodflash disse:

    Ronaldo: em alguns dispositivos da Widcomm (hoje Broadcomm) esse problema de licença realmente existe. Um dispositivo Bluetooth que comprei também tinha dado esse problema e eu resolvi da seguinte forma:
    1- Pegue a versão do software/driver do Bluetooth
    2- Fui no eMule e procurei por uma versão “genérica” que vem com uma licença liberada.
    3- Remova a versão problemática e instale a nova

    Problema resolvido. Não sei o que essa licença significa e meu CD até vinha com uma, mas não aceitava. Foi a única forma de fazer funcionar o software da Widcomm (que tinha os recursos que eu precisava). Agora se você quiser apenas copiar arquivos, usar som bluetooth e conectar o celular, usa o driver genérico do XP SP2 que funcionará sem essa questão te licença.

  31. renato silva disse:

    olá tenhu um adaptador bluetooth class 1 e naum consigo instalar seu software, pois o cd naum esta lendo, aonde eu posso conseguir um software que eu consiga fazer ele funcionar

  32. clenio disse:

    tenho um LG MG320c e preciso conecta´-lo ao windows xp. Adquiri um adaptador usb bcm92035dgrom e não encontro driver para ele. Plese me envie um ou indique onde posso encontrar.
    Obrigado.

  33. wenderson disse:

    É,adquiri um bluetooth ecomania EM-BT1, mas veio com o driver não compatível.”ME DE UMA AJUDINHA ONDE POSSO ENCONTRAR O DRIVER PARA BAIXAR”…

  34. Simon Taylor disse:

    Olá!
    Comprei um SSB Bluetooth Adaptor EM-BT1. O problema é que não consigo instalar. Ele veio com um pequeno CD que sempre trava. Deve estar com algum defeito, pois o leitor de CDs tem dificuldade para lê-lo.
    Já consegui copiar o conteúdo para dentro do meu computador, mas mesmo assim, ele sempre trava no mesmo ponto (algo como drive de audio, ou coisa parecida). Onde posso baixar um sofware capaz de fazê-lo funcionar?
    Fico no aguardo de resposta, ok?
    Muito obrigado…
    Simon

    PS: comprei o adaptador para uma Tablet Wacom Bluetooh, que até agora não consegui usar.

  35. HansenMule disse:

    Eu tive o mesmo problema do usuário Simon Taylor. Comprei o adaptador EM-BT1 e o pequeno Cd de instalação trava.

  36. rodflash disse:

    Aos com problemas de instalação, pode parecer banal, mas procurem no site oficial do fabricante pelo driver correto. É obrigação dele dar suporte ao produto principalmente se comprado no Brasil, porque nossa lei prevê tal suporte.

    Em último caso, tente encontrar no http://www.driverguide.com que costuma ter uma grande variedade de dispositivos.

  37. rodflash disse:

    Peço a todos os leitores que entrem em contato com o fabricante do aparelho bluetooth e que leiam com cuidado o manual do celular e do computador a respeito da instalação de drivers e do pareamento de dispositivos para transferência de arquivos.

    A assistência para o uso é gratuita e muitas vezes pode ser feita via telefone pelo fabricante.

    Infelizmente, aviso que qualquer outro comentário solicitando auxílio de uso comum e genérico será excluído.

    Agradeço a compreensão.

  38. wanderson disse:

    oi tudo bem adiquiri celular ta problema bluetoon ta grande problema
    para conitanta com outro celular e tambem problema no progama da nokia software não conscindo instalar progamar

  39. Lucas disse:

    peguei o Griffin GF100a mas o windows xp (sp2) n está reconhecendo o bluetooh pra instalar.. e no cd de instalação, n reconhece o driver pra instalar tb. Como resolver ?! algum site onde eu possa baixar o driver ? obrigado!

  40. rodflash disse:

    Lucas: o site de download da Griffin é esse: http://www.griffintechnology.com/software

    Outra tentativa é instalar a atualização do SP3 do Windows XP que fez algumas atualizações no funcionamento do bluetooth:
    http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=5b33b5a8-5e76-401f-be08-1e1555d4f3d4

  41. Cae disse:

    Qual é a licensa pra botas musica de MP3?

  42. Aline disse:

    Olá, meu adaptador é o mesmo do Lucas. Eu já consegui conectar ele uma vez, mas agora fui tentar de novo e ele não consegue conectar, sempre dá assim no meu cel: conexão com bluetooth falhou. o que seria isso? problema no meu adaptador ou no celular? desde de já obrigada

  43. camila disse:

    olá comprei um adaptador bluetooth usbv2.0 e não sei como usar.Alguém pode me ajudar?

  44. Layse disse:

    Boa tarde!

    Tenho um notbook com bluetooth mais não consigo conectar ele com o meu celular(que tambem possui bluetooth) me ajuda por favor??

  45. Roberto Zim disse:

    Tenho o mesmo problema do José (n. 21 acima). Adquiri um Bluetooth USB Adapter, D-CELL, DT-BL 100, Class 1, e no xp sp3 apresenta a mensagem “acesso negado” e não funciona. Em um xp sp2, tudo ok com o equipamento. O que fazer ?

  46. César Pires disse:

    Comprei o bluetooth dongle 2.0 da Cambridge Silicon Ltda mas quando vou atualizar o drive da acesso negado. Tenho o xp sp3. Alguem sabe de algo que possa ajudar?

  47. Junior disse:

    Olá pessoal. Tenho o mesmo problema do César…
    Já vasculhei no google mas nao acho nada que consiga completar a instalação do meu adaptador bluetooth USB que veio numa embalagem da OrangeCool.
    O site não tem nada referente a adaptadores bluetooth…

  48. Priscila disse:

    Olá Pessoal eu também estou com o mesmo problema do Junior comprei um bluetooth USB adapter class 2 que também veio numa embalagem da OrangeCool. conecto ele e na hora da istalação do hardware dá acesso negado, não sei o que fazer =[ me ajudem?

  49. kikikk5 disse:

    a onde q fica o bluetooth no celular?

  50. NILZA disse:

    Tenho um celular motorola e até dois dias atrás conseguia passar as fotos dele para o meu pc (é um noot buk 4 gigas-dell) e agora fui passas outras fotos dá serviço não suportado.Meu noot buk é novo só estou com ele a tres meses.O que faço,me ajudem por favor.

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar