Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

iPhone 3GS chega ao Brasil. Mas e daí?

30/08/2009 as 21:44

iPhone 3GSO iPhone 3G está no Brasil há menos de um ano e os donos do aparelho já têm disponível nas operadoras brasileiras desde o dia 28 de agosto (última sexta) o iPhone 3GS, modelo sucessor. Deixando de lado o campo de distorção da reliadade da Apple, vamos listar aqui a impressão real das diferenças do iPhone 3GS para o iPhone 3G, desde o evento de lançamento até os recursos em si do aparelho.

Antes que os defensores do iPhone e de outros aparelhos se sintam ofendidos com esse texto, vamos deixar algo claro: o iPhone desde sua primeira versão foi o divisor de água nesse nixo, sendo o ponto de partida para movimentar o mercado de aparelhos móveis que estava estagnado. A Motorola, a Palm, a Nokia, a Sony e até o Google entraram na briga para conseguir um pouco de espaço. A Apple que não quis ficar pra trás, lançou o iPhone 3G para agitar um pouco mais as coisas. Nesse meio tempo, a Nokia não obteve o sucesso esperado do Nokia N97, a Palm lançou o Palm Pre, que embora pareça incrível acaba por ser apenas “mais do mesmo”, o Android ainda não emplacou nenhum sucesso e os aparelhos com o sistema são poucos ou ainda são protótipos. O único que conseguiu bater o iPhone 3G foi o iPhone 3GS, ou seja, decepcionante no fim das contas.

Preço

O iPhone 3GS veio praticamente com o mesmo preço do modelo anterior. É bom porque não tivemos surpresas, mas é ruim porque o preço em terras tupiniquins continua um absurdo de tão caro, mesmo com o dólar baixo.

Planos

As operadores mantiveram praticamente os mesmos planos, provavelmente por questões de homologação com a Anatel. Em resumo: os preços continuam sendo cômicos se você parar para pensar no que a operadora oferece de ligação e dados.

Filas no lançamento? Aonde?

Filas, tumultos, gritaria? Não, esse tipo de evento tecnológico não acontece no Brasil. Ao menos aqui em Brasília as lojas não tinham filas para a compra e o estoque estava alto. Algumas pessoas chegaram a reportar que vendedores nem sabiam do lançamento e os sistemas de estoque não estavam prontos, mas sem alarde. No entanto no sábado e domingo, algumas lojas já ficaram sem estoque e fazem cadastro de reserva para a semana seguinte. Alguém tem conhecimento de tumulto maior em outras cidades? Alguém viu uma pessoa perguntando pelo Nokia N97 nas lojas (ele foi lançado no mesmo dia)?

Visual

Apple, uma referência do design, foi experta e simplesmente lançou um aparelho idêntico ao modelo anterior. O exterior dele é o mesmo do iPhone 3G. A parte boa é que as capas protetoras, películas e acessórios funcionarão do mesmo jeito. A única mudança visível é o texto da parte de trás que é todo prateado (no 3G, apenas a maçã era prateada).

Hardware e velocidade

Mais memória, mais processador significa 2x mais rápido segundo a campanha da Apple. Para quem já viu o iPhone 3G vai notar uma diferença de tempo no carregamento de aplicativos, principalmente nos jogos pesados. Esse tempo, no entanto, não chega a ser algo que mude a vida de quem está mexendo nas opções. Ele só responde mais rápido aos comandos.

Algo interessante de ser citado é que após a atualização do software 3.0, o iPhone 3G ficou visivelmente mais lento. Isso já aconteceu antes quando a Apple atualizou o software 1.x para o 2.0. Eles corrigiram isso na versão 2.1 e estima-se que façam o mesmo na 3.1. Em resumo: a velocidade do iPhone 3GS é boa, mas a “lentidão” do 3G é algo que deve ser resolvido o que não compensa ser um grande diferencial para upgrade.

Nike + iPod

A função que promete ser seu acompanhante musical em corridas e treinos já é conhecido na segunda geração do iPod Touch e foi adicionada ao iPhone 3GS (é preciso ativar o aplicativo nas configurações gerais). Para quem já tem o sensor e usa ele com outro iPod, é bom. Para quem não tem, é preciso comprar um. O Nike+iPod não faz uso do acelerômetro ou GPS para calcular os passos, velocidade e distância. Use um aplicativo (em qualquer iPhone) se não tem interesse e esqueça o Nike+iPod.

Tela que evita oleosidade

Um recurso escrito nas entrelinhas, mas explicado no manual da Apple: para limpar basta passar um pano seco. Se você se irrita com sua tela do iPhone 3G que mancha muito fácil, vai sentir uma pequena diferença. O seu dedo ou seu rosto ainda deixará marcas na tela, mas essas são menos visíveis. Além disso, quando você for limpar a tela do iPhone 3GS vai reparar que esse óleo está seco, o que facilita na limpeza. Dica: várias películas de iPhone 3G possuem esse “recurso”.

Thetering no Brasil? Quase…

É possível utilizar o iPhone como modem, mas esse não é um recurso exclusivo do iPhone 3GS, mas sim do software 3.0. A notícia ruim para o Brasil é que essa configuração é habilitada e desabilitada pela operadora. Por enquanto apenas a Vivo liberou isso para seus clientes. Vale lembrar que essa função está disponível em vários outros aparelhos (Nokia série N, por exemplo) e em aplicativos do Cydia, para quem tem um iPhone liberado (como o PdaNet).

Bússola

Você já tinha um GPS e agora possui uma bússola digital no telefone. Na prática, de início você tem um aplicativo que sempre aponta para o norte e ponto final. O Maps também consegue identificar para que lado do mapa exatamente você está olhando e gira o mapa quando você gira em relação o local. Esse recurso compensa para você se você for um COMPLETO perdido e se um mapa com GPS não for o suficiente.

Talvez o verdadeiro poder da bússola se mostre após alguns aplicativos lançarem recursos criativos com ela. Vale lembrar que alguns GPSs de carro também possuem bússola para identificar para onde você está indo.

Bateria

A Apple fez sim um upgrade na bateria, mas não fez milagre. O iPhone 3GS não tem uma bateria Nokia que chega a durar até uma semana (!). Esse poderia ser um diferencial mas não é. Compare as especificações do iPhone 3G e iPhone 3GS e veja. Foram apenas mais 2 horas de ligação a mais num iPhone 3GS, se comparado o iPhone 3G.

Câmera

iPhone 3GS tem câmera de 3 megapixels! Epa, mas o iPhone 3G tem câmere de 2 megapixels. 1 megapixel a mais fará diferença se você tem o hábito de revelar (imprimir) fotos ou exibir em telas de alta definição. Mas calcule por conta própria e pense se você vai tirar fotos de alta-definição com apenas 3 megapixels…

O iPhone 3GS tem ainda a função de foco automático que ajusta o foco de acordo com o ponto principal da imagem (um quadrado é exibido na tela quando ele está fazendo isso). Infelizmente isso não é um upgrade de software, mas no hardware do sensor da câmera. Isso pode fazer com que as fotos saaim um pouco menos borradas quando tiradas, mas não faz milagre se você se mexer na hora de bater a foto.

Vídeo

Finalmente o iPhone filma! Se você tem seu iPhone desbloqueado, já deve ter filmado muita coisa com o Cycoder, gratuito. A diferença aqui é que os vídeos podem ser sincronizados com o iTunes e editados pelo próprio iPhone. O hardware da câmera permite que os vídeos sejam gravados em até 30 fps (o iPhone 3G só grava a 15 fps) o que traz imagens mais rápidas na filmagem. A diferença real entre o 3GS e o 3G é a facilidade de fazer a filmagem, mas só compensa se você for uma estrela do YouTube (não dá pra fazer filmagem profissional com uma câmera pouco potente, como a dos iPhones).

Memória

iPhone full memoryO iPhone 3G tinha 2 modelos, um com 8GB e outro com 16GB. O iPhone 3GS também tem 2, um com 16GB e outro com 32GB. Se você tinha um de 16GB e chegou a ver a mensagem de memória cheia, é hora de pensar se você precisa quer o dobro de espaço na palma das mãos.


Controle de voz

Se o Steve Jobs estivesse fazendo a apresentação dessa função ele provavelmente soltaria a frase “talvez o melhor controle de voz já colocado em um celular” e ele estaria certo. Você faz uma pergunta (através de várias frases pré-definidas) e ele responde e faz a ação. Dá pra controlar a música, fazer ligações, playlists… O interessante é que ele está disponível não só no inglês, mas no português também (tanto para reconhecimento, quanto para a fala, que o iPhone responde). É um recurso interessante, mas é aquele típico recurso que você vai acabar esquecendo que ele existe rápido, rápido…

Fone de ouvido

A Apple trocou o fone de ouvido que vem com o iPhone 3GS. Além do botão que controla a música e atende ligações, existem 2 novos botões (+ e -) que aumentam e diminuem o volume.

Veredito final

O iPhone continua sendo um ótimo telefone. O iPhone 3GS foi o único telefone (hoje) que conseguiu superar o iPhone 3G. Mas se você for comparar os recursos lado a lado, vai ver que não mudou quase nada. Foi um pequeno upgrade.

Se você ainda não possui um iPhone e quer comprar um, o iPhone 3GS é a melhor opção. Porém, se você possui um iPhone 3G (ou até mesmo o iPhone 2G), não vai notar diferenças gritantes no modelo 3GS. As evoluções foram tímidas e não compensam a troca pelo alto valor que o aparelho custa no Brasil se você for pesar o custo investido no modelo anterior.






Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

2 comentários

  1. Tarlles disse:

    A bússola e bem legal, a parada de reconhecimento da voz e único entre todos que eu já vi, sem falar na edição de videos que ficou simples e rápido. Infelizmente a steve jobs preferiu não investir uma grana pra melhorar essa câmera de 3 mgpixel para uma de 7 ou 8 mgpixel, talvez também colocando uma câmera na tela do aparelho para uma possível vídeo conferencia ou até liberar o aparelho para um cartão de memória como outras marcas tem feito. Talvez se algo nesse sentido fosse feito neste telefone me faria querer levar umas broncas da patroa para me endividar nesse novo telefone.

  2. Roberto disse:

    Não sei, Não sei…
    Seu artigo não foi suficiente para me convencer a não adiquirir 1.
    No entanto vou ser cauteloso.
    Vou esperar um pouco. Gostei das modificações, no entanto concordo que foram bem pequenas.
    Se chegar em Janeiro e eu não comprar, acho difícil eu comprar um. Janeiro é o meu prazo. Por enquanto penso que seria consumismo de minha parte eu trocar meu 3Gzinho por esse novo. Se fosse 3GR eu comprava, mas S não foi legal. rsrs altas madrugasssss

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar