Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Chegamos ao limite do uso do 3G?

16/06/2010 as 22:37

Os planos 3g estão cada vez mais populares e o serviço parece agradar os clientes. Não é dificil entender o motivo: ter internet rápida a partir de qualquer lugar.

O acesso pode ser através do computador utilizando um modem 3G ou através de aparelhos móveis compatíveis, principalmente os smartphones.

Uma possibilidade interessante, por exemplo, é a de realizar chamadas gratuitas ou mais baratas através da internet, e isso não é uma exclusividade do 3g. O Skype, por exemplo, está disponível nas mais variadas plataformas de computador e celulares. Com ele um acesso a internet é possível fazer chamadas para outro Skype de forma gratuita ou fazer ligações de um Skype para telefones móveis e fixos de qualquer lugar do mundo com o custo de uma ligação local. O software funciona em diversos países, incluindo o Brasil.

O 3G funciona através da rede celular, porém, as operadoras parecem estar enfretando problemas para ampliar sua rede. No Brasil, as operadoras estão deixando de comercializar os planos ilimitados. As operadoras Claro, Oi e Vivo só estão vendendo planos com franquia de dados limitados enquanto a TIM ainda oferece a possibilidade de assinar um plano ilimitado, tanto para aparelhos quanto para modem. Nos EUA, a AT&T, operadora que detém exclusividade de venda do iPhone, parace ter aprendido com as operadoras brasileiras e recentemente também deixou de comercializar a modalidade ilimitada.

A franquia ilimitada de fato tem um limite, tanto para a internet móvel quanto para a fixa. Em geral, os planos 3G costumavam ter um limite de transferência de 1GB por mês enquanto os planos ADSL de telefonia fixa tem limite de 20GB por mês. Após excedido esse limite a operadora não corta o serviço, apenas faz com que a a velocidade caia drasticamente até o fim do mês, de acordo com o seu contrato.

No lançamento do iPhone 4, foi apresentado o recurso FaceTime,