Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Chegamos ao limite do uso do 3G?

16/06/2010 as 22:37

Os planos 3g estão cada vez mais populares e o serviço parece agradar os clientes. Não é dificil entender o motivo: ter internet rápida a partir de qualquer lugar.

O acesso pode ser através do computador utilizando um modem 3G ou através de aparelhos móveis compatíveis, principalmente os smartphones.

Uma possibilidade interessante, por exemplo, é a de realizar chamadas gratuitas ou mais baratas através da internet, e isso não é uma exclusividade do 3g. O Skype, por exemplo, está disponível nas mais variadas plataformas de computador e celulares. Com ele um acesso a internet é possível fazer chamadas para outro Skype de forma gratuita ou fazer ligações de um Skype para telefones móveis e fixos de qualquer lugar do mundo com o custo de uma ligação local. O software funciona em diversos países, incluindo o Brasil.

O 3G funciona através da rede celular, porém, as operadoras parecem estar enfretando problemas para ampliar sua rede. No Brasil, as operadoras estão deixando de comercializar os planos ilimitados. As operadoras Claro, Oi e Vivo só estão vendendo planos com franquia de dados limitados enquanto a TIM ainda oferece a possibilidade de assinar um plano ilimitado, tanto para aparelhos quanto para modem. Nos EUA, a AT&T, operadora que detém exclusividade de venda do iPhone, parace ter aprendido com as operadoras brasileiras e recentemente também deixou de comercializar a modalidade ilimitada.

A franquia ilimitada de fato tem um limite, tanto para a internet móvel quanto para a fixa. Em geral, os planos 3G costumavam ter um limite de transferência de 1GB por mês enquanto os planos ADSL de telefonia fixa tem limite de 20GB por mês. Após excedido esse limite a operadora não corta o serviço, apenas faz com que a a velocidade caia drasticamente até o fim do mês, de acordo com o seu contrato.

No lançamento do iPhone 4, foi apresentado o recurso FaceTime, que permite fazer vídeo-chamada para outro iPhone 4. O que causou espanto foi que a função só funcionará apenas na rede Wi-fi, talvez pela preocupação da AT&T no consumo de dados da sua rede. Tal decisão despertou a curiosidade dos membros do Dev-Team, grupo responsável por desbloquear o iPhone, que publicou no seu Twitter que trabalhará em uma forma de habilitar seu uso via rede 3G.

As operadores parecem tão preocupadas pelo excesso de uso do 3G com dados multimídia que até o Skype sofrerá cobranças. Desde seu lançamento, as ligações de Skype para outro telefone eram apagas enquanto ligações de Skype para Skype eram gratuitas. Com o lançamento da versão 2.0 do aplicativo do iPhone foi habilitada a possibilidade de fazer ligações via rede 3G, porém, essas ligações serão tarifadas independente do plano de dados.

O excesso de uso de dados não é espanto. No ultimo mês o tráfego de dados, inclusive SMS superou o de voz nas redes celulares (veja a reportagem do Jornal Nacional).

As operadoras estimularam o uso do 3G no início, diminuiram o preço, venderam planos baratos e modens gratuitos. Mas ao invés de continuarem investindo, o que parece é que elas não estão dando conta do tráfego de dados e estão encarecendo o valor para tentar controlar o uso. Esperamos que elas mudem de concepção em breve.

,

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

2 comentários

  1. [...] posted here: Chegamos ao limite do uso do 3G? – rodflash.com Tags: ampliar-sua, claro, estar-enfretando, funciona-atrav, GSM, operadoras, operadoras-parecem, [...]

  2. Tiago disse:

    Internet movel no Brasil é uma vergonha.

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar