Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Jailbreak e desbloqueio do iPhone e iPod Touch 4.0

27/06/2010 as 18:17

O lançamento do iPhone 4 foi regado de surpresas. Teve perca de protótipo, processo de blog, espionagem industrial… Mas em meio a todo esse tumulto a Apple lançou o novo sistema operacional não só para o quarto modelo do iPhone, mas também para as versões anteriores dos dispositivos. Agora rebatizado de iOS, a quarta versão do sistema operacional traz algumas novidades descritas aqui.

Quem ficou de fora

Pela primeira vez a primeira versão do iPod Touch e do iPhone não receberão a atualização e, é claro, não poderão ser desbloqueados. Ficam na versão 3.1.3 do iOS (que pode ser desbloqueada com o Spirit).

O novo iPhone 4 ainda não foi desbloqueado (o Dev-Team está testando o desbloqueio que deve sair em breve). O iPod Touch 3 também não foi desbloqueado.

Diferença de desbloqueio para jailbreak

Existe uma diferença entre o processo de desbloqueio e jailbreak:

  • Desbloqueio (unlock): é fazer o iPhone funcionar com o chip de qualquer operadora.
  • Jailbreak: é permitir instalar aplicativos que não foram aprovados pela App Store da Apple e fazer alterações no sistema operacional para customização do seu aparelho.

No Brasil, não é mais preciso se preocupar com o processo de desbloqueio porque as operadoras estão fazendo esse serviço por ordem da Anatel. Basta levar seu telefone a uma operadora com a nota fiscal e solicitar. A TIM já liberou todos os telefones de uma vez só. Para os telefones comprados em países como EUA, é preciso sim fazer o desbloqueio para que funcione em outras operadoras.

Antes de iniciar

Não damos suporte para nenhum dos processos aqui explicados. Caso você faça, é provável que perca a garantia do aparelho e nem a Apple dará suporte a ele. Em caso de erros, deverá procurar ajuda em algum forum na internet por conta própria.

As ferramentas

Instruções rápidas

Antes de começar, fique atento que se estiver utilizando um aparelho desbloqueado pelo Spirit, essas ferramentas não funcionarão. Apenas os aparelhos que foram atualizados para a versão anterior (3.1.3) via PwnageTool funcionarão. Não existe ainda desbloqueio para os atualizaram para a versão 4.0 via iTunes.

1 – Baixe o firmware do iOS 4 para o seu aparelho

2 – Abra o iTunes e ignore qualquer aviso de atualização. Faça o backup do aparelho que é listado do lado esquerdo do iTunes, clique com o botão direito nele e selecione a opção de fazer backup. Na dúvida, faça uma sincronização que um backup é gerado automaticamente.

3 – Utilizando o PwnageTool ou o Sn0wbreeze, gere o firmware personalizado apontando para o firmware 4.0 que você baixou

4 – Entre no mode restauração de acordo com seu aparelho:

- iPhone 3GS e iPod Touch 2G: modo de restauração, pressionando os botões power e home até reiniciar. Mantenha pressionado até visualizar o ícone do iTunes.

- iPhone 3G: modo DFU via ferramenta. Siga as instruções do aplicativo para entrar no modo DFU. É importante que entre nesse modo usando o aplicativo caso contrário não funcionará

5 – Clique no botão restaurar usando a tecla Shift (Win) ou Option (Mac). Aponte para o arquivo gerado pela ferramenta.

6 – Aguarde a atualização concluir!

7 – Restaure o backup do seu iPhone feito no início e desfrute da nova versão.

Tethering

Não existem informações a respeito da liberação de tethering para o iOS 4. O que tudo indica é que seguem as mesmas regras do iOS 3.1.3. Para assinantes da TIM no Brasil, o tethering já foi habilitado bastando fazer a atualização das configurações da operadora via iTunes.

Bonus para iPhone 3G

Você deve ter reparado no site da Apple que alguns recursos não estão ativados para o iPhone 3G, somente para o 3GS. No momento de geração do seu firmware com a ferramenta existe a opção de ativar esses recursos nesse modelo. São eles:

  • Imagem de plano de fundo
  • Mostrador de porcentagem de uso da bateria
  • Multitarefa



Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

8 comentários

  1. [...] Read the original post: Jailbreak e desbloqueio do iPhone e iPod Touch 4.0 – rodflash.com [...]

  2. [...] preciso ter um iPhone com Jailbreak. Não será possível instalar o aplicativo no iPhone 3GS sem [...]

  3. joao vilar disse:

    eu tenho um iod ja atualizei para versao 4.0 seria posivel eu desbro quia com ziphone 3.0

  4. rodflash disse:

    @joao: as ferramentas para desbloqueio do iOS para a versão 4.0 só desbloqueiam o iPod Touch 2G. O iPod Touch 1G não possui suporte a versão 4.0 e o iPod Touch 4.0 ainda não foi desbloqueado pelo Dev-Team. Se seu iPod Touch for o 2G, faça o download das ferramentas utilizando os links aí de cima, caso seja o 3G, terá que esperar um pouco. Se não tiver certeza de qual é o seu iPod touch, leia esse KB da Apple: http://support.apple.com/kb/ht1353

  5. Paulo disse:

    http://img685.imageshack.us/img685/2893/imgoh.jpg

    ta dando esse problema no meu ipod 4.0 2g

  6. fernando disse:

    ei amigo eu aperto shift na hora mais ele ñ aparece procurar fireware me ajude por favor ?/

  7. joao disse:

    NESTE BLOG TEM O JAILBREAK DESBLOQUEIO iOS 4.0 4.1 4.2.1 4.3
    http://gamesmagrao.blogspot.com/

  8. Pedro disse:

    oi , o meu itouch estava muito sobrecarregado , entao eu fiz o backup no itunes, e a atualizacao 5.0.1 entrou nele, mas o que eu queria mesmo , era o installous do cydia para baixar jogos gratis, entao eu baixei o redsnow, e fiz o processo ate a 3ª etapa , mas apareceu que nao reconheceu meu ipod , e eu tentei varias vezes , e n foi, me ajuda serio

Compartilhar/Salvar