Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Os sites da web estão ficando muito poluídos?

27/11/2010 as 18:00

A web de hoje está muito diferente da web de alguns anos atrás. Na área da programação contamos com recursos do HTML 5 e JavaScript. Na área de imagens contamos com o Photoshop mais fácil de ser usado com ferramentas que simplificam muito a edição de qualquer imagem. Na área de software temos navegadores mais rápidos e com mais recursos e sites que auxiliam a criação e edição de outros sites sem ter conhecimento algum de informática. Na área de equipamentos temos computadores mais poderosos, câmeras digitais a preços populares e telefones com capacidade de exibir o mesmo site que é mostrado no computador. Isso tudo talvez seja fruto da tal da inclusão digital que muito se fala.

Porém, com todos esses novos recursos, alguns sites estão esquecendo que o foco principal deles é o conteúdo, não a exibição. Faça um teste por conta própria: acesse o site de um grande portal de notícias ou mesmo um blog que você acessa com frequência e analise o seguinte: a área com conteúdo possui mais destaque do que as imagens de layout ou os banners de propaganda? Tenho certeza que a resposta na maioria dos casos serão um categórico “não”.

Esse fenômeno, chamado de Web Clutter, em alguns casos pode fazer com que nós, visitantes do site, fiquemos irritados nos sentir perdidos diante de tanta informação que foge do foco principal o site: seu conteúdo. Como a alteração do layout do site não depende de nós, a solução é instalar programas que nos ajude a focar no conteúdo.

A última versão do navegador Safari, da Apple, possui um recurso chamado “Reader” que habilita um modo de leitura mais limpo, onde a fonte do texto é maior e ajustável e apenas o conteúdo é exibido em formato de página, sem distrações. O Google Chrome possui um plugin que faz o mesmo trabalho, chamado de iReader que pode ser baixado gratuitamente no site de extensões para o navegador.

Reader do Safari e iReader no Google Chrome

É triste ver que a web esteja evoluindo para a construções de verdadeiros posters mesmo para sites de conteúdo. Se você for um desenvolvedor web ou webdesigner, fica nosso apelo: foque o seu site para o local correto. Se você for apenas um visitante de sites, entre em contato com o site e peça mudanças.

“A arte da simplicidade é um quebra-cabeça de complexidade” - Doug Horton



, ,

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

Um comentário

  1. mauricio disse:

    é verdade só para vcs terem ideia entrem no meu site e verão que nele cerca de 98 porcento é propaganda e 2 porcento é o conteudo do meu site e se a pessoa não prestar atenção nem acha o conteudo do meu site. “é veredade o meu site é cerca de 98 porcento de propagando acessem spfcnaweb.webnode.com.br evejam se consegue achar o conteudo do site.

Compartilhar/Salvar