Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Atualização de DDD dos contatos em lote no Mac

30/08/2009 as 00:02

Solicitei recentemente a portabilidade da Claro para a TIM aqui em Brasília. Uma coisa que pude perceber é que a TIM não entende o prefixo (061) que acompanha vários dos meus contatos na lista de telefones.

Como sincronizo meu telefone há vários anos com o computador, essa lista foi migrada e o DDD tem sido mantido por todos esses anos. Hoje, meu iPhone é sincronizado com o Address Book (nativo do MacOS) e o Google Contacts (os contados do Gmail).

A Claro entendia que quando eu discava (061) 5555-5555, era o meu prefixo local, mas a TIM espera que eu digite o código da operadora (0xx61) 5555-5555, para fazer um DDD. A solução? Remover o prefixo de todos os contatos.

Para não ter que fazer isso manualmente, adaptei um script que achei num forum da Apple para fazer esse serviço. Foi só selecionar todos os contatos, clicar em “Run” no Script Editor e sincronizar o iPhone de novo. Serviço feito em apenas 5 minutos!

tell application "Address Book"
 set mlist to selection
 repeat with per in mlist
 set NP to number of phones of per
 repeat with i from 1 to NP
 set curphone to value of (phone i of per) as text
 if text 1 thru 6 of curphone is "(061)" then
 set value of phone i of per to "" & text 6 thru -1 of curphone
 end if
 end repeat
 end repeat
 save
end tell

, ,

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

5 comentários

  1. Eduardo disse:

    Olá,

    poderiam deixar um script para a atualização da operadora 41, seguido do DDD 11 (SP), por favor?
    Muito obrigado!

  2. rodflash disse:

    @Eduardo: o script pode ser facilmente editado sim. Você pode me dar um exemplo de como o contato está e como você quer que ele fique para eu entender melhor?
    Seria de (011)555-5555 para (04111)555-5555?

  3. guilherme disse:

    ola minha lista de telefone consta 041xx555555555 poré agora eu migrei para a vivo e o prefixo é 015 teria algumaa forma que eu possa a modificar todos os contatos

  4. rodflash disse:

    Se você não utilizar um Mac ou não esteja conseguindo editar o script acima para suas necessidades, existe um aplicativo de iPhone que faz a edição em blocos da sua lista de contatos. Ele custa $4,99 e tem mais informações aqui:
    http://goo.gl/5ro0U

  5. Tulio disse:

    Preciso fazer isso para tirar o número 41 da operadora e substituir por 15 para os meus contatos no Mac (de 0 41 XX YYYY-YYYY para 0 15 XX YYYY-YYYY). Como fazer? Pode me ajudar? Obrigado!!

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar