Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de maio, 2008

Novo no mundo Mac: arrumando os acentos do teclado

Tecnologia

25/05/2008 as 17:00

Update: a dica aqui serve apenas para o MacOS Leopard. O MacOS Snow Leopard já vem com o layout de teclado inglês internacional e pode ser ativado nas preferências do sistema.

Adquiri há pouco mais de um mês um Macbook. Confesso ter ficado perdido nos primeiros dias, provavelmente pelo longo tempo de uso (e porque não dizer mal-costume) no Windows, que usei da versão 3.1 até o Vista. Saltei daí para um Leopard, sem escalas. A adaptação foi realmente rápida. Em menos de uma semana, já entendi como o sistema operacional funciona e entendi o que sempre li sobre a filosofia da Apple “It just works” (“simplesmente funciona”).

No entanto, um dos maiores problemas foi entender o teclado. Não, a tecla Windows não fez falta, tão pouco foi difícil entender para que serve a tecla option ou a tecla Apple (para isso existem os atalhos em cada menu). Minha grande questão foi: como fazer acento nas palavras utilizando o nosso idioma tupiniquim?

Um amigo meu me deu a luz: assim como no PC, o Mac também utiliza combinações de teclas. Pensei que pudesse ser uma questão de costume. Veja a lista de teclas padrão:

  • Agudo (É): Option + E + a letra desejada
  • C Cedilha (Ç): Option + C
  • Til (Ã): Option + N + a letra desejada
  • Circunflexo (Ê): Option + I + a letra desejada
  • Trema (Ü): Option + U + a letra desejada
  • Crase (À): Option + ` + a letra desejada

Questão de costume uma ova! Reparou que são praticamente 3 teclas a serem pressionadas em geral, onde na maioria dos casos envolve o uso de 2 letras para no final sair uma letra apenas (mas acentuada). Tente simular isso e você vai entender o quão incômodo é.

Depois de muitas pesquisas no Google, veio o problema: o Mac não vem com o layout de teclado conhecido como “Inglês Internacional”. A melhor parte é que o Leopard é um sistema Unix-like (assim como o Linux) e possui um esquema de programação bem organizado.

Tirando a parte técnica de lado, vamos a solução: baixar e instalar o novo layout.

(encontrei a solução neste site)

  • Baixe o layout aqui
  • Após o download, monte a imagem. Isso geralmente é feito clicando duas vezes no arquivo. Uma nova unidade de disco aparecerá na lista do Finder e na área de trabalho.
  • No conteúdo do driver, você deverá encontrar 2 arquivos. Localize o U.S. – International.rsrc (com o ícone de uma bandeira dos Estados Unidos)
  • Copie para a pasta /Library/Keyboard Layouts (ou /Biblioteca/Keyboard Layouts, se for em português)
  • Reinicie o computador ou dê um Log-off
  • Vá nas Preferências do Sistema (System Preferences) e escolha Internacional (International)
  • Escolha a aba Menu de Entrada (Input Menu) e selecione o U.S. – Internacional, que deve estar no final da lista

Caso esteja selecionado mais de um layout, aparecerá uma bandeira perto do relógio, na parte superior. Isso só é recomendável se você estiver utilizando outro teclado (USB, por exemplo). Caso não seja este caso, selecione o layout correto na bandeira próxima do relógio e, ainda na janela das preferências, desmarque os outros teclados. Para eliminar o ícone próximo ao relógio, desmarque a opção “Show input menu in menu bar”.

Pronto! Aproveite seu teclado funcionando de forma mais natural com com acentos (assim como as velhas máquinas de escrever e os velhos PCs).

Leia mais...


34 Comentários »