Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Novo no mundo Mac: arrumando os acentos do teclado

25/05/2008 as 17:00

Update: a dica aqui serve apenas para o MacOS Leopard. O MacOS Snow Leopard já vem com o layout de teclado inglês internacional e pode ser ativado nas preferências do sistema.

Adquiri há pouco mais de um mês um Macbook. Confesso ter ficado perdido nos primeiros dias, provavelmente pelo longo tempo de uso (e porque não dizer mal-costume) no Windows, que usei da versão 3.1 até o Vista. Saltei daí para um Leopard, sem escalas. A adaptação foi realmente rápida. Em menos de uma semana, já entendi como o sistema operacional funciona e entendi o que sempre li sobre a filosofia da Apple “It just works” (“simplesmente funciona”).

No entanto, um dos maiores problemas foi entender o teclado. Não, a tecla Windows não fez falta, tão pouco foi difícil entender para que serve a tecla option ou a tecla Apple (para isso existem os atalhos em cada menu). Minha grande questão foi: como fazer acento nas palavras utilizando o nosso idioma tupiniquim?

Um amigo meu me deu a luz: assim como no PC, o Mac também utiliza combinações de teclas. Pensei que pudesse ser uma questão de costume. Veja a lista de teclas padrão:

  • Agudo (É): Option + E + a letra desejada
  • C Cedilha (Ç): Option + C
  • Til (Ã): Option + N + a letra desejada
  • Circunflexo (Ê): Option + I + a letra desejada
  • Trema (Ü): Option + U + a letra desejada
  • Crase (À): Option + ` + a letra desejada

Questão de costume uma ova! Reparou que são praticamente 3 teclas a serem pressionadas em geral, onde na maioria dos casos envolve o uso de 2 letras para no final sair uma letra apenas (mas acentuada). Tente simular isso e você vai entender o quão incômodo é.

Depois de muitas pesquisas no Google, veio o problema: o Mac não vem com o layout de teclado conhecido como “Inglês Internacional”. A melhor parte é que o Leopard é um sistema Unix-like (assim como o Linux) e possui um esquema de programação bem organizado.

Tirando a parte técnica de lado, vamos a solução: baixar e instalar o novo layout.

(encontrei a solução neste site)

  • Baixe o layout aqui
  • Após o download, monte a imagem. Isso geralmente é feito clicando duas vezes no arquivo. Uma nova unidade de disco aparecerá na lista do Finder e na área de trabalho.
  • No conteúdo do driver, você deverá encontrar 2 arquivos. Localize o U.S. – International.rsrc (com o ícone de uma bandeira dos Estados Unidos)
  • Copie para a pasta /Library/Keyboard Layouts (ou /Biblioteca/Keyboard Layouts, se for em português)
  • Reinicie o computador ou dê um Log-off
  • Vá nas Preferências do Sistema (System Preferences) e escolha Internacional (International)
  • Escolha a aba Menu de Entrada (Input Menu) e selecione o U.S. – Internacional, que deve estar no final da lista

Caso esteja selecionado mais de um layout, aparecerá uma bandeira perto do relógio, na parte superior. Isso só é recomendável se você estiver utilizando outro teclado (USB, por exemplo). Caso não seja este caso, selecione o layout correto na bandeira próxima do relógio e, ainda na janela das preferências, desmarque os outros teclados. Para eliminar o ícone próximo ao relógio, desmarque a opção “Show input menu in menu bar”.

Pronto! Aproveite seu teclado funcionando de forma mais natural com com acentos (assim como as velhas máquinas de escrever e os velhos PCs).

Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

34 comentários

  1. Orlando Leite disse:

    Muito bom o post! Acabei de fazer esta alteração por aqui. hehehe.

  2. Rudy Mendes disse:

    Bacana , finalmente uhuuu meu iMac agora tá bala , valew !!

  3. Ana disse:

    DEMAIS! Só tem um problema: olha como sai o acento circunflexo:6ê… com o 6 colado ao lado… e agora?

  4. rodflash disse:

    Olá Ana!
    Onde já testei as configurações funcionaram sem problemas, inclusive o acento circunflexo…

  5. Camila disse:

    Nossa que maravilha que foi o seu workshop do teclado, estava ficando chateada com o meu Mac por causa do teclado! Deu certinho!!
    Bjão
    Camila

  6. Maria Anjos disse:

    Comprei um G5 em fev/2006 e em maio/2008 apresentou problema no display – tive que trocar e gastei R$ 1.800,00. Agora deu outro: simplesmente o computador resolveu não ligar (morreu) e a mesma assistência técnica disse que era placa lógica – orçou em R$ 2100,00. Desesperei. O que fazer? Pode acontecer isso? de repente parar de funcionar? o valor é tudo isso? tem como recuperar o aparelho sem trocar a tal placa? veja: somando a despesa de maio com essa dá quase para comprar outro (sem contar que dá p/ 02 PCs).Gostaria de uma ajuda. Obrigada.

  7. rodflash disse:

    Olá Maria!
    Ainda sou novo no mundo Mac e graças a Deus meu MacBook não deu nenhum problema (e espero que nunca dê). De toda forma, no caso dos PCs que eu tenho experiência sei que a placa lógica pode queimar sim, mas em casos BEM extremos.
    Sei que a Apple escolhe muito bem suas autorizadas e sei também que o preço de produtos e serviços por aqui é bem caro. No entanto, li na Internet que alguns usuários tiveram problemas quanto ao serviço de algumas autorizadas. Aconselho você primeiro entrar em contato com a Apple Brasil, solicitar uma lista de autorizadas e recorrer a uma segunda opinião antes de gastar isso tudo.

  8. Montserrat disse:

    Ola, adquiri MEU Mac esta seMana e nao sei o que aconteceu e hj pela segunda vez que fui usar percebi que a letra M Minuscula nao esta funcionando… o que posso fazer para concertar isto?
    Obrigada.

  9. Guilherme disse:

    Show…
    simplesmente me ajudou demais!

  10. Rod disse:

    Santa frescura, realmente indica o início docaminho do fim da humanidade como a conhecemos, a preguiça é tanta, com tecnologia tão avançada, que apertar 3 teclas é considerado um “absurdo” e uma coisa com a qual não se pode simplesmente se adaptar. Nós já temos a fama de preguisoços mas não sabia que estávamos no nível norte-americano da coisa!

  11. Ronaldo Sanches disse:

    Po$%$%$% Até que enfim um post decente sobre o assunto. Valeu Brother, resolveu tudo e mais um pouco!!!

  12. Juliana disse:

    HELP ME PLEASE….Alguém pode me ajudar? Eu fiz as configurações para alteração sugerida ” USI ” e o meu problema agora é para enviar e-mails, no PC os acentos saem todos desconfigurados…porque será?

  13. Igor disse:

    Bom, estou tendo muitas dificuldades, pois meu PC, um MacBook Aluminium 2.4, que foi comprado no exterior nao apresenta o keyboard layout dentro de library, Alguem poderia me socorrer?

    Valeu!

  14. [...] bem diferente do teclado padrão dos PCs. Se você estiver utilizando qualquer layout europeu ou a nossa solução de teclado inglês-internacional, vai reparar que o console do CS:S não abrirá com a tecla ` ou ~. Para resolver esse problema, [...]

  15. Guilherme disse:

    Muito Bom…. Obrigado! :)

  16. Camila disse:

    Estou com o mesmo problema do Igor no meu Macbook :/ ele nao apresenta keyboard layout na biblioteca :/ alguem pode nos ajudar?

  17. rodflash disse:

    Igor e Camila: para copiar o arquivo para /Library/Keyboard Layouts é preciso ter acesso de administrador. Se vocês tiverem a senha correta, no próprio Finder vá no menu Go > Go to folder… e digite “/Library/Keyboard Layouts” (sem aspas).

    Se mesmo assim não tiver acesso, pode copiar o layout só para seu usuário copiando o arquivo em /seu_usuario/Library/Keyboard Layouts

  18. Rubem Amorese disse:

    Tenho outra sugestão: criei um novo mapeamento para o teclado do Mac, tentando reproduzir o teclado ABNT II. Eis o link .

  19. Aline disse:

    Fiz tudo que foi indicado, a bandeirinha do Brasil apareceu ao lado do relogio, com a opcao US International do lado, mas essa nao pode ser selecionada. Fica cinza, nao permitindo que eu escolha essa opcao. Alguma dica?

  20. rodflash disse:

    Olá Aline! Se você estiver utilizando o Snow Leopard o layout de teclado já está incluso e não é preciso baixar o arquivo que fornecemos aqui.
    Você pode ativar o “US – International – PC” na lista de teclados que ele vai funcionar.

  21. Aline disse:

    OBRIGADAAA!!!
    Funcionou.

  22. Orlando Lopes disse:

    Muito simples e eficaz. Já estava me arrependendo da compra. Muito obrigado pela super dica.

  23. mari disse:

    baixei, salvei o arquivo na pasta indicada, mas quando abro as preferencias do sistema nao aparece o arquivo internacional… o que faco?

  24. Marcu_s disse:

    Vaaaalleeuuu….. ;-)
    Pois ao selecionarmos a opcao de teclado ‘Brasi’ esses acentos nao funcionam!! ;-)

    *tomando uma surra do meu novo Imac e me lembranda das minhas primeiras semanas com o Windows 95 (muuuiiiittooo tempo atras).

  25. Dani disse:

    Muito obrigada, seu tutorial foi de grande ajuda!

  26. Isa disse:

    Olá, funcionou com os acentos. Porém, agora estou tendo problemas com a correção do automática do word para o MAC. Como proceder?

    Fiz uma pesquisa na internet e vi que para a correção automática do word funcionar é preciso ter o teclado em português. Então, como compatibilizar ambas funções??

    Obrigada.

  27. rodflash disse:

    Isa: No Word 2011, mesmo em inglês, você pode definir o idioma do documento facilmente, da mesma forma que faria no Word do Windows, mesmo que o Word seja em inglês. Vá no menu Tools/Language (Ferramentas/Idioma) e escolha o Português Brasileiro. Se quiser definir como padrão em todos os documentos novos, clique no botão “Default…” (Padrão).

  28. Isa disse:

    Eu faço justamente isso, e nada acontece. =/

  29. rodflash disse:

    Isa: provavelmente o texto que você já salvou foi escrito quando o idioma estava definido para inglês. Selecione todo o texto (command+A) e em seguida vá ao menu Tools/Language e defina para o português. Provavelmente todo o texto passará a ser definido com o idioma correto. Repare que se definir ele como padrão, a configuração é válida apenas para os próximos documentos criados. Os documentos salvos anteriormente tem o antigo idioma padrão configurado neles e é preciso alterar se quiser que a correção seja feita assim.
    Ressalto que isso é uma definição do Word e mesmo na versão para PC isso acontece. Depende do idioma do Office, não do teclado do computador em si.

  30. Viviane disse:

    Muito bom!
    Funcionou direitinho para mim.
    Obrigada!

  31. Marco Antonio disse:

    segui os passos descritos do artigo “Arrumando Acentos” para poder usar o teclado do meu Macbook OSX Lion no Windows XP que está instalado através do Parallels da Apple e nada funcionou como explicado, peço que algum amigo me ajude já que preciso muito usar o Mac com os dois sistemas operacionais e não consigo nem achar a tecla @ no teclado Windows para instalar os e-mails do Outlook.
    Antecipadamente grato pela ajudo que puderem me enviar
    M.Greco

  32. Alan Rodrigo disse:

    Muito Obrigado, um post de 2008 me salvou.

  33. Isadora disse:

    Muito Obrigada, já estava ficando louca, depois de instalar o Leopard começou a dar esse problema. Quase me arrependi de ter mudado, mas agora tá susse. Valeu

  34. Helena disse:

    meu mac nunca aconteceu de ficar com a acentuaç~ao desse jeito

    p~ao
    p’e
    di’aria

    sempre consegui acentuar bonitinho (clicando no acento e depois na letra para ent~ao aparecer a letra acentuada. Nunca precisei usar o + alguma letra, para deixar a acentuaç~ao).
    Meu mac ficou assim do nada.. n~ao mechi em configuraç~ao alguma… quero ele como antes, cmo faço?

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar