Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Archive for May, 2008

Novo no mundo Mac: arrumando os acentos do teclado

Technology

Sunday May 25th, 2008 at 05:00 PM

Adquiri há pouco mais de um mês um Macbook. Confesso ter ficado perdido nos primeiros dias, provavelmente pelo longo tempo de uso (e porque não dizer mal-costume) no Windows, que usei da versão 3.1 até o Vista. Saltei daí para um Leopard, sem escalas. A adaptação foi realmente rápida. Em menos de uma semana, já entendi como o sistema operacional funciona e entendi o que sempre li sobre a filosofia da Apple “It just works” (“simplesmente funciona”).

No entanto, um dos maiores problemas foi entender o teclado. Não, a tecla Windows não fez falta, tão pouco foi difícil entender para que serve a tecla option ou a tecla Apple (para isso existem os atalhos em cada menu). Minha grande questão foi: como fazer acento nas palavras utilizando o nosso idioma tupiniquim?

Um amigo meu me deu a luz: assim como no PC, o Mac também utiliza combinações de teclas. Pensei que pudesse ser uma questão de costume. Veja a lista de teclas padrão:

  • Agudo (É): Option + E + a letra desejada
  • C Cedilha (Ç): Option + C
  • Til (Ã): Option + N + a letra desejada
  • Circunflexo (Ê): Option + I + a letra desejada
  • Trema (Ü): Option + U + a letra desejada
  • Crase (À): Option + ` + a letra desejada

Questão de costume uma ova! Reparou que são praticamente 3 teclas a serem pressionadas em geral, onde na maioria dos casos envolve o uso de 2 letras para no final sair uma letra apenas (mas acentuada). Tente simular isso e você vai entender o quão incômodo é.

Depois de muitas pesquisas no Google, veio o problema: o Mac não vem com o layout de teclado conhecido como “Inglês Internacional”. A melhor parte é que o Leopard é um sistema Unix-like (assim como o Linux) e possui um esquema de programação bem organizado.

Tirando a parte técnica de lado, vamos a solução: baixar e instalar o novo layout.

(encontrei a solução neste site)

  • Baixe o layout aqui
  • Após o download, monte a imagem. Isso geralmente é feito clicando duas vezes no arquivo. Uma nova unidade de disco aparecerá na lista do Finder e na área de trabalho.
  • No conteúdo do driver, você deverá encontrar 2 arquivos. Localize o U.S. – International.rsrc (com o ícone de uma bandeira dos Estados Unidos)
  • Copie para a pasta /Library/Keyboard Layouts (ou /Biblioteca/Keyboard Layouts, se for em português)
  • Reinicie o computador ou dê um Log-off
  • Vá nas Preferências do Sistema (System Preferences) e escolha Internacional (International)
  • Escolha a aba Menu de Entrada (Input Menu) e selecione o U.S. – Internacional, que deve estar no final da lista

Caso esteja selecionado mais de um layout, aparecerá uma bandeira perto do relógio, na parte superior. Isso só é recomendável se você estiver utilizando outro teclado (USB, por exemplo). Caso não seja este caso, selecione o layout correto na bandeira próxima do relógio e, ainda na janela das preferências, desmarque os outros teclados. Para eliminar o ícone próximo ao relógio, desmarque a opção “Show input menu in menu bar”.

Pronto! Aproveite seu teclado funcionando de forma mais natural com com acentos (assim como as velhas máquinas de escrever e os velhos PCs).

Read more...


34 Comments »