Wanto know what is a feed, what you can do with it and how to subscribe? Click here!

Technology

Novo no mundo Mac: arrumando os acentos do teclado

Sunday May 25th, 2008 at 05:00 PM

Adquiri há pouco mais de um mês um Macbook. Confesso ter ficado perdido nos primeiros dias, provavelmente pelo longo tempo de uso (e porque não dizer mal-costume) no Windows, que usei da versão 3.1 até o Vista. Saltei daí para um Leopard, sem escalas. A adaptação foi realmente rápida. Em menos de uma semana, já entendi como o sistema operacional funciona e entendi o que sempre li sobre a filosofia da Apple “It just works” (“simplesmente funciona”).

No entanto, um dos maiores problemas foi entender o teclado. Não, a tecla Windows não fez falta, tão pouco foi difícil entender para que serve a tecla option ou a tecla Apple (para isso existem os atalhos em cada menu). Minha grande questão foi: como fazer acento nas palavras utilizando o nosso idioma tupiniquim?

Um amigo meu me deu a luz: assim como no PC, o Mac também utiliza combinações de teclas. Pensei que pudesse ser uma questão de costume. Veja a lista de teclas padrão:

  • Agudo (É): Option + E + a letra desejada
  • C Cedilha (Ç): Option + C
  • Til (Ã): Option + N + a letra desejada
  • Circunflexo (Ê): Option + I + a letra desejada
  • Trema (Ü): Option + U + a letra desejada
  • Crase (À): Option + ` + a letra desejada

Questão de costume uma ova! Reparou que são praticamente 3 teclas a serem pressionadas em geral, onde na maioria dos casos envolve o uso de 2 letras para no final sair uma letra apenas (mas acentuada). Tente simular isso e você vai entender o quão incômodo é.

Depois de muitas pesquisas no Google, veio o problema: o Mac não vem com o layout de teclado conhecido como “Inglês Internacional”. A melhor parte é que o Leopard é um sistema Unix-like (assim como o Linux) e possui um esquema de programação bem organizado.

Tirando a parte técnica de lado, vamos a solução: baixar e instalar o novo layout.

(encontrei a solução neste site)

  • Baixe o layout aqui
  • Após o download, monte a imagem. Isso geralmente é feito clicando duas vezes no arquivo. Uma nova unidade de disco aparecerá na lista do Finder e na área de trabalho.
  • No conteúdo do driver, você deverá encontrar 2 arquivos. Localize o U.S. – International.rsrc (com o ícone de uma bandeira dos Estados Unidos)
  • Copie para a pasta /Library/Keyboard Layouts (ou /Biblioteca/Keyboard Layouts, se for em português)
  • Reinicie o computador ou dê um Log-off
  • Vá nas Preferências do Sistema (System Preferences) e escolha Internacional (International)
  • Escolha a aba Menu de Entrada (Input Menu) e selecione o U.S. – Internacional, que deve estar no final da lista

Caso esteja selecionado mais de um layout, aparecerá uma bandeira perto do relógio, na parte superior. Isso só é recomendável se você estiver utilizando outro teclado (USB, por exemplo). Caso não seja este caso, selecione o layout correto na bandeira próxima do relógio e, ainda na janela das preferências, desmarque os outros teclados. Para eliminar o ícone próximo ao relógio, desmarque a opção “Show input menu in menu bar”.

Pronto! Aproveite seu teclado funcionando de forma mais natural com com acentos (assim como as velhas máquinas de escrever e os velhos PCs).

Found something wrong? Please contact us!

34 comments

  1. Orlando Leite says:

    Muito bom o post! Acabei de fazer esta alteração por aqui. hehehe.

  2. Rudy Mendes says:

    Bacana , finalmente uhuuu meu iMac agora tá bala , valew !!

  3. Ana says:

    DEMAIS! Só tem um problema: olha como sai o acento circunflexo:6ê… com o 6 colado ao lado… e agora?

  4. rodflash says:

    Olá Ana!
    Onde já testei as configurações funcionaram sem problemas, inclusive o acento circunflexo…

  5. Camila says:

    Nossa que maravilha que foi o seu workshop do teclado, estava ficando chateada com o meu Mac por causa do teclado! Deu certinho!!
    Bjão
    Camila

  6. Maria Anjos says:

    Comprei um G5 em fev/2006 e em maio/2008 apresentou problema no display – tive que trocar e gastei R$ 1.800,00. Agora deu outro: simplesmente o computador resolveu não ligar (morreu) e a mesma assistência técnica disse que era placa lógica – orçou em R$ 2100,00. Desesperei. O que fazer? Pode acontecer isso? de repente parar de funcionar? o valor é tudo isso? tem como recuperar o aparelho sem trocar a tal placa? veja: somando a despesa de maio com essa dá quase para comprar outro (sem contar que dá p/ 02 PCs).Gostaria de uma ajuda. Obrigada.

  7. rodflash says:

    Olá Maria!
    Ainda sou novo no mundo Mac e graças a Deus meu MacBook não deu nenhum problema (e espero que nunca dê). De toda forma, no caso dos PCs que eu tenho experiência sei que a placa lógica pode queimar sim, mas em casos BEM extremos.
    Sei que a Apple escolhe muito bem suas autorizadas e sei também que o preço de produtos e serviços por aqui é bem caro. No entanto, li na Internet que alguns usuários tiveram problemas quanto ao serviço de algumas autorizadas. Aconselho você primeiro entrar em contato com a Apple Brasil, solicitar uma lista de autorizadas e recorrer a uma segunda opinião antes de gastar isso tudo.

  8. Montserrat says:

    Ola, adquiri MEU Mac esta seMana e nao sei o que aconteceu e hj pela segunda vez que fui usar percebi que a letra M Minuscula nao esta funcionando… o que posso fazer para concertar isto?
    Obrigada.

  9. Guilherme says:

    Show…
    simplesmente me ajudou demais!

  10. Rod says:

    Santa frescura, realmente indica o início docaminho do fim da humanidade como a conhecemos, a preguiça é tanta, com tecnologia tão avançada, que apertar 3 teclas é considerado um “absurdo” e uma coisa com a qual não se pode simplesmente se adaptar. Nós já temos a fama de preguisoços mas não sabia que estávamos no nível norte-americano da coisa!

  11. Ronaldo Sanches says:

    Po$%$%$% Até que enfim um post decente sobre o assunto. Valeu Brother, resolveu tudo e mais um pouco!!!

  12. Juliana says:

    HELP ME PLEASE….Alguém pode me ajudar? Eu fiz as configurações para alteração sugerida ” USI ” e o meu problema agora é para enviar e-mails, no PC os acentos saem todos desconfigurados…porque será?

  13. Igor says:

    Bom, estou tendo muitas dificuldades, pois meu PC, um MacBook Aluminium 2.4, que foi comprado no exterior nao apresenta o keyboard layout dentro de library, Alguem poderia me socorrer?

    Valeu!

  14. [...] bem diferente do teclado padrão dos PCs. Se você estiver utilizando qualquer layout europeu ou a nossa solução de teclado inglês-internacional, vai reparar que o console do CS:S não abrirá com a tecla ` ou ~. Para resolver esse problema, [...]

  15. Guilherme says:

    Muito Bom…. Obrigado! :)

  16. Camila says:

    Estou com o mesmo problema do Igor no meu Macbook :/ ele nao apresenta keyboard layout na biblioteca :/ alguem pode nos ajudar?

  17. rodflash says:

    Igor e Camila: para copiar o arquivo para /Library/Keyboard Layouts é preciso ter acesso de administrador. Se vocês tiverem a senha correta, no próprio Finder vá no menu Go > Go to folder… e digite “/Library/Keyboard Layouts” (sem aspas).

    Se mesmo assim não tiver acesso, pode copiar o layout só para seu usuário copiando o arquivo em /seu_usuario/Library/Keyboard Layouts

  18. Rubem Amorese says:

    Tenho outra sugestão: criei um novo mapeamento para o teclado do Mac, tentando reproduzir o teclado ABNT II. Eis o link .

  19. Aline says:

    Fiz tudo que foi indicado, a bandeirinha do Brasil apareceu ao lado do relogio, com a opcao US International do lado, mas essa nao pode ser selecionada. Fica cinza, nao permitindo que eu escolha essa opcao. Alguma dica?

  20. rodflash says:

    Olá Aline! Se você estiver utilizando o Snow Leopard o layout de teclado já está incluso e não é preciso baixar o arquivo que fornecemos aqui.
    Você pode ativar o “US – International – PC” na lista de teclados que ele vai funcionar.

  21. Aline says:

    OBRIGADAAA!!!
    Funcionou.

  22. Orlando Lopes says:

    Muito simples e eficaz. Já estava me arrependendo da compra. Muito obrigado pela super dica.

  23. mari says:

    baixei, salvei o arquivo na pasta indicada, mas quando abro as preferencias do sistema nao aparece o arquivo internacional… o que faco?

  24. Marcu_s says:

    Vaaaalleeuuu….. ;-)
    Pois ao selecionarmos a opcao de teclado ‘Brasi’ esses acentos nao funcionam!! ;-)

    *tomando uma surra do meu novo Imac e me lembranda das minhas primeiras semanas com o Windows 95 (muuuiiiittooo tempo atras).

  25. Dani says:

    Muito obrigada, seu tutorial foi de grande ajuda!

  26. Isa says:

    Olá, funcionou com os acentos. Porém, agora estou tendo problemas com a correção do automática do word para o MAC. Como proceder?

    Fiz uma pesquisa na internet e vi que para a correção automática do word funcionar é preciso ter o teclado em português. Então, como compatibilizar ambas funções??

    Obrigada.

  27. rodflash says:

    Isa: No Word 2011, mesmo em inglês, você pode definir o idioma do documento facilmente, da mesma forma que faria no Word do Windows, mesmo que o Word seja em inglês. Vá no menu Tools/Language (Ferramentas/Idioma) e escolha o Português Brasileiro. Se quiser definir como padrão em todos os documentos novos, clique no botão “Default…” (Padrão).

  28. Isa says:

    Eu faço justamente isso, e nada acontece. =/

  29. rodflash says:

    Isa: provavelmente o texto que você já salvou foi escrito quando o idioma estava definido para inglês. Selecione todo o texto (command+A) e em seguida vá ao menu Tools/Language e defina para o português. Provavelmente todo o texto passará a ser definido com o idioma correto. Repare que se definir ele como padrão, a configuração é válida apenas para os próximos documentos criados. Os documentos salvos anteriormente tem o antigo idioma padrão configurado neles e é preciso alterar se quiser que a correção seja feita assim.
    Ressalto que isso é uma definição do Word e mesmo na versão para PC isso acontece. Depende do idioma do Office, não do teclado do computador em si.

  30. Viviane says:

    Muito bom!
    Funcionou direitinho para mim.
    Obrigada!

  31. Marco Antonio says:

    segui os passos descritos do artigo “Arrumando Acentos” para poder usar o teclado do meu Macbook OSX Lion no Windows XP que está instalado através do Parallels da Apple e nada funcionou como explicado, peço que algum amigo me ajude já que preciso muito usar o Mac com os dois sistemas operacionais e não consigo nem achar a tecla @ no teclado Windows para instalar os e-mails do Outlook.
    Antecipadamente grato pela ajudo que puderem me enviar
    M.Greco

  32. Alan Rodrigo says:

    Muito Obrigado, um post de 2008 me salvou.

  33. Isadora says:

    Muito Obrigada, já estava ficando louca, depois de instalar o Leopard começou a dar esse problema. Quase me arrependi de ter mudado, mas agora tá susse. Valeu

  34. Helena says:

    meu mac nunca aconteceu de ficar com a acentuaç~ao desse jeito

    p~ao
    p’e
    di’aria

    sempre consegui acentuar bonitinho (clicando no acento e depois na letra para ent~ao aparecer a letra acentuada. Nunca precisei usar o + alguma letra, para deixar a acentuaç~ao).
    Meu mac ficou assim do nada.. n~ao mechi em configuraç~ao alguma… quero ele como antes, cmo faço?

Leave a comment

Feel free to write your comments, but remember: if it's not in accordance with the site contents or have offensive text it will be deleted.

Share/Salvar