Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Tecnologia

Rodando Counter Strike : Source no Mac nativamente

26/04/2009 as 17:06

Update: a Valve lançou a versão nativa para Mac. Mais informações aqui.

Deixando de lado as clássicas propagandas de “Eu sou um Mac e eu um PC” da Apple, uma das grandes alfinetadas que os usuários de PC tendem dar nos usuários de Mac é a disponibilidades de franquias famosas de jogos na plataforma nativa do Mac OS. O próprio site da Apple e os apresentadores do Video Game Live deixam isso bem claro. Alguns usam como alternativa instalar o Windows em uma partição do HD do Mac, via Bootcamp. Mas e se você pudesse rodar a versão dos jogos de Windows nativamente no MacOS?

O grande segredo – Wine

O grande segredo para essa “mágica” funcionar é o Wine, mas em um sabor diferente (e ele faz isso direitinho). Wine (vinho, em inglês) é um projeto OpenSource que tem como objetivo permitir executar programas de Windows em outras plataformas, porém, o Wine não é um emulador. Ele permite executar os programas nativamente, sem a necessidade de uma máquina virtual ou outra partição de boot.

Pré-requisitos

Embora o Wine seja gratuito, vamos utilizar uma implementação paga dele, o Crossover Games, por alguns motivos: possui suporte garantido dos desenvolvedores, suas implementações à parte do Wine são publicadas cooperando com o projeto original, implementa o DirectX (importantíssimo para jogos) e é fácil de instalar/usar.

Vamos à lista completa de pré-requisitos:

  1. Cartão de crédito internacional, para comprar as licenças
  2. Crossover Games (pago, 39,95 dólares. Há uma versão de teste por 7 dias)
  3. Steam (gratuito, necessário para Counter Strike:Source)
  4. Counter Strike: Source (CS:S): (pago, 19,95 dólares). Se você já possui o jogo para Windows e já possui conta no Steam, não será preciso pagar novamente. Essa técnica pode funcionar com outros jogos da Steam.
  5. Boa conexão com a internet para fazer download do jogo
  6. 6,5 GB de espaço no HD, para a instalação do jogo

Nota: os preços aqui são considerados da data de publicação. Confira o preço atual com os fabricantes.

Suporte?

Antes de iniciar, vamos deixar claro que a nem a Steam nem a Valve (produtora do Counter Strike:Source) oferecem suporte a esse procedimento. No entanto, a Codeweavers, produtora do Crossover Games oferece suporte para fazer seu jogo rodar ou devolve seu dinheiro. Existe um fórum e um sistema de suporte excelente por parte deles e você sempre pode usar a versão de testes antes de comprar.

1 – Instalando o Crossover Games

Após fazer o download do Crossover (até este teste, estamos utilizando a versão 7.1. A versão 7.2 existe um bug que não permite a execução do jogo), abra o arquivo DMG. Uma nova unidade de disco aparecerá no Finder. Arraste o ícone do Crossover Games para a pasta Applications (Aplicativos).

Instalando Crossover Games

2 – Configurando Crossover Games

No menu do Crossover, vá em Configure/Manage Bottles. Clique no “+” localizado na parte inferior. Dê um nome de sua preferência e em “New bottle type” marque “winxp”. Clique em Create. Esse processo é rápido e criará um novo “Windows” para seu jogo.

Crossover Games - Create Bottle

3 – Instalando a Steam

Vá em Configure/Install Software, selecione a opção “Steam via download” . Isso fará com que o Crossover baixe e instale todos os pré-requisitos para executar a Steam (fontes, bibliotecas do Windows e a Steam em si). A instalação é semi-automática, você precisará clicar em Next em alguns Wizards de instalação.

Dependendo da sua velocidade de conexão, em instantes, a Steam será executada. Nesse momento, você poderá criar sua conta da Steam, caso não possua.

4 – Instalando e baixando o CS:S

Se você ainda não possuir licença do Counter Strike:Source (CS:S), na Steam vá em Store e compre-a. Caso possua-a, simplemente clique em My games e baixe-a.

Nota: esse processo pode levar algumas horas dependendo da velocidade da sua internet.

steam-on-mac

5 – Definindo os parâmetros de inicialização

Por padrão, o Crossover Games traz o DirectX 9, porém, algumas placas de vídeo onboard dos Macs podem ter problemas em exibir os gráficos padrões do jogo, o que não permite nem ver as opções de vídeo do jogo para otimizá-las. Nesse caso, tente antes executar o jogo com o mínimo de detalhes para depois ir subindo.

Nota: em nossos testes, em um MacBook com placa de vídeo Intel, o gráfico funcionou no máximo de detalhes, em tela cheia e sem atraso de tela.

Para definir os parâmetros de inicialização, selecione o jogo na Steam, clique em Properties depois em Set Launch Options e coloque o comando:

-dxlevel 70 -width 1024 - height 640 -windowed

Em resumo:

  • dxlevel: nível de detalhes do DirectX. 70 significa DirectX 7. 90 significa DirectX 9 (máximo do Crossover)
  • width: largura da resolução
  • height: altura da resolução
  • windowed: executar em janela. Remova essa parâmetro para executar em tela cheia.

css launch setup

Se tudo der certo, o jogo será executado (com todas as funções da versão de Windows).

6 – Otimize suas configurações

Uma vez executando o jogo você pode otimizar suas configurações, como atalhos de teclado e as configurações de vídeo, velocidade do mouse, uso do microfone para jogos… Tenha em mente que a execução do jogo é feita de forma nativa no MacOSX, sem emulação. Nos nossos testes, a execução não possui nenhuma perda em relação a versão original executando em Windows. Claro que é preciso ter hardware suficiente para executá-lo. ;-)

Adicional – Console

Se você é um jogador assíduo, pode precisar em várias situações da console do jogo. Porém, você pode ter reparado que o layout do teclado do Mac é bem diferente do teclado padrão dos PCs. Se você estiver utilizando qualquer layout europeu ou a nossa solução de teclado inglês-internacional, vai reparar que o console do CS:S não abrirá com a tecla ` ou ~. Para resolver esse problema, adicione o parâmetro -console na inicialização da Steam. Isso fará com que a console já venha aberta. A partir da própria console, você pode digitar o comando abaixo para redefinir uma outra tecla para exibir/ocultar a console. No nosso exemplo, a partir do código abaixo, redefinimos para a tecla F6 do teclado:

bind F6 toggleconsole

Digitar esse código e teclar enter, redefine a console do Counter Strike: Source para a tecla F6 do seu Mac. Após essa configuração, você já pode retirar a opção -console dos parâmetros de inicialização se assim desejar.

Adicional – Localizando a unidade C

Em algumas situações você pode querer acessar a unidade C:\ do “windows” que está executando o seu CS:S para criar um spray personalizado, recuperar screenshots, adicionar mapas ou fazer um backup de arquivos. Como dissemos desde o início, Wine não é um emulador, por isso não possui um disco virtual. Todos os arquivos estão no seu próprio HD. Para saber em que pasta o Crossover criou esses arquivos, vá em Configure/Manage Bottles. Com seu ambiente selecionado na lista da esquerda, selecione Advanced e clique no botão “Open C: driver in Finder” para exibir a pasta com os arquivos. Você pode copiar normalmente da mesma forma que faz com os arquivos do seu computador.

C driver Crossover

Próximos passos

A partir daqui basta você alterar as configurações do seu jogo para otimizá-lo conforme sua necessidade. Diversos jogos puderam ser executados em nossos testes sem nenhum problema. Fique atento para a versão 7.2 do Crossover especificamente em placas de vídeo onboard Intel, que impede o início do jogo. A versão 7.1 (utilizada nesse tutorial) está disponível no site da Codeweavers.

Esse tutorial pode funcionar ainda com a versão do Crossover para Linux. Além disso, a Codeweavers possui o Crossover voltado para aplicativos comuns. Na prática, a diferença entre a versão “games” e a versão normal é o suporte ao DirectX. Antes que alguém pergunte, essa não é uma matéria paga, mas um compartilhamento de experiência ;-)

Alguns screenshots



Yes, you can run Steam and Counter Strike:Source on a Mac

Sim, você pode rodar a Steam e Counter Strike : Source em um Mac



CS:S on a Mac



Yes, you can play CS:S on a Mac in fullscreen

Sim, você pode jogar CS:S em um Mac em tela cheia





You can play and choose your spray on a Mac too

Você pode jogar em tela cheia e escolher o seu spray em um Mac também



Update:




FPS em um Macbook, rodando em tela cheia

FPS em um Macbook, rodando em tela cheia.



A configurações do Macbook utilizado nos testes está disponível aqui.




Encontrou algo errado? Entre em contato conosco!

28 comentários

  1. Roberto Mendes disse:

    Faltou só a SS com os 200 frags… rsrsrs
    Abraço brother!!!
    Óhh fala sobre a viagem no seu site. rsrs depois pego as fotos com o fullgore.

    Valeu brow!!!

  2. EiRiK disse:

    Thank you !!!!!!!!!!!!!

  3. tomas maciel disse:

    cara, queria sabe como configuro o teclado do meu notebook, pra poder jogar CS:Source.sabe o botão “‘…entaum no meu note(q eh europeu)naum tem esse botão, e ai naum posso colocar por exemplo:bot_kill ou bot_add…como eu configuro

  4. rodflash disse:

    Olá Tomas!
    Você pode rodar esses comandos através do console do CS:Source.
    Mas se quiser continuar usando uma tecla para isso, deve fazer de forma similar ao explicado no texto aí em cima que altera a tecla do console. Esse problema realmente acontece quando utilizamos layout de teclado que precisa de uma combinação de teclas para ativar um caractere (como o inglês internacional).

    Para solucionar o problema, você pode colocar, por exemplo:
    bind f8 bot_kill
    bind f9 bot_add

  5. neto disse:

    por favor cara me ajuda ai com os comandos nao sei o que se passa mas quando crio as fases tenho que esperar os but tudo morer nao sei como fazer o comando para matar os but e todas as paradas se posivel me pasar os comandos detalhado do cs 1.6 source obrigado

  6. peter disse:

    Opa, blz rodflash? Bacana compartilhar sua experiencia.
    Eu rodo o CSS faz um tempo num iMac 2.4Ghz, com 256Mb de video, e 1Gb de RAM – mas o fps é triste, varia entre 7 e 25fps – ruim não? isto com dxlevel 70…
    Voce consegue bons resultados? Quanto vc consegue de fps?
    Valeu~

  7. Robinson disse:

    Bom dia cara, obrigado pelo post!
    Não estou mais conseguindo jogar na internet, já tentei de tudo…. antes conseguia mas agora não.
    vlw cara!
    abraços

  8. rodflash disse:

    Neto: infelizmente não posso te ajudar muito sobre os comandos do CS. Mas se você procurar no Google tem muita coisa que pode ajudar. A maioria realmente é para o console.

    Peter: fiz um update no fim do texto com um screenshot e a configuração do Macbook utilizado no teste. Aqui o FPS ficou na faixa de 40 a 65 durante o jogo (haviam outros programas rodando em background). Repare que esse Macbook não possui a placa de vídeo da NVidia, ele utiliza a placa onboard da Intel.

    Robinson: o jogo pela internet aqui funciona normalmente. Verifique se você não mudou a forma de acesso a internet. Se precisar de proxy, pode ser preciso configurar no Internet Explorer (também instalado pelo Wine). Lembre-se também que é preciso ter o jogo original para jogar pela internet e não pode ter sido banido do servidor :)

  9. lachlan disse:

    yo my homes

  10. felipe disse:

    Meu amigo, perfeito suas explicações. Agora to com um problema os servers pra jogar tao pedindo a instalação do tal sxe anti cheat, só que nao da pra instalar ele via crossover. Como resolver isso?? Obrigado.

  11. rodflash disse:

    @felipe: fiz uma busca no site da CodeWeavers (criadores do Crossover) e não há compatibilidade com o sxe anti cheat. Mais informações aqui: http://www.codeweavers.com/compatibility/browse/name/?app_id=5250

    O que nos resta nesse caso é esperar que a Valve lance o CS:Source para o Mac, coisa que deve acontecer em breve já que a Steam já foi disponibilizada para a plataforma.

  12. Andre Holanda disse:

    Cara, comigo não deu certo. Estou usando o crossover 8 já que o 7.1 não está dando certo. Acredito que seja porque uso snow leopard. Mas faço toda a instalação normal do steam, o problema é que ele não abre. Clico para abrir e ele vi direto pro crossover e não pro steam.

  13. rodflash disse:

    Andre: utilizo o Crossover no Snow Leopard e tudo funcionou conforme o relato aí em cima. Ainda não atualizei para o 8 (já diz o ditado para não mexer em time que está ganhando).
    Quando você executa direto o Steam.app (criado pelo Crossover) é normal que ele abra o Crossover e depois o Steam. Porém, se o seu caso o Steam não abriu parece ser problema na instalação, falta alguma biblioteca. Instalando o Steam via Configure/Install Software/Steam via download instala todas as bibliotecas necessárias para o Steam funcionar corretamente (é um processo demorado).

    Se mesmo fazendo a instalação pelo Crossover não funcionar, sugiro que entre em contato com a produtora do Crossover no http://www.codeweavers.com que talvez eles tenha alguma solução, uma vez que garantem suporte em vários jogos do Steam.

  14. Andre Holanda disse:

    Pois é, o meu problema com o 7.1 nem abre também. Mas tudo bem, como foi anunciado, vou esperar até semana que vem e baixo o Source para mac mesmo. Vlw.

  15. [...] Mostramos aqui no site que era possível jogar a versão para Windows, mas agora isso não é mais preciso. Para quem já possui o jogo comprado, basta baixar o Steam e baixar a versão para o Mac. [...]

  16. junior gaz disse:

    baixei o steam comprei o jogo fiz o download instalou rolou tudo mas quando clico em jogar aparece que hardware de video não cumpre os requisitos mínimos que definimos para o jogo, tenho um macbook 2ghz intel core 2 duo, 1gb 667mhz memoria e leopard OS X 10.5.8 como eu vi nos requisitos mínimos no site. o que falta para rodar o jogo?

  17. rodflash disse:

    @junior: o Counter Strike para Mac exibe essa mensagem quando você não possui a placa de vídeo NVidia, que vem com os novos modelos do Macbook e iMac.
    A minha configuração aqui com 2GB de RAM eu simplesmente mando ignorar essa mensagem de incompatibilidade e o jogo é executado.

  18. junior gaz disse:

    então se aumentar a memoria do macbook jogo roda?

  19. rodflash disse:

    @junior: se levar em conta a configuração do meu Macbook, eu acredito que sim. Recomendo procurar mais detalhes no suporte do Stem: https://support.steampowered.com/

  20. Rafael disse:

    Ola Queria Saber Se roda No Mac O X

  21. rodflash disse:

    @Rafael: sim, esse método é exatamente para rodar ele no MacOSX, só que utilizando a versão de windows (sem necessidade de uma máquina virtual).
    Porém, conforme link no início da matéria (http://www.rodflash.com/tecnologia/2010/06/counter-strike-source-disponivel-para-mac-nativamente) a Valve já tem disponível uma versão do jogo para Mac

  22. lolrival kubitschek disse:

    Brow ao invés de usar um emulador virtual para Windows tipo “Wine”
    Pq vcs não jogam “nativamente” de VERDADE!

    Existe um game o True Combat: Elite v49b
    ele roda nativo de verdade é arquivo .dmg do MacOSX sem Wine ou Parallels … nada disso! Não é um arquivo .exe emulado através do Wine… não!

    True Combat: Elite roda naitivo nas 3 plataformas:

    Windows TrueCombatElite.exe
    Linux TrueCombatElite.run
    MacOS TrueCombatElite.dmg (é o CSS do MacOSX)

    Segue o link do YouTube para ver como ele roda bem no MacOSX
    http://www.youtube.com/watch?v=llSxTYCOs9M

  23. rodflash disse:

    @lourival: A Valve já lançou a versão oficial que roda no Mac. Mais informações aqui: http://www.rodflash.com/tecnologia/2010/06/counter-strike-source-disponivel-para-mac-nativamente
    Ela não precisa de Wine e tem acesso aos mesmos servidores da versão para Windows, ou seja, você poderá jogar com a mesma comunidade de jogadores que fez tanto sucesso na franquia.

  24. Nice post. I was checking continuously this weblog and I’m inspired! Extremely useful information specifically the last phase :) I maintain such info a lot. I used to be looking for this particular info for a very long time. Thanks and best of luck.

  25. Junior disse:

    Aew Galera admins preciso de ajuda eu to no MacbookPro e fiz tudo certinho baixei o crossover e tal fiz update e apareceu isso dai tem a pagina encima aparece steam e embaixo diz
    Criar Nova Conta
    Jogadores de PS3TM E a primeira Vez que i…
    Iniciar Sessao numa conta existente dai eu fui na 3 opcao e aparece assim
    Steam Erro
    Nao foi possivel ligar a rede steam.O Modo Offline nao esta disponivel porque nao existem informacoes de inicio de sessao no Steam guardadas neste computador.

  26. vers voltaik disse:

    I feel this is among the such a lot significant info for me. And i am satisfied reading your article. However should statement on some general issues, The site taste is ideal, the articles is actually great : D. Just right job, cheers

  27. Luis Eduardo disse:

    Prezado, tenho o Steam (original) instalado em meu MacBook Pro mas não estou conseguindo instalar os BOTS, você pode me ajudar?
    Grato
    Luís Eduardo

  28. Youssef disse:

    Como faço pro ajeitar o mouse? ele trava … estou usando um Mac com o Sierra..
    Obrigado

Deixe um comentário

Sinta-se a vontade em fazer seus comentários, mas lembre-se: caso ele não esteja de acordo com o conteúdo do site ou contenha texto ofensivo ele será excluído.

Compartilhar/Salvar