Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de fevereiro, 2007

Fim dos problemas com o horário de verão

Tecnologia

25/02/2007 as 11:23

É sempre a mesma coisa: inicia ou termina o horário de verão e o relógio do Windows parece nunca interpretar a data certa para o término ou início do horário de verão. Também pudera, já que o governo nunca determina um padrão para isso (no último ano, a data foi mudada por causa das eleições).

Com a maioria dos celulares (pelo menos os GSM), isso não é um problema, já que por padrão, ele recupera a hora certa da própria operadora. Essa função é configurável, no mesmo menu onde se arruma a hora na maioria dos celulares.

No Windows, a única solução seria desabilitar a opção de ajuste automático e fazer a alteração à mão. Mas isso é da era passada!

O que muitos não sabem é que desde o Windows 2000 (e isso inclui o XP, o 2003 e o Vista) você pode configurá-lo para recuperar a hora da Internet. Essa opção já vem habilitada, mas parece nunca funcionar. Vamos colocar a mão na massa então:

  1. Clique duas vezes no relógio do Windows. Isso deve abrir uma janela com o calendário e a hora em um relógio analógico;
  2. Aguarde alguns segundos. Lá no topo da janela, aparecerá uma aba chamada “Hora na Internet”. Caso não apareça, é só você se conectar à Internet e aguardar alguns instantes;
  3. Clique nessa aba. Você verá que nela há um servidor de hora, geralmente é o “time.windows.com”;
  4. Altere o valor para “br.pool.ntp.org”. Clique em “Atualizar agora” e de OK.

Em poucos instantes, seu relógio será atualizado com a hora certa no Brasil, sem dores de cabeça. Essa atualização é realizada periodicamente, então, não é preciso se preocupar mais com o horário de verão ou com eventuais ajustes de hora.

Esse endereço (br.pool.ntp.org) é um servidor de hora dedicado ao horário brasileiro. O serviço é gratuito.

Leia mais...


7 Comentários »

Ah, o Bluetooth…

Tecnologia

24/02/2007 as 13:12

Lembro até hoje a primeira vez que tive contato com o Bluetooth. Foi quando comprei meu Nokia 8910i. Queria conectá-lo ao meu computador e não era tão fácil encontrar o cabo de conexão. Foi aí que comprei um adaptador USB para Bluetooth. A instalação inicial foi muito simples. O Windows XP (com SP2) já havia reconhecido o dispositivo e ativado, sem dificuldade alguma! O Nokia PC Suite (software para comunicação com o celular) também se conectou de uma forma simples e sem dor.

Comecei a entender o pareamento de dispositivos, a ativação da localização, e por aí vai.

Pouco tempo depois, comprei um notebook. Queria conectá-lo à Internet, mas não tinha um roteador Wi-fi disponível. Por que não o Bluetooth? Descobri que era possível, mas não foi uma tarefa fácil (depois eu explico isso com mais detalhes). Descobri que o driver Bluetooth embutido no XP SP2 era limitado e que instalar o driver original do aparelho (da Widcomm) era a melhor escolha, porque o driver do XP não permitia o compartilhamento de 1 conexão à Internet com 2 dispositivos Bluetooth.

Foi interessante acessar a Internet sem fio sem um hotspot Wi-fi, mas a conexão era muito lenta e o outro computador tinha que estar ligado para ser o "servidor de Internet" para meu notebook (certo, certo… Eu adquiri um roteador Wi-fi pouco tempo depois…).

Logo em seguida adquiri um celular Sony Ericsson W800i, que também tinha Bluetooth (disse tinha porque ele foi roubado ). Foi interessante transferir arquivos, músicas e etc. entre ele e o computador (ainda assim era lento. Com o cabo USB era mais rápido).

Recentemente, adquiri um Nintendo Wii que usa a tecnologia Bluetooth para conectar o controle ao console, sem fio. Ele também utiliza infra-vermelho para apontar para a tela, mas o Bluetooth é o responsável pela maioria da comunicação.

Fonte: Engadget.com
Movimentos do Wii Remote (o controle do Wii "movido" a Bluetooth). Fonte: Engadget.com

Tecnologicamente falando o Bluetooth utiliza um emissor de rádio para a comunicação entre dispositivos. A segurança dessa comunicação é feita através do pareamento, que utiliza uma chave de acesso nos dispositivos para que uma conexão possa ser estabelecida. Mas talvez o motivo de maior sucesso do Bluetooth seja o baixo consumo de energia: o emissor de rádio do Bluetooth não consome tanta energia das baterias (celulares e notebooks) ou pilhas (Wii) quanto o infra-vermelho.

Conheço o Bluetooth há mais de 2 anos e vejo que o mercado está crescendo aos poucos. Espero que ele substitua logo o infra-vermelho e ajude a cortar alguns cabos da sua estante. Mas aí vai uma dica: utilize-o apenas para a comunicação de poucos dados, já que para grandes volumes (e alta velocidade), temos o Wi-fi.

Para saber como está indo a evolução do Bluetooh, acesse o site oficial: www.bluetooth.com

Leia mais...

51 Comentários »

Gmail para todos

Sem categoria

18/02/2007 as 19:04

 Agora é oficial: depois de liberar o orkut para cadastro sem a necessidade de convites, o Google também liberou o Gmail. Na prática , os usuários de mais de 40 idiomas podem realizar o cadastro no serviço de e-mail sem a necessidade de um convite.

Os usuários americanos na verdade já tinham uma opção similar a essa há algum tempo. O cadastro era efetuado via celular onde você recebia por SMS um código para liberar o cadastro. Isso não é mais necessário.

Muitas pessoas americanas devem estar com um pouco de remorso por ter comprado um convite por até 250 dólares no eBay, prática muito comum no início do serviço. Já no Brasil, esses artifícios não foram tão necessários, já que o próprio Google deu um convite do Gmail para todos os usuários que tinham orkut.

Se você ainda não tem um Gmail porque acha que seu webmail já é o suficiente, assista ao vídeo do Google (em 4 atos) explicando de uma forma divertida as vantagens do Gmail: http://www.youtube.com/watch?v=uBbmiQhuAhU

É bom ver que o Gmail tenha ido para a etapa de beta público. Isso é sinal de que o projeto já está bem avançado e pronto para chegar próximo à versão final. Tomara que ainda tenhamos um serviço de qualidade e gratuito.

Leia mais...


2 Comentários »

Blog: mais que um diário

Sem categoria

06/02/2007 as 08:52

A Internet trouxe diversas modas para o dia-a-dia das pessoas e o blog foi uma delas. O nome “blog” veio em 1994 a partir da palavra “Web log” que significa escrever acontecimentos do cotidiano e publicar na Internet. Inicialmente, essa prática nada mais era do que um diário pessoal onde as pessoas descreviam acontecimentos da vida como o que fez, o que comeu ou o que sentia. A diferença é que não precisava esconder da mãe, mas sim mostrar para todo o mundo. Os blogs foram logo incrementados com fotos (Photolog), vídeos (Vlog) e áudio (Podcast).

Em junho de 2005, a revista Veja publicou a matéria “Blog é coisa séria” que descrevia a proporção que o diário virtual tomou na Internet. A matéria levanta o fato de que as pessoas já não utilizam os blogs apenas para expor a sua vida, mas sim escrever matérias e artigos sobre fatos da vida real ou mesmo notícias e textos de opiniões políticas. Os blogs já são considerados por muitos publicações, assim como o jornal e a revista, com a diferença da participação do leitor para opinar ou deixar seu comentário na matéria sem burocracia.

Hoje diversas empresas criam blogs como forma de divulgar alguma novidade ou até blogs de um produto específico, comentando mudanças e aperfeiçoamentos, tudo de uma maneira informal e descontraída. Com isso, eles podem ter um retorno rápido do cliente, que já deixa seu comentário bem ali. Segundo o serviço de busca especializado em blogs Technorati, os “diários” já somam mais de 66 milhões espalhados pela Internet em vários países.

O jornalismo informal dos blogs trouxe muita polêmica quando alguns “blogueiros” famosos na rede foram contratados para escreverem em sites de grandes portais. Há algumas semanas, por exemplo, a Bruna Surfistinha e o MrManson , dois blogueiros conhecidos pela polêmica nos textos que publicam em seus blogs, foram contratados para cobrir de uma forma cômica a edição de 2007 do São Paulo Fashion Week pelo portal de notícias da Rede Globo, o G1. O mesmo aconteceu com um grupo de garotas que foram contratadas pela Melissa para comentar o evento de moda mais badalado do Brasil.

O fenômeno dos blogs não veio apenas da necessidade de expor uma idéia ou a própria vida na Internet, mas também da facilidade na criação e publicação de novos artigos (ou posts) na página. Os sites que hospedam blogs contam com modelos prontos e personalizáveis para o site. A publicação pode ser feita com apenas um clique e adicionar referências a sites, fotos e vídeos em outros sites na Internet é tão fácil quanto digitar um texto. A configuração de comentários também é feita sem nenhuma dificuldade e para os visitantes, os blogs já contam por padrão com os arquivos RSS para serem avisados quando o conteúdo for atualizado.

Está curioso para saber como é ter seu pensamento publicado em toda a internet? Começar é simples rápido e gratuito. Basta se cadastrar em um dos sites abaixo e deixar a imaginação fluir:

Publicado em 06 de Fevereiro de 2007, no caderno Viva! do Jornal de Brasília

Leia mais...


2 Comentários »