Quer saber o que é um feed, o que você pode fazer com isso e como se inscrever? Clique aqui!

Arquivo de abril, 2006

Isso é que é inteligência artificial!

Sem categoria

26/04/2006 as 00:53

Diariamente, eu costumo vasculhar a Web atrás de algumas ferramentas e serviços Web. Há algum tempo atrás, descobri o Writely, um editor de texto online, recentemente comprado pelo Google.

No entanto, em todos esses anos, nunca encontrei serviços tão interessantes quanto esses, criados em universidades como trabalhos de programação:

  • SCIGen: Trata-se de um sistema que cria artigos científicos automaticamente, baseando em informações de gramáticas gratuitas. Os artigos gerados contém gráficos, tabelas, figuras e até citações. Para testar o sistema, alguns artigos foram gerados e enviados para seminários (e claro, foram aprovados);
  • Inauthentic Paper Detector: Esse outro sistema faz diferente. Você cola o texto de um artigo ou trabalho e ele verifica se ele é autêntico ou se ele foi copiado de algum outro artigo ou da Internet. Ele mostra, em porcentagem, as chances de um artigo ser verdadeiro ou falso. Se for menor de 50%, ele assume que o artigo não é autêntico.

Para matar a curiosidade:roll:: eu fiz o teste de gerar o artigo no SCIGen e o Inauthentic Paper Detector acusou 27% de chances de eles ser autêntico (ou seja, ele é copiado).

Leia mais...


Nenhum comentário »

Novo Internet Explorer: eu avisei

Sem categoria

16/04/2006 as 15:49

O novo Internet Explorer está aí. Os velhos problemas também.

Conforme eu já havia avisado, a Microsoft finalmente lançou a atualização do navegador (ontem, dia 14 de abril de 2006) que altera o modo de funcionamento dos controles ActiveX.

Resumindo, tal atualização atrapalha mais do que ajuda. Todos os menus em flash, por exemplo estarão desativados por padrão até que você clique sobre eles e ative-os.

Felizmente, há uma forma de contornar o problema, mas requer um conhecimento mais aprofundado em JavaScript.
Update (24/06/2006): A Macromedia (Adobe) criou um Developer Center para esses casos, com vários links e alguns downloads.

Isso seria mais uma prova que a Microsoft deveria aposentar o Internet Explorer do Windows, assim como ela fez com o Mac?

Leia mais...

,
Nenhum comentário »

Guge Calendar

Tecnologia

15/04/2006 as 21:51


Thank you Google


Nos últimos dias o Google anunciou que vai mudar seu nome na China para GuGe (veja a animação de lançamento). Provavelmente isso vai facilitar a pronúncia da marca americana no idioma chinês. No entanto, o Google ainda se mantém firme com as ações de não abrir os serviços Gmail e Blogger para o país, devido às sanções de privacidade existentes no país.

Já do outro lado do mundo, aqui na américa, o Google acaba de lançar o Google Calendar (previamente chamado de CL2). O Google Calendar veio para suprir uma interessante função que a sua rival Microsoft já tinha no Hotmail.

Ao que parece, como eu já comentei antes, o lançamento do Google Calendar atrasou alguns dias em relação ao aniversário do Gmail. Digo isso porque a integração do Google Calendar com o Gmail é visível:

  • Abaixo da lista de contatos, é possível ver os próximos eventos (“Agenda”);
  • Ao compor um novo e-mail, existe um botão “Add Event”;
  • Ao reconhecer uma data no conteúdo do e-mail, é exibido do lado direito da mensagem um botão para adicionar como evento.

Ao meu ver, o diferencial do Google Calendar e dos outros serviços e softwares de e-mail é a forma de interação com seu calendário maior. Ele consegue importar até e-mails do Yahoo! Calendar (e, claro, do Microsoft Outlook). E se bem conheço o Google, não vai demorar para aparecer a versão para celular (ele já envia lembretes por SMS…).

Além disso você também pode adicionar o Google Calendar na sua Google Personalized Homepage (plugin não oficial). Aguarde por plugins do Gtalk e GDesktop!

Além disso, no topo do Google Calendar há (como eu também já adiantei) há uma prévia do Google Links, por enquanto não personalizável.

Leia mais...


7 Comentários »

Atualização do Internet Explorer: medo

Sem categoria

01/04/2006 as 17:45

De tempos em tempos, a Microsoft costuma lançar atualizações para o Internet Explorer.

No entando, no dia 24 de março deste ano, ela anunciou uma atualização que afeta o modo que o navegador interpreta os Controles ActiveX das páginas. Tal alteração afeta softwares como o QuickTime, a Google Toolbar, o Windows Media Player, o Adobe Acrobat Reader, o Java e até o Flash.

A atualização mostra que alguns bugs ainda não foram solucionados e, como sempre, a Microsoft pretende resolver na próxima atualização.

Seria essa uma boa hora para mudar definitivamente para o Firefox ou devemos apenas estudar o modo peculiar do funcionamento do Internet Explorer?

Leia mais...


7 Comentários »